terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

"Uma história dos povos árabes" de Albert Habib Hourani

Penso que estar no mundo, é estar atento ao que nele acontece.
Além de claro, o que se passa em nós, em nossa subjetividade que em maior ou menor grau, é sempre afetada e interage com o mundo e nele, seus muitos "outros mundos", assim também na vida em suas ricas e complexas relações.
E neste momento de conturbações vindas do Oriente Médio, as mesmas que fazem lembrar o cada vez mais distante, mas memorável ano de 1989 da década e século passado, quando caiu o Muro (de Berlim) e junto, todo um sistema ideológico, o comunismo no continente europeu, ou de alguns levantes populares em países da América Latina, particularmente a Argentina. Mas vale sobretudo pelo interessante percurso histórico desta cultura e civilização, tão rica e fascinante que são os árabes muçulmanos, lembrando sua influência e presença na constituição do próprio "Ocidente judaico-cristão".
A obra de Albert Habib Hourani responde ao desafio deste conhecer com satisfação no seu "Uma história dos povos árabes" (2006, Cia das Letras, 704 págs, R$ 34,50), confira, conheça e acompanhe a história com mais profundidade além dos noticiários da tv, e das manchetes dos jornais.
A obra esgotada em sua primeira edição, ganhou uma nova em versão pela coleção "Cia de Bolso" da Cia das Letras.
Sinopse:
"Desde a Segunda Guerra Mundial, os povos árabes estão no centro das questões mais turbulentas de nossa época. No entanto, sabemos muito pouco deles e de sua história. É esta lacuna que Albert Hourani vem sanar, apresentando de forma clara e sucinta um enorme volume de informações. Partindo do aparecimento do Islã, no século VII, até a recente reafirmação da identidade islâmica e disseminação dos grupos fundamentalistas, Hourani proporciona uma rara e equilibrada visão de todos os aspectos da história das sociedades árabes. Tudo isso sem deixar de fazer um exame completo das instituições sociais, da literatura e outras formas artísticas, da situação da mulher, dos deslocamentos demográficos e da multiplicidade de movimentos religiosos e intelectuais."

Nenhum comentário: