Michele Petit, antropóloga francesa dedicada ao estudo do tema e de projetos de leitura foi entrevistada no Prosa & Verso do jornal "O Globo" no último sábado (20/02), comentando sua obra "A arte de ler ou como resistir a adversidade" (2009, editora 34, 304 págs., R$ 42,00). Uma parte de suas afirmações me parecem lúcidas e pertinentes e, da qual tenho confirmado na própria experiência; quando afirma que "discursos jamais fizeram alguém ler, tampouco campanhas de massificação" no que para autora, "é pelo "encontro com outros leitores que sabem transmitir o gosto pela prática de ler" e, nisto, "se apropriar realmente dos textos - o que é completamente diferente de aprender a ler" é que se situa a arte desta necessária prática, tão prazerosa quanto imprescindível.
Sinopse:
"Comentando experiências de mediadores de leitura em contextos adversos, especialmente em países da América Latina (entre eles o Brasil), a autora busca ampliar os temas e aprofundar as análises de sua obra - 'Os jovens e a leitura'. Ela investiga as diferentes maneiras pelas quais a forma narrativa pode atuar, ao mesmo tempo em que se afirma como um instrumento de resistência ao caos interior e à exclusão social."
3 comentários:
Fiz postagem no meu blog (disponível em http://bit.ly/cej0nn ) com uma entrevista recente de Michèle Petit, além de trazer mais conteúdos sobre os pensamentos da autora. Dê uma olhadinha, caso queira...
Até mais!
Postar um comentário