segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Moacyr Scliar (1937-2011)

Faleceu na madrugada do último domingo o escritor gaúcho Moacyr Scliar (1937-2011). Formado em Medicina, Scliar desde cedo demonstrou inclinação para as Letras, coisa que se evidencia no título da primeira obra publicada Histórias de médico em formação (1962) e, mais recentemente, nos volumes A Paixão Transformada: História da Medicina na LiteraturaO livro da medicina (Cia. das Letrinhas, 2000).

A prolífica obra do autor - são mais de 70 títulos - abrange diversos gêneros, indo dos ensaios à literatura infanto-juvenil, passando por romances e crônicas, sendo que as obras incluídas neste último gênero abarcam parte de sua produção para jornais como Folha de São Paulo e Zero Hora, de Porto Alegre.

Laureado com o Prêmio Jabuti em três ocasiões (1988, 1993 e 2009) e com o Prêmio Casa de Las Américas (1989), Scliar ocupava desde 2003 um assento na Academia Brasileira de Letras. 

E foi na condição de escritor consagrado e acadêmico da Casa de Machado de Assis que ele esteve em Juiz de Fora no ano de 2008 para participar do Fest Ler. Na ocasião o autor abordou diversas questões relacionadas à sua trajetória pessoal, contou anedotas literárias e respondeu perguntas dos leitores.

Lembro-me que quando fui pedir um autógrafo já não havia muitas pessoas e pudemos conversar um pouco. E comentei com ele que achava interessante esse trânsito dele de sair da medicina e chegar ao universo literário, já que eu, estudante de Letras, não necessariamente seguiria para a Literatura. Então ele me disse algo que não me esquecerei: que o estudante de Letras que decidisse dedicar-se ao ensino de Literatura teria um diferencial para a sociedade: a capacidade de resgatar a sensibilidade das pessoas.

Crédito da foto: http://www.scliar.org/ (site do fotógrafo e filho do escritor, Beto Scliar)

Nenhum comentário: