quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

"A conturbada história das bibliotecas" de Matthew Battles

Se ler um livro é uma das grandes experiências do pensamento e vida que podem ocorrer a uma pessoa, então ler um livro sobre livros, ou no caso, sobre bibliotecas e sua história, é tomar parte de uma visão ainda mais particular das fontes e acervos do conhecimento e da cultura. Porém a obra de Matthew Battles, "A conturbada história das Bibliotecas" (2003, Planeta, 240 págs, R$ 49,90) vai além com elementos particulares à ciência da Biblioteconomia (ou Ciência da Informação) sem incorrer numa linguagem hermética, mas antes fluida e interessante. A obra revela particularidades da história da composição dos acervos de algumas das mais tradicionais universidades e instituições norte-americanas, e dos sistemas e contextos em que são compreendidos os livros e bibliotecas no universo anglo-saxão, à parte o paradoxo histórico de destruição que páira e persegue os acervos ao longo da história humana, ser não a umidade, a poeira, as traças e outros insetos daninhos, mas os próprios homens.
Seja como for, para quem aprecia o universo dos livros além da leitura e se interessa por questões que transcedem a idéia de um conhecimento aparentemente diletante para pedantes, saiba que vale conferir, e claro, ler.
Sinopse:
"Esqueça a biblioteca como um lugar tranqüilo e silencioso, respeitoso templo do saber. A cada página de "A Conturbada História das Bibliotecas", Matthew Battles mostra como o armazenamento de enormes quantidades de livros num único local vem despertando a atenção de inimigos da civilização, desde a destruição da mítica coleção de Alexandria, que concentrava a maior parte da literatura e da ciência produzida na Grécia Antiga, aos ataques que atravessaram os séculos até as guerras mais recentes. É esta saga cheia de sobressaltos, ódios e conflitos que Battles narra em páginas que prendem a atenção como uma aventura, cruzando conhecimentos técnicos sobre os sistemas de classificação e de organização de uma biblioteca moderna com uma pesquisa histórica muito bem documentada. Depois deste livro, fica difícil caminhar entre estantes sem pensar na vida intensa que oculta sua aparência de paz e ordem."

Um comentário:

Rafaela disse...

Livro obrigatório para os "bibliófilos" de plantão.