terça-feira, 2 de março de 2010

Bíblia

Obra das mais significativas dentre as existentes por central e base de duas dentre as três grandes religiões monoteístas do mundo, o Judaísmo e o Cristianismo, a Bíblia (do grego biblo no plural livros ou, conjunto de livros, dai termos biblioteca) é talvez a obra mais editada em todos os tempos.
Até 1994 foram impressas 18 milhões de Bíblias completas, sendo 13,8 milhões de exemplares do Novo Testamento e, 48,4 milhões de trechos e 5,42 milhões de seleções de algumas passagens da obra, segundo dados oficiais, desde 1980 vende-se em média no Japão um milhão de Bíblias por ano, apesar de existirem somente 800 mil japoneses cristãos.
A Bíblia vem sendo estudada a séculos nos menores detalhes originando múltiplas interpretações (hermenêutica) das quais algumas, motivaram a cisão religiosa entre Oriente e Ocidente (séc. XI), além de no Ocidente, dissensões que levaram a Reforma Protestante (séc. XVI) na Europa.
São 1.328 os seus capítulos que possuem 40.030 versículos, suas palavras no texto original contam 773,692 e tem 3.566,480 letras. A palavra Javé (nome sagrado de Deus) aparece 6.855 vezes, já "Canaã" (nome primitivo da Terra Prometida), figura em 98 ocasiões desde o Gênese até o Apocalipse, composta ao longo de 1.100 anos sabe-se com precisão quem escreveu a maioria de seus livros e quando foram redigidos.
É também analisada por programas de computador e nisto, inspirando as mais diversas combinações e códigos que, supostamente, tentam decifrar muitas de suas passagens alegóricas e enigmáticas.
Quer seja como Escritura Sagrada, base da fé de milhões de fiéis ou, apenas um livro com profundas implicações em sua constituição de complexas estruturas onde se abrigam ciências, filosofias, culturas, línguas, culturas e tradições, a Bíblia segue como dos textos de maior perenidade.
E portanto significativa aos leitores além dos fiéis, como também estudantes, pesquisadores e cientistas não restritos ao mundo da fé e universo religioso, conferindo-lhe importância do clássico que é, influenciando outros tantos através dos tempos e culturas.

Nenhum comentário: