quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Fotografia como obra de arte - Andrzej Dragan

Não sei se aqui alguém se interessa por fotografia, mas como foi umas das disciplinas que aprendi na faculdade, meus interesses permeiam essa forma de arte. Dias desses deparei-me com o trabalho de um artista, que me deixou desconcertada. Trata-se do trabalho do polonês Andrzej Dragan, que utiliza uma técnica de manipulação fotográfica digital chamada Dragan Effect. Essa técnica é dotada de características singulares, que mesclam elementos de pintura, fotografia e ampla manipulação digital. Por mais que hoje se discuta que a fotografia digital trouxe a perda da “aura” que era mantida pela analógica, uma vez que o real pode ser modificado de acordo com a vontade do fotógrafo, senti nesse artista a busca por fazer de suas fotografias um trabalho artístico, já que as imagens produzidas por Dragan são elaboradas com paciência e meticulosidade.

“Eu tiro muitas poucas fotos e muito rapidamente, não fico procurando por pessoas ou fotografias o tempo todo. [...] Esse é apenas o começo do processo. Eu gasto muito tempo trabalhando no material, posso demorar até um mês para editar uma única foto - como aconteceu recentemente com a foto de um famoso ator, Mads Mikkelsen (ver ao lado). Eu fiquei a maior parte do tempo olhando e pensando e, comumente, após muitas horas eu me sinto preparado para escolher quais daqueles retratos que tirei eu irei utilizar. É aí que o processo de pós-produção digital começa. Em algumas características esse método lembra uma pintura, porque é como se fosse um pincel - só que digital. Eu procuro não adicionar novos elementos, eu aproveito e ressalto alguns aspectos da imagem”, afirma Andrzej.
Nas suas fotografias, não há obrigatoriedade em se representar o real, o que amplia as possibilidades criativas, mostrando um tênue limite entre o objeto fotografado e aquilo que foi criado. Confiram vocês mesmos em matéria completa e no site do fotógrafo, um pouco da inventividade do artista.

Nenhum comentário: