terça-feira, 30 de novembro de 2010
"Concurso Folha Memória"
segunda-feira, 29 de novembro de 2010
Culturas populares e culturas contemporâneas na América Latina
domingo, 28 de novembro de 2010
sábado, 27 de novembro de 2010
Rio de Janeiro/ Brasil
*É sobre esse Rio de Janeiro que eu gostaria de poder sempre falar. Quem sabe um dia...
Jens Peter Jacobsen (1847-1885)
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
"II Seminário de Pós Graduação em Ciências Sociais e I Seminário de Cátedra Werneck Vianna"
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
4º Festival de Literatura de São João Del-Rei
"O Brasil não existe"
sábado, 20 de novembro de 2010
Museu Afro Brasil
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
Hino à Bandeira
Letra: Olavo Bilac
Música: Francisco Braga
Salve, lindo pendão da esperança,
Salve, símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz.
Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
Em teu seio formoso retratas
Este céu de puríssimo azul,
A verdura sem par destas matas,
E o esplendor do Cruzeiro do Sul.
Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
Contemplando o teu vulto sagrado,
Compreendemos o nosso dever;
E o Brasil, por seus filhos amado,
Poderoso e feliz há de ser.
Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
Sobre a imensa Nação Brasileira,
Nos momentos de festa ou de dor,
Paira sempre, sagrada bandeira,
Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
"O outono da Idade Média" de Johan Huizinha
Sinopse:
"Publicado em 1919, este livro é uma obra de Johan Huizinga (1872-1945), sendo publicado em mais de vinte línguas. Traduzido para o português a partir do original holandês, esta edição é resultado de pesquisas que reestabeleceram o texto original. Aqui, a Idade Média é vista na plenitude de seus contrastes, distante do lugar-comum segundo o qual ela não passaria de uma transição, longa e letárgica, entre o brilho da Antiguidade e do Renascimento. O autor mostra as formas de vida e de pensamento medievais, tal como se expressaram na cultura, na arte, na religião e no pensamento, e também nos modos de expressão da felicidade, do sofrimento, do amor e do medo da morte no dia-a-dia das pessoas. Combinando a crença no poder revelador da obra de arte e um olhar muito semelhante ao de um antropólogo, Huizinga se tornou um pioneiro do que mais tarde se denominou história das mentalidades. Com 320 ilustrações, o volume inclui ainda uma entrevista com Jacques Le Goff e um ensaio biográfico de Peter Burke."
terça-feira, 16 de novembro de 2010
"Shakespeare’s Globe" – London/ England
Theatre:
Theatre tours:
Throughout the year, a fascinating tour of the theatre is included in a visit to Shakespeare’s Globe Exhibition. The guiders bring this extraordinary space to life in a half-hour tour of the auditorium, with colourful stories of the 1599 Globe, the reconstruction process in the 1990s and how the auditorium works today as an maginative and experimental theatre space. During the matinee performances in the theatre visitors will be taken to the nearby site of Bankside’s first theatre: The Rose.
Exhibition:
Shakespeare’s Globe exhibition is the world´s largest and most comprehensive exhibition devoted to Shakespeare and the London in which he lived and worked. Housed beneath the Globe Theatre, the Exhibition uses modern technology and traditional crafts to bring Shakespeare’s world to life. Imagine the Globe as it would have been: the centre of what was once London’s most notorious entertainment district, surrounded by raucous taverns and bawdy-houses.
For full details about all activities at Shakespeare’s Globe visit:
http://www.shakespeares-globe.org/
segunda-feira, 15 de novembro de 2010
Fundación PROA
domingo, 14 de novembro de 2010
"1ª LITERATA" Feira Literária de Sete Lagoas, MG
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
I Simpósio Internacional: "As doutrinas não Escritas de Platão"
O evento – que contará com a presença de alguns dos mais destacados estudiosos em nível nacional e internacional – será realizado na cidade do Rio de Janeiro (UFRJ): um posto estratégico para a divulgação e debate dos elementos que envolvem as “Doutrinas não-escritas” de Platão, um aspecto certamente não “acessório”, visto ser composto, entre outras coisas, pelo eixo de sustentação de todo o seu pensamento, qual seja, a teoria dos Princípios supremo da realidade."
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
"José e Pilar"
Fotografia como obra de arte - Andrzej Dragan
A questão étnica na literatura e música brasileiras
Literatura y música brasileñas como indicadores de la identidad nacional
1. Primeras ideas de nación mestiza: el país como fruto de la unión de blancos e indios. Literatura de conformación del imaginario colectivo.
En 1873, el escritor brasileño Machado de Assis, señalaba en un texto (“Instinto de nacionalidade”) que se hizo antológico:
“quem examina a atual literatura brasileira reconhece-lhe logo, como primeiro traço, certo instinto de nacionalidade. Poesia, romance, todas as formas literárias do pensamento buscam vestir-se com as cores do país, e não há como negar que semelhante preocupação é sintoma de vitalidade e abono de futuro.”
Lo que se puede desprender de las palabras del autor de “Dom Casmurro” es que la literatura brasileña a partir, sobretodo, del siglo XIX, estaba preocupada en establecer un legado cultural que tuviera la apariencia de nacional. El proyecto literario de los autores era constituir un patrimonio simbólico que después fuese convertido en herencia para las generaciones futuras. Existía la intención de poblar un imaginario colectivo con mitos, imágenes, héroes...
"Balada Literária 2010"
A homenageada desta edição é a escritora paulistana LYGIA FAGUNDES TELLES, que tem toda a sua obra relançada pela Companhia das Letras. O evento tem no escritor pernambucano Marcelino Freire, seu criador e organizador, ao lado da Livraria da Vila e da Ato Cidadão e com o apoio da Biblioteca Alceu Amoroso Lima, Centro Cultural b_arco, Edith, Itaú Cultural, Goethe-Institut, SESC Pinheiros, Teatro Brincante, Teatro da Vila e do bar Mercearia São Pedro na cidade de São Paulo.
A BALADA LITERÁRIA já reuniu, entre outros, Adélia Prado, Angeli, Chico César, Cristovão Tezza, David Toscana, Efraim Medina Reyes, Francisco Alvim, João Gilberto Noll, João Ubaldo Ribeiro, José Luandino Vieira, José Luís Peixoto, Luis Fernando Verissimo, Laerte, Mário Prata, Paulo Lins entre outros.
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
Franz Xaver Kappus (1883-1966)
Durante a Primeira Guerra Mundial, Franz combateu como oficial do exército austro-húngaro e continuou trabalhando com o jornal literário Nachrichten Belgrader (Notícias de Belgrado). Atuou inicialmente como combatente, mas depois foi nomeado assessor de imprensa.
Em 1918, a editora Ullstein & Co., de Berlim, publicou seu romance Die Vierzehn lebenden (Os quatorze sobreviventes).
Publicou vários contos, desenhos e novelas. Em 1921 surgiu seu mais importante romance, Die im Peitsche Antlitz (algo como "Chicote no rosto") e, em 1922, Der Rote Reiter (O Cavaleiro Vermelho).
Em 1925 Kappus se estabeleceu em Berlim e publicou vários romances para o entretenimento, sem sérias pretensões literárias. Em 1935, publica o romance Brautfahrt Lena, sobre suas experiências em Timisoara.Baseado em seu romance Der Rote Reiter, Kappus escreveu também o roteiro de um filme que leva o mesmo nome, realizado em 1934-1935 pelo diretor alemão Rolf Randolf.
Após a Segunda Guerra Mundial, o escritor tornou-se co-fundador do Partido Democrático Livre de Berlim e, em maio, publicou seu último romance, Flucht in die Liebe (Fuga para o amor), que trata da resistência anti-fascista.
Muito Além do Cidadão Kane (Beyond Citizen Kane)
Beyond Citizen Kane (no Brasil Muito Além do Cidadão Kane) é um documentário televisivo britânico de Simon Hartog exibido em 1993 pelo Channel 4, uma rede televisiva pública do Reino Unido. Ele mostra as relações entre a mídia e o poder político no Brasil. Embora o documentário tenha sido censurado pela justiça, a Rede Record comprou os direitos de transmissão exclusiva, por 20 mil dólares do produtor John Ellis.
A obra detalha a posição dominante da Rede Globo na sociedade brasileira, debatendo a influência do grupo, seu poder e suas relações políticas, que os autores do documentário vêem como manipuladoras e formadora de opinião. O ex-presidente e fundador da Globo Roberto Marinho foi o principal alvo das críticas do documentário, sendo comparado a Charles Foster Kane, personagem criado em 1941 por Orson Welles para Cidadão Kane, um drama de ficção baseado na trajetória de William Randolph Hearst, magnata da comunicação nos Estados Unidos da América. Segundo o documentário, a Globo empregaria a mesma manipulação grosseira de notícias para influenciar a opinião pública como fazia Kane no filme. O documentário apresenta depoimentos de destacadas personalidades brasileiras, como o cantor e compositor Chico Buarque de Hollanda que na época tinha um programa na emissora, os políticos Leonel Brizola e Antônio Carlos Magalhães, o ex-Ministro da Justiça Armando Falcão, o publicitário Washington Olivetto, o escritor Dias Gomes, os jornalistas Walter Clark, Armando Nogueira e Gabriel Priolli e o atual presidente do Brasil Luís Inácio Lula da Silva.
National Gallery – London/ England
The National Gallery displays one of the finest and most comprehensive collections of European painting. It includes many famous works, such as van Eyck’s Arnolfini Portrait, Velázquez’s Rokeby Venus, Turner’s Fighting Temeraire and Van Gogh’s Sunflowers. All major traditions of Western European painting are represented from the artists of late medieval and renaissance Italy to the French Impressionists.
The painting in the National Gallery belong to the public and entrance to see them is free. The Gallery was founded in 1824, but it did not acquire its current home, designed by William Wilkins, until 1838. The site in Trafalgar Square was chosen for its central location, accessible to both the rich of West London and the poorer communities of the East End. The building has been extended and improved over the years, most notably in 1991 with the opening of the Sainsbury Wing, designed by Venturi, Scott Brown & Associates. The Gallery continues to ensure that the widest possible public can enjoy the paintings.
There you can see also:
- Leonardo
- Michelangelo
- Raphael
- Caravaggio
- Rubens
- Goya
- Monet
and much more.
More informations:
Das Untere und Obere Schloss, das Siegerlandmuseum, Johann Moritz von Nassau-Siegen und Peter Paul Rubens – Siegen/ Deutschland
--
O Untere Schloss (castelo de baixo) foi construído em Siegen entre 1695 e 1720 como Residência dos príncipes evangélicos de Nassau-Siegen. O primeiro esboço para a construção da estrutura derivou da própria pena de João Maurício, príncipe de Nassau-Siegen. Ele serviu a república das Holandas Unidas, entre outras, e como governador do Brasil Holandês. Seus restos mortais e os de sua família foram colocados na sepultura dos príncipes, a qual está integrada ao castelo. Também há o Obere Schloss (castelo de cima) em Siegen. Ele foi registrado pela primeira vez em 1259 e foi na idade média um castelo de uso regular da família Nassau. A parte de cima do castelo foi consagrada à história da cultura local do século 19, uma cozinha típica de Siegen, uma sala de dormir, alguns móveis simples e pinturas, intermediadas por uma impressão realista da vida na região. Desde 1905 aloja-se neste castelo o Museu de Siegen, um museu regional para arte e história da cultura. Ao lado de uma extensa coleção de retratos da família Nassau e da família Oranien, são exibidos também quadros e pinturas do pintor barroco, nascido em Siegen, Peter Paul Rubens (1577-1640). São mostrados nove quadros deste mestre flamengo, que se exercitou em todos os tipos de gêneros das Artes.
Mehr Informationen/ Mais informações:
http://www.siegen.de/standard/page.sys/32.htm
Concursos Literários com inscrições abertas
O Prêmio Benvirá de Literatura Ficção 2010 tem como propósito revelar novos talentos e promover a literatura nacional. Com a finalidade de estimular a produção e divulgação das obras de escritores brasileiros, a Editora Saraiva institui o concurso, que também abre uma porta do mercado editorial aos estreantes: o livro selecionado será publicado e distribuído em todo o país. Autores já publicados ou não, de nacionalidade brasileira, poderão participar inscrevendo uma obra inédita de ficção, de tema livre escrita em língua portuguesa. As inscrições vão até o dia 30 de novembro e devem ser feitas no site da Benvirá.
terça-feira, 9 de novembro de 2010
II Mostra de Cinema de Bordas de Juiz de Fora
Criado pela professora e pesquisadora Bernadette Lyra, o conceito de cinema de bordas compreende as obras que fogem dos padrões da indústria cinematográfica. Feitos de forma independente, as produções costumam circular pela internet ou por meio de fitas VHS e DVDs exibidos dentro das comunidades onde foram gravadas as histórias.
A II Mostra de Cinema de Bordas vai até a próxima quinta-feira, dia 11, com atividades no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), localizado na Rua Benjamin Constant 790, no Centro, e no Instituto de Artes de Design (IAD), no Campus da UFJF. A entrada é gratuita.
O tupi-guarani em seu desenvolvimento histórico
Este livro é uma "tesina" que versa sobre o aspecto diacrônico da língua guaraní. Comprime e atualiza a história recente da mesma; desde o descobrimento de América pelos europeus até os dias de hoje.
María Agnes Härdle afirma que na época da Colonia não existia a diferença entre o guarani paraguaio e o guarani brasileiro, hoje denominado como tupi, como consequência da Guerra da Tríplice Aliança.
(...) Este trabalho vem a destacar que as diferenças entre tupi e guarani não são mitológicas, como sempre se ensinou, mas sim que existen mais ou menos 14 causas comprovadas que se referem às diferenças entre as formas de falar guarani que existem nos dois países.
Tradução livre de: "El Tupí-Guaraní en su desarrollo histórico". Para ler na íntegra o texto original (em castelhano), acesse: http://www.elcastellano.org/noticia.php?id=1567
Cadernos EntreLivros: "Panorama da Literatura Alemã"
domingo, 7 de novembro de 2010
"Clube de Autores"
Uma vez lá, todo e qualquer usuário pode adquiri-lo via comércio eletrônico. Quando o livro é comprado, o pedido vai diretamente para a gráfica, que imprime um a um, dá o acabamento final e despacha para o comprador – sendo que o autor recebe os direitos autorais após acumular-se um montante mínimo, de R$ 100,00."
sábado, 6 de novembro de 2010
CONCURSO DE VÍDEO ESCOLAR 8 E MEIO
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
Rainer Maria Rilke (1875-1926)
Entre 1911 e 1914 viaja à Argélia, à Tunísia, ao Egito e à Espanha, até ir morar no castelo de Duino, perto de Trieste, o que o inspiraria a escrever suas “Elegias a Duino” (1923). A partir de 1919, fixa-se na Suíça, onde conclui suas “Elegias” e escreve “Sonetos a Orfeu”. O autor morre em Valmont, na Suíça, em 26 de Dezembro de 1926, após o prolongado sofrimento causado por uma leucemia.
Fonte: