quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

JF Clipping

E na onda de notícias sobre Jôta Éfe, segue a inciativa do também professor da UFJF, Paulo Roberto Villela, da Faculdade de Engenharia Elétrica. Há menos de um ano, ele desenvolveu um mecanismo de busca e captura de notícias relacionadas a Juiz de Fora, o JF Clipping, e já conta com 707 membros cadastrados e cerca de 400 acessos diretos via web. O sistema faz uma varredura na internet atrás de notícias sobre a cidade e envia diretamente para o e-mail cadastrado, de forma a facilitar e otimizar a busca por conteúdos relacionados ao município, além de deixá-las disponíveis no próprio site.
De acordo com Villela, no dia 24 de março de 2010 o serviço completará um ano de existência e em comemoração à data será lançada uma novidade, ainda em construção. “Eu acessava diariamente vários sites de notícias sobre Juiz de Fora. Este processo era feito manualmente, um a um, e era realmente muito trabalhoso. Então resolvi investir meu tempo vago no desenvolvimento de um programa de computador, uma espécie de robô que rastreava cada um destes sites em busca das notícias, enviando-as a um único e-mail.”

Com o sucesso do sistema, amigos e colegas pediram ao criador do projeto para disponibilizar o JF Clipping também para eles. “A idéia de compartilhar este trabalho com todos nasceu justamente depois disso. Vendo que outras pessoas buscavam o serviço, criei um grupo no Google para cadastrar os interessados em receber o clipping.”

Para receber a mensagem com as notícias sobre Juiz de Fora, basta se inscrever no site. Se preferir, o leitor também pode visitar as notícias sobre a cidade dentro do próprio site.

De acordo com Paulo Roberto, ao acessar o e-mail pessoal e ler a mensagem enviada pelo JF Clipping, o leitor pode escolher as notícias mais interessantes, clicando nos respectivos links que permitem o acesso à notícia completa.

Fonte: www.ufjf.br, em 08/01/10.

Nenhum comentário: