Embora tenha diversas edições da obra "Dom Quixote" de Miguel de Cervantes (Clássicos Jackson, L&PM, 34, etc) a que mais gosto é a editada pela José Olympio editora, em 5 volumes.
Embora tenha diversas edições da obra "Dom Quixote" de Miguel de Cervantes (Clássicos Jackson, L&PM, 34, etc) a que mais gosto é a editada pela José Olympio editora, em 5 volumes.
Das diversas edições por variadas editoras da obra de Miguel de Cervantes Saavedra no Brasil e Portugal, temos o "Dom Quixote" vertido para a língua portuguesa, português do Brasil e de Portugal, em traduções de irregular qualidade, embora algumas de excelência dos seguintes tradutores: Sérgio Molina (2002, ed. 34), Milton Amado e Almir Andrade (1954, José Olympio), Carlos Nougue e Jose Luis Sanchez (2005, Record), Viscondes de Castilho e Azevedo (2004, Nova Aguilar), Eugênio Amado (1997, Itatiaia).
Inspirado no romance de James Fenimore "O Último dos Moicanos" (The Last of the Mohicans, 1992, EUA, 122 min., Cor, Aventura) o filme de Michael Mann, contextualiza a Guerra dos 7 anos (1756-1763) entre franceses e ingleses que então, disputam territórios pelo mundo e neste, a América do Norte que alguns anos mais tarde se tornaria independente da Inglaterra. Nisto o faz com riqueza de fatos e detalhes do período que antecederam a Independência americana (04 de Julho de 1776) e, em particular, de alguns elementos que viriam a alterar profundamente o colonialismo inglês e sua relação com as colônias americanas (atual Canadá e Estados Unidos) onde militarmente, venceram os franceses. É um período de intensas e profundas transformações na passagem temporal que levaria a Idade Contemporânea das quais a Revoluções Industrial no Reino Unido, Americana (1776) e Francesa (1789). A história do filme se passa em época pouco anterior e, retrata bem as manipulações dos nativos indígenas por ambos os lados do conflito em suas ambições de conquista e dominação. Se por um lado a história é pouco convincente com um branco aculturado por indígenas (Lewis) e, que se apaixona pela filha de um oficial inglês (Stowe), por outro, ilustra com alguma satisfação as relações entre nativos e europeus, colonos e metropolitanos, envoltos em conflitos de muitos interesses onde contrastam os valores e diferenças culturais. São belíssimas as cenas retratadas nas filmagens e cenários, além dos figurinos de época e técnicas usadas ao retratarem as batalhas e conflitos que no filme, perpassam a inusitada história de amor, só possível em terras do "novo mundo", embora inverossímil como aliás, é a história da própria América.
"La Real Academia Española se fundó en 1713 por iniciativa de Juan Manuel Fernández Pacheco, marqués de Villena. Felipe V aprobó su constitución el 3 de octubre de 1714 y la colocó bajo su «amparo y Real Protección».
"A editora FGV acaba de lançar seu site, no endereço: www.editora.fgv.br"
"A editora SM, que comprou os direitos de publicação na Espanha das obras completas de Lygia Bojunga (são 22 títulos ao todo), acaba de lançar por lá mais dois livros da escritora brasileira: "Aula de inglês" ("Clase de inglés") e "Meu amigo pintor" ("Mi amigo pintor"). As edições espanholas seguem projeto gráfico criado por Lygia para sua obra, publicada no Brasil pela Casa Lygia Bojunga, criada pela escritora após receber em 2004 o importante prêmio sueco Astrid Lindgren."Fonte: O Globo - Prosa & Verso - No Prelo pág. 5 em Sábado, 27 de março de 2010.
"A blogueira cubana Yoani Sanchez, eleita uma das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2008 pela revista "Time", foi entrevistada pelo cineasta brasileiro Marcio Debellian. Os vídeos estão no site http://www.saraiva-imagens.com.br/, com imagens da Academia de Blogs, onde Yoani ensina outras pessoas a driblar a censura. Depois de publicar o vídeo, Marcio passou a receber e-mails de órgãos governamentais cubanos, em defesa do regime."
Fonte: O Globo - Prosa & Verso - No Prelo, pág. 5 em sábado, 27 de março de 2010.
"Uma carta aberta assinada por 21 professores do Iuperj alerta para o risco iminente de fechamento da instituição. Como o Prosa & Verso mostrou no início de março, o Iuperj enfrenta grave crise provocada pelas dívidas da Universidade Cândido Mendes, à qual está vinculado. Na carta, os professores dizem ter deixado de receber nove meses de salários nos últimos dois anos e afirmam que a negociação com o governo federal para transformar o Iuperj numa Organização Social, que permitiria recursos públicos e privados para o instituto, enfrenta muitos obstáculos e não se concretizará antes de 2012. A carta, acompanhada de um abaixo-assinado que já conta com mais de mil nomes, está disponível no endereço: http://www.iuperj.br/abaixoassinado.php"
"Aberta à comunidade em 12 de dezembro de 2008, a Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) possui atualmente um acervo estimado em cerca de 100 mil livros, dos quais já foram catalogados cerca de 11.100 exemplares. O processamento das obras foi iniciado em 2009, atendo-se à organização de duas grandes coleções, uma popular e uma especializada em temas brasileiros, de ampla abrangência às áreas do conhecimento."
Com roteiro inspirado nas reminiscências de duas auto-biografias dos veteranos Eugene Sledge, "With the old breed" (Entre a velha estirpe, 1981) e, Robert Leckie, "Helmet for my pilow" (O capacete é meu travesseiro, 1957) ainda inéditos no Brasil, a HBO exibe a partir de 11 de abril a nova série "The Pacific". Seguindo o padrão de qualidade do canal e produtoras associadas, sob a tutela da dupla Steven Spielberg e Tom Hanks que trabalharam juntos em "Save Private Ryan" (1997, "O Resgate do soldado Ryan") e na série "Band of Brothers" (2001), retornam agora ao tema. Se nas produções anteriores o foco no conflito da 2ª guerra mundial foi na Europa, em particular com a invasão aliada da Normandia a partir do conhecido "Dia D", agora, ele se volta para o Pacífico, onde japoneses e americanos, travaram o mais prolongado (e talvez mais sangrento e viceral) combate ante todas as frentes à época. Um conflito que para estes de culturas tão distintas e distantes, só terminaria com a capitulação japonesa em agosto de 1945. Vale lembrar que o pai de Spielberg é veterano da 2ª guerra e lutou no Pacífico e, a história deste "teatro de operações" era à dupla de produtores, perguntada por seus veteranos, quando iriam retratá-la tal como fizeram com o conflito na Europa. A resposta está ai, já em exibição nos EUA e sendo aclamada pela crítica rumo ao mesmo destino de outras produções para figurar dentre as melhores e exemplares do gênero. Acesse o site oficial da série:
"O Museu Virtual das Raízes Européias, agora disponível na internet por meio do portal F-MU.S.EU.M, permite ao visitante conhecer as culturas pré-históricas e antigas que formaram o que hoje conhecemos por Europa. O site oferece uma viagem pela história do continente por meio de objetos de arte e artefatos em 3D, pertencentes a diversos museus, e de 16 rotas temáticas, que contemplam aspectos-chave do período que vai de 40 mil a.C. até o nascimento de Jesus. O começo da metalurgia, a invenção do vinho e os primeiros sistemas de escrita são alguns dos temas em destaque.Fonte: História Viva Ano VII, n° 77, História em cartaz, pág. 11.
José Ephim Mindlin (1914-2010) era filho de imigrantes judeus russos e natural de São Paulo, capital, tendo bem jovem despertado a paixão por livros que aos poucos começou a colecionar (às vezes comprando títulos mais baratos num sebo e vendendo-os mais caros para outro e, assim capitalizando) até firmar-se como bibliófilo, o maior do Brasil e dos maiores do mundo.
Em sua edição Ano VII de n° 77 a revista História Viva destaca "Mistérios da Arqueologia" (Dossiê, pág. 26) com diversas questões que figuram como mistérios da ciência arqueológica e, nisto, gerando mitos e lendas. A publicação traz também uma entrevista com o sociólogo Francisco de Oliveira (pág. 16) e na matéria "Brasil Colônia - A Inquisição nos Trópicos" (pág. 66) a forma assumida pela perseguição religiosa da Igreja na América portuguesa.
O Ministério da Educação (MEC), O Ministério da Cultura (MinC), a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e a Fundação Santillana tem a honra de convidá-lo para o lançamento do Prêmio VIVALEITURA 2010.
"Diretor da Biblioteca estadual da Baviera, Klaus Ceynowa fará uma série de palestras no Brasil na próxima semana, a convite do Goethe-Institut São Paulo. Fundada em 1558, a biblioteca da Baviera tem uma parceria com o Google para a digitalização de seu acervo. Klaus falará sobre os desafios tecnológicos enfrentados pelas bibliotecas hoje. No Rio, a palestra será na segunda-feira, às 14h30m, no Auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional. A entrada é livre."
"Estão abertas as inscrições para o curso "Um passeio pela literatura latino-americana" na PUC-Rio. Informações no site http://www.cce.puc-rio.br/ ou pelo telefone: 0800 970 95 56."Fonte: O Globo - Prosa & Verso - No Prelo, pág. 5 em Sábado, 20 de março de 2010.
"Roberto DaMatta, Ferreira Gullar e André Trigueiro estão entre os participantes da Jornada da Educação Século XXI, que vai de segunda a domingo na PUC-Rio. Realizada em parceria com o Globo Universidade, a Jornada tem vagas limitadas, com inscrições abertas pelo site http://www.aguagrande.com"Fonte: O Globo - Prosa & Verso - pág. 3 em sábado, 20 de março de 2010.
"A Academia Brasileira de Letras abriu inscrições para o Concurso Cultural de Microcontos do Abletras (seu endereço no Twitter). Os microcontos, de até 140 caracteres, devem ser enviados para o e-mail academia@academia.org.br (com nome, endereço, telefone e identificação no Twitter do candidato). As inscrições vão até 30 de abril.
Por estas terras, nascerá em Abril, uma nova Revista Cultural, de nome " Cultura entre Culturas " ou simplesmente, "Entre", cuja direcção cabe a Paulo Borges, Professor do Departamento de Filosofia da Universidade de Lisboa. A cada nova edição, a sua constituição alternará entre ensaios acerca de Filosofia, Espiritualidade, Arte, Literatura, Fotografia e Ciência cujos, autores poderão ser nacionais, internacionais ,existindo também, a promessa da publicação de textos inéditos. Abrangendo as principais áreas do saber e da cultura, esta é uma Revista , que se propõe essencialmente a um diálogo entre Culturas. Sublinhando, as palavras do seu director, Entramos?
No Espaço Cultural do Correios (anexo a agência central na rua Marechal Floriano) de 26 de março a 08 de maio acontecerá a exposição: "O diário de William Collett - Um inglês nos caminhos de Minas - 1848". 
"O Arquivo Nacional, criado em 1838, é o órgão central do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivos-SIGA, da administração pública federal. Integrante da estrutura básica da Casa Civil da Presidência da República, está diretamente subordinado à Secretaria-Executiva.
havia sido comentada aqui no blog.
Das edições da obra "Dom Quixote" de Miguel de Cervantes Saavedra disponíveis no país, uma das mais recentes e melhores certamente é a da editora 34 com a tradução de Sérgio Molina (a partir da mais completa edição crítica da obra), bilíngue e gravuras de Gustave Doré, a edição de "O engenhoso fidalgo D. Quixote de La Mancha" feita pela 34 tem dois volumes, o 1° com 736 (R$ 74,00) e o 2° com 856 páginas (R$ 84,00).
A revista Hitória Viva Especial (n° 28) traz como tema: "Bárbaros - Hunos, vândalos, visigodos e francos: como eles puseram o Império Romano de joelhos".
"O grupo Cavaleiros da Cultura iniciará dia 19 a II etapa da Cavalgada Cultural Brasília 50 anos, em homenagem ao aniversário da capital, dia 21 de abril. Entre os cavaleiros está Carlos Oscar Niemeyer, neto do arquiteto Oscar Niemeyer - idealizador e padrinho do grupo. Os cavaleiros sairão de Belo Horizonte e vão percorrer um longo trajeto que passará, entre outros recantos, pelos lugares citados no livro "Grande Serão: veredas", de Guimarães Rosa.
"Entrevistada na edição anterior do Prosa & Verso, a chinesa Lijia Zhang terá seu livro "Socialism is great - a worker´s memoir of the new China" lançado em breve no Brasil. A editora Reler comprou os direitos de publicação da obra e deve lançá-la ainda neste semestre. O livro narra a vida de Lijia na ditadura comunista e acompanha as mudanças comportamentais na China dos anos 1980. A autora disse ter muita vontade de conhecer o Brasil."
"Alguns dos mais importantes autores, tradutores e editores do mundo lusófono se reunirão no fim do mês no Centro Cultural do Banco do Brasil de Brasília para participar da I Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial, organizada pelo Itamaraty. Estão confirmados nas seis mesas de debate, divididas entre os dias 27 e 28 de março, representantes dos oito países que tem o português como língua oficial, além de tradutores de outros países. Entre os participantes, estarão o crítico português Abel Barros Baptista, os escritores brasileiros Antônio Cícero e Moacyr Scliar, o tradutor alemão Berthold Zilly, o escritor timorense Luís Cardoso de Noronha e a antropóloga santomense Maria Nazaré Ceita. Mais informações no site: www.conferenciacplp.itamaraty.gov.br"
A nova edição da Revista de História da Biblioteca Nacional (ano V nº54) traz em destaque de capa e Dossiê matéria sobre a Escravidão (pág.16) e uma nova seção dedicada aos Quadrinhos, "Rodinhas duradouras" (pág. 36) sobre o skate, "Janelas da liberdade" (pág. 39) acerca das varandas que davam para as mulheres de suas casas às ruas a oportunidade de contato com o mundo, a reportagem "Barroco de alma carioca" (pág. 44) sobre o convento de Santo Antônio no Rio de Janeiro entre outras.
Depois de décadas de trabalho, Mercedes Agulló conseguiu decifrar um dos maiores mistérios da Literatura Espanhola: a autoria do Lazarillo de Tormes, obra que é uma joia da literatura picaresca, publicada em 1554 e considerada o embrião de Dom Quixote. A autoria do texto foi um mistério durante quatrocentos e cinquenta anos.
Estão abertas as inscrições para a terceira edição da maior Olimpíada de Geografia para escolas públicas e particulares de todo o país, promovida pela National Geographic Brasil: Viagem do conhecimento.
"A ASBRAP - Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia - representa um atalho para sua pesquisa histórica e genealógica.
Se em "Confissões" (2009, Vozes, 367 págs., R$ 51,40) Agostinho de Hipona (atual Argélia) ou Santo Agostinho (354-430) registrou reflexivamente seus desvios, erros e pecados, talvez não imaginasse com isso inaugurar o próprio "gênero confessional" com que influenciaria muitos outros pensadores, autores e escolas do pensamento na tradição ao longo ds tempos. Agostinho como pensador da Igreja do então nascente Cristianismo que lutava para se firmar ante as muitas doutrinas antigas e contemporâneas suas e, que com ele concorriam, nisto, de algum modo sincretizando e inserindo na doutrina cristã as influências e práticas que, posteriormente seriam objeto de cizânia e concílios em acerbas disputas. Aqui porém, trata-se de uma obra inteiramente de cunho pessoal ainda que sirva à fé católica apostólica romana (e a história do Cristianismo) registrando o desenvolvimento da própria Igreja quanto instituição em seu amadurecimento e pensamento filosófico. São diversos os livros-capítulos de inigualável e inestimável reflexão como o X "O encontro de Deus" e XI "O homem e o tempo" na parte II da obra.
"Romance de estréia de Tatiana Salem Levy, "A chave da casa" (Record) foi escolhido pelos professores da rede pública para fazer parte do acervo da Biblioteca do Professor. Serão comprados 16 mil títulos do livro, vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura 2008 na categoria autor estreante e lançado também em Portugal. A Biblioteca do Professor integra o projeto "Rio, uma cidade de leitores" da Secretaria Municipal de Educação."
"O projeto Globo Universidade, em parceria com a UFRJ, está trazendo ao Brasil Robert Stam, professor de cinema da New York University. Ele ministrará para os alunos de doutorado da UFRJ, entre segunda e sexta-feira, o curso "Literatura, Mídia e os Estudos Culturais". E dia 15, na Casa do Saber, fará workshop "O índio e o Atlântico Vermelho"."
"O escritor peruano Mario Vargas Llosa, o filólogo Evanildo Bechara e o poeta e tradutor Paulo Henrique Britto estão entre os palestrantes do I Encontro Internacional de Língua e Tradução, que acontece entre 12 e 14 de março na Universidade Gama Filho, em São Paulo. Vargas Llosa falará por videoconferência, de Lima. Inscrições no site <http://www.institutophorte.com.br/>, que transmitirá o evento."
Fonte: O Globo - Prosa & Verso - No Prelo, pág. 5 em 6 de março de 2010.
"A Academia Brasileira de Letras retoma os trabalhos dia 9, inaugurando seus ciclos de conferências com uma palestra sobre direitos autorais. Dia 18, inicia a série em homenagem ao centenário de morte de Joaquim Nabuco, um dos principais projetos do ano, com palestra do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Outras conferências da série serão feitas por Roberto Cavalcanti de Albuquerque, Rubens Ricupero e Alfredo Bosi."Palimpsesto (do grego antigo παλίμψηστος / "palímpsêstos", πάλιν, "de novo" e ψάω, "riscar", ou seja, "riscar de novo") designa um pergaminho ou papiro cujo texto foi eliminado para permitir a reutilização. Esta prática foi adoptada na Idade Média, sobretudo entre os séculos VII e XII, devido ao elevado custo do pergaminho. A eliminação do texto era feita através de lavagem ou, mais tarde, de raspagem com pedra-pomes. A reutilização do suporte de escrita conduziu à perda de inúmeros textos antigos, desde normas jurídicas em desuso a obras de pensadores gregos pré-cristãos. A recuperação dos textos eliminados tem sido possível em muitos casos, através do recurso a tecnologias modernas. (Fonte: Wikipédia)