"Ao conduzir pesquisas de campo nas escolas públicas da periferia da Grande São Paulo em 1999, documentamos a falta da prática da leitura, reflexão e debate no cotidiano da sala de aula. Em 2000 o projeto Círculos de Leitura foi criado, com um primeiro grupo de alunos na Escola Municipal do Conforja, em Diadema.
Em 2002 este projeto piloto beneficiou um total de 398 alunos em 3 escolas estaduais de Diadema, e em centros comunitários de São Bernardo.
Em 2003, através de uma parceria com a Diretoria Regional de Ensino de São Bernardo, os Círculos de Leitura atuaram junto a 6 escolas estaduais, localizadas em áreas de periferia com índices mais altos de violência. Desde então o projeto vem ampliando sua parceria com mais escolas da rede pública em São Bernardo e São Paulo.
Entre 2000 e 2007 mais de 7500 alunos foram atendidos na Grande São Paulo através de Círculos conduzidos por jovens multiplicadores.
Multiplicadores são participantes que emergem dos grupos como lideranças, e que preparamos para a condução de Círculos com outros alunos. Em 2006, além de continuar sua atuação com 30 escolas públicas em São Paulo, o projeto foi implantado em Pernambuco, formando 30 multiplicadores entre alunos dos Centros Experimentais do Ensino Médio, em parceria com a rede estadual, o Procentro e o Instituto de Co-Responsabilidade Social (ICE)."
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