sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

"Dostoiéviski: 1821 a 1849 - As sementes da revolta" de Joseph Frank

Em abril próximo o grupo Palimpsestos lerá o segundo clássico da literatura universal. E este será "Crime e Castigo", do escritor russo Fiódor Dostoiéviski (1821-1881), cujo vida e obra foram minuciosamente pesquisados e convertidos numa imensa biografia em 5 volumes de autoria de Joseph Frank. O primeiro volume "Dostoiéviski: 1821 a 1849 - As sementes da revolta" (2008, EDUSP, 496 págs, R$ 66,00).
Joseph Frank, Professor emérito de Literatura eslava comparada pela Universidade de Stanford (EUA) e uma das maiores autoridades no autor russo, firma-se nesta biografia colossal como das mais relevantes ao necessário aprofundamento no pensamento e vida, de um dos autores mais importantes da literatura universal.
Sinopse:
"Primeiro de uma série de cinco volumes dedicados ao romancista russo. Levado pela escrita fluente e profundo conhecimento do assunto de Joseph Frank, o leitor vai conhecendo o perfil do artista em formação, com os dados do ambiente sociocultural sendo articulados às idéias, valores, sentimentos e conflitos que moldaram a personalidade de Dostoiévski, dando-se atenção às influências artísticas e intelectuais que formaram seu pensamento e estilo. Aqui são abordados os primeiros anos da vida familiar do escritor, sua educação escolar e religiosa, o dilema entre a vocação literária e a carreira militar, o aparecimento dos primeiros contos e novelas, como 'O Duplo', e ainda seu ingresso nos círculos literários de São Petersburgo."

Nenhum comentário: