terça-feira, 21 de dezembro de 2010

"O táxi do conhecimento" *

No Cairo uma iniciativa interessante de promoção da leitura começou a ser implementada. Chamada de "táxi do conhecimento", ela é bastante simples: colocar livros nos bancos traseiros dos táxis para incentivar a leitura como maneira dos passageiros "se distraírem" dos engarrafamento da caótica capital egípcia e que leva as pessoas a perder até duas horas diárias dentro de um táxi. É um projeto audacioso em um país onde 58% dos adultos sabem ler e escrever e o analfabetismo ainda atinge parcela considerável da população.

No automóvel de Abdel Ghany, de 58 anos, os primeiros exemplares desta biblioteca ambulante são dois livros do jornalista egípcio Omar Taher, que recorre à sátira para denunciar a política nacional e retratar o desejo de liberdade da nova geração. Para o taxista, a iniciativa já é "um sucesso" que o levou a solicitar à livraria contos infantis para as famílias que entram em seu táxi, além de guias e mapas em inglês para os turistas.

Será que essa idéia poderia ser reproduzida nas grandes cidades brasileiras, onde os cidadãos também enfrentam grandes engarrafamentos e, além disso, não possuem hábito de leitura, apesar de um índice de analfabetismo mais baixo que o egípcio? Na eventualidade da idéia ser copiada, que livros os táxis poderiam levar?

* Texto escrito com informações da Agência EFE, divulgada pelo Yahoo Notícias, no link: http://br.noticias.yahoo.com/s/09122010/40/entretenimento-taxis-egipcios-oferecem-biblioteca-ambulante.html

Nenhum comentário: