sábado, 20 de novembro de 2010

Museu Afro Brasil


Em meio às notícias sobre o dia da Consciência Negra, descobri o Museu Afro Brasil. Situado no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega (Parque do Ibirapuera/São Paulo), o museu dedica-se "à pesquisa, conservação e exposição de objetos relacionados ao universo cultural do negro no Brasil".

Essa impronta fica evidente nos nomes da biblioteca e do teatro que o espaço do museu abriga e que são, respectivamente, Carolina Maria de Jesus (escritora que causou frenesi nos anos de 1960 com seu "Quarto de despejo") e Ruth de Souza (atriz que, diga-se de passagem, interpretou Carolina em um filme pelo que me lembro de minhas leituras).

Confesso que me causou um pouco de estranheza o fato do museu estar em São Paulo, quando temos outros estados (Minas e Bahia, para citar apenas dois) onde a influência negra foi, digamos, mais sensível. No site da instituição eles explicam o porquê e também há muito mais informação, sendo possível inclusive agendar visitas guiadas para estudantes. Vale a pena conferir: http://www.museuafrobrasil.org.br/

Nenhum comentário: