quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

"Bibliografia sobre a História de Juiz de Fora"


Este é o título do projeto coordenado pelos professores da UFJF, Galba Di Mambro e Maraliz Christo. Em sua terceira edição, o projeto tem como objetivo promover um levantamento bibliográfico de produções que abordam assuntos sobre a História da cidade de Juiz de Fora e disponibilizá-lo aos pesquisadores através do site www.ufjf.br/bibliojf.

A idéia de organizar uma bibliografia sobre a História de Juiz de Fora nasceu da necessidade compartilhada por professores e alunos do curso de História da UFJF, nos momentos de definição de temas de pesquisa ligados à História Regional – de contacto com a produção historiográfica sobre a região e/ou de informações sobre a cidade. Os primeiros trabalhos esforços para a constituição do arquivo datam de 1982, com a localização e o fichamento de obras de interesse para a História Regional, com a supervisão dos professores da área. Em 1987, com este levantamento concluído, o fichário foi sistematizado e teve início a elaboração da bibliografia propriamente dita, sob a orientação dos professores Galba Ribeiro Di Mambro e Maraliz de Castro Vieira Christo. Esta primeira edição veio a público em 1990 e a segunda em 1994, passando a contar também com o apoio do Núcleo de História Regional, criado em 1993, pelo Departamento de História da UFJF.

O Arquivo possui um laboratório de Conservação e Restauração de Documentos (LACORD) em suporte de papel e equipamentos de microinformática, utilizados na organização de bancos de dados para a pesquisa histórica. Atualmente, encontram-se disponíveis artigos, capítulos de livros, monografias e trabalhos sobre a história da cidade apresentados em congressos .

Nenhum comentário: