sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Retrospectiva 2010

Nesta postagem agrupamos as obras lidas pelo grupo no ano de 2010. Em seu segundo ano de vida, o grupo avançou em leituras de outros gêneros, ao mesmo tempo que manteve as linhas gerais de 2009, valorizando prosadores ocidentais.

Como na postagem referente a 2009, também incluímos o nome de quem indicou as obras e as editoras que as publicaram. Houve casos em que foram lidas edições de editoras diferentes e/ou em mais de uma língua. Isso também está indicado, mas a recuperação de todos os dados ainda deve levar algum tempo, pelo que pedimos antecipadas desculpas.

16/01/2010

Obra lida: Eclesiastes, atribuído a Salomão, no Antigo Testamento. Indicação de Leonardo Rosa.

Este encontro merece uma descrição mais detalhada: foi a primeira vez que o grupo se reuniu em um lugar público (até então os encontros tinham acontecido só nas casas dos integrantes) e também foi a primeira vez que se discutiu uma obra classificada como “religiosa”, fato que abriu espaço para uma fecunda troca de ideias entre os participantes, inclusive depois do encontro.

20/02/2010

Obra lida: Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes Saavedra. Indicação de Ivan Bilheiro em março de 2009 como obra do ano.

Este encontro teve a participação dos membros do grupo de leituras Prazer da Leitura, também de Juiz de Fora. Para este encontro, foi usada uma quantidade considerável de edições, sendo que a maioria delas está indicada no blog. Em português a mais utilizada foi a da Editora 34 (em dois volumes) e a da Real Academia Española foi a escolhida por aqueles que quiseram ler o original em castelhano.

20/03/2010

Obra lida: Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes Saavedra. Indicação de Ivan Bilheiro em março de 2009 como obra do ano. Como no encontro anterior, participaram os membros do grupo de leituras Prazer da Leitura.

17/04/2010

Obra lida: Uma breve introdução à Filosofia, de Thomas Nagel (Martins Fontes) – indicada por Monalisa Lauro.

15/05/2010

Obra lida: O cavaleiro inexistente, de Ítalo Calvino (Companhia das Letras, selo Companhia de Bolso) – indicada por Cíntia Marcellos.

19/06/2010

Obra lida: Elogio da Loucura, de Erasmo de Roterdam (L&PM, Martins Fontes) – indicada por Monalisa Lauro.

Neste encontro também foi comunicado o afastamento de dois dos membros do grupo (Ailton Augusto e Diego Leite) por motivo de participação em intercâmbio estudantil. O grupo não fez nenhuma exigência específica para a manutenção do vínculo durante a ausência, mas os “membros em missão internacional” mantiveram-se ativos através de postagens no blog, as quais podem ser lidas no marcador Relatos de Viagem. O pedido de afastamento também colocou para o grupo a questão da participação via internet.

17/07/2010

Obra lida: A metamorfose, de Franz Kafka (Cia. das Letras) e sua adaptação para quadrinhos por Peter Kuper – indicadas por Leonardo Rosa.

21/08/2010

Obra lida: Frankenstein, de Mary Shelley (L&PM) – indicada por Monalisa Lauro.

18/09/2010

Obra lida: A dama do cachorrinho (conto), de Anton Tchekov (editado no volume A dama do cachorrinho e outros contos, editado pela Editora 34) – indicada por Cíntia Marcellos

16/10/2010

Obra lida: neste mês o grupo optou por ler um corpus de obras de Anton Tchekov, seguindo indicação de Monalisa Lauro. Foi interessante a intenção do grupo de aprofundar na obra de um autor, indicando obras suas para dois encontros seguidos, fato que aponta para a possibilidade futura de fazer blocos de encontros temáticos.

20/11/2010

Obra lida: Cartas a um jovem poeta, de Rainer Maria Rilke (L&PM) – indicada por Cíntia Marcellos.

18/12/2010

Configurando o início de uma tradição, também neste segundo ano de trabalhos o grupo optou por produzir um texto escrito. A proposta em 2010 era de que cada um escrevesse um texto de até duas páginas no qual os autores e/ou personagens das obras lidas até agora interagissem com os participantes do grupo. Algumas das produções estão publicadas aqui no blog.

Nenhum comentário: