terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

ABRE - Associação Brasileira de Estética

"A Associação Brasileira de EstéticaABRE – foi inicialmente instituída com o nome de Associação de Estética para a América Latina, (AEAL), durante a realização do XI Congresso Internacional de Estética da International Association for Aesthetics (IAA) em Nottingham, Inglaterra, em 1988, tendo sido oficializada em setembro de 1994. Essa foi a primeira associação de estética da américa latina, afiliada à IAA, instituição cultural composta de mais de trinta associações, entre paises do oriente e do ocidente, com um quadro de associados já ultrapassando a casa de dois mil.
Após a realização do XII Congresso Internacional de Estética da IAA, na Espanha, em 1992 surgiram mais duas associações sul-americanas de estética, a argentina e a chilena e em 1998, a AEAL mudou de nome, passando a se chamar Associação Brasileira de Estética, adotando a sigla
ABRE, com novo estatuto e nova diretoria, tendo o professor Gerd Bornheim como presidente de honra (até seu falecimento, em 5 de setembro de 2002) e como presidente executiva a Profa. Nilza de Oliveira. Nesse mesmo ano, depois de muitas tentativas, a ABRE, com a unanimidade de votos das associações internacionais presentes no Congresso de Ljubliana, na Eslovênia, obteve a indicação para sediar em 2004, na cidade do Rio de Janeiro, o XVI Congresso Internacional de Estética, tendo sido a primeira vez que esse importante evento da IAA realizou-se na América Latina.
Em maio de 2006, após dezesseis anos de atividades na cidade do Rio de Janeiro, a ABRE finda sua fase carioca e transfere-se para Belo Horizonte, sob a presidência de Rodrigo Duarte, professor titular do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais.
Nessa série já foram realizados os congressos “Morte da Arte, Hoje” (1993), “Belo, Sublime e Kant” (1995), “As Luzes da Arte” (1997), “Mímesis e Expressão” (1999), “Kátharsis” (2001), “Theoria Aesthetica” (2003), “Dimensão Estética” (2005) e "Estéticas do Deslocamento". Entre 20 e 23 de outubro de 2009 será realizado o nono evento da série, o Congresso Internacional Deslocamentos na Arte."
Acesse:

Nenhum comentário: