segunda-feira, 1 de março de 2010

"ELO - Estação de Leitura On-line"


Uma das iniciativas da Catédra UNESCO de Leitura PUC-Rio é a ELO (Estação de Leitura On-line). Trata-se de um webcenter de pesquisa criado em 2006 para servir como ponto de referência em pesquisas cujo foco é a literatura e a leitura, atendendo a professores e formadores de leitores no país.

Funciona da seguinte forma: faz-se um cadastro no site e digita-se o pedido para a pesquisa, que pode ser feito pelo site ou por celular. Nas ilhas existentes na sede da Cátedra, um estagiário-coordenador recebe o pedido e os outros quatro estagiários de diferentes áreas (Ciência da computação, Relações internacionais etc) partem para o trabalho.

"- A visão de cada um sobre as coisas é diferente e é isso que enriquece o material que enviamos para o pesquisador. A informação é cada vez mais qualificida, cada um sempre tem algo diferente a dizer sobre o tema, mas de acordo com a área em que estuda. Por isso a Cátedra consegue ter hoje uma teconologia que pensa.", diz o criador e coordenador da ELO, Pablo Mobellan, ao Jornal da PUC.

Após os debates entre os estagiários, cada um faz uma pesquisa e apresenta aos professores, que qualificam o material e gravam um vídeo com dicas, links e orientações para quem está pesquisando. Em 25 minutos uma resposta é enviada ao solicitante com as informações sobre o pedido.

A capacidade de pesquisa da ELO, quando contavam com duas ilhas, era de 800 pesquisas por mês, o que deveria ser ampliado com a inauguração de uma terceira ilha e a implantação de uma nova ferramenta para diminuir o tempo de espera de 25 para 15 minutos. Durante a visita e com meu passeio pelo site, não descobri se esta terceira ilha já está funcionando.

O coordenador pro programa ainda acrescenta que a tecnologia utilizada pela Cátedra poderia ser implantada em qualquer empresa que necessite de pesquisas internas e informações rápidas. A expectativa da equipe da ELO é firmar parcerias com instituições de ensino que permitam acesso a seus bancos de informações, como artigos e teses, o que já está sendo feito dentro da própria PUC, para viabilizar o acesso às bases de dissertações.


Fontes: Jornal da PUC - Ano XXI - Nº 221 (12 de Outubro de 2009) e http://www.catedra.puc-rio.br/Elo_Chat/Site_Elo/eloHome.html

Nenhum comentário: