segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

"A arte de ler ou como resistir a adversidade" de Michele Petit

Michele Petit, antropóloga francesa dedicada ao estudo do tema e de projetos de leitura foi entrevistada no Prosa & Verso do jornal "O Globo" no último sábado (20/02), comentando sua obra "A arte de ler ou como resistir a adversidade" (2009, editora 34, 304 págs., R$ 42,00). Uma parte de suas afirmações me parecem lúcidas e pertinentes e, da qual tenho confirmado na própria experiência; quando afirma que "discursos jamais fizeram alguém ler, tampouco campanhas de massificação" no que para autora, "é pelo "encontro com outros leitores que sabem transmitir o gosto pela prática de ler" e, nisto, "se apropriar realmente dos textos - o que é completamente diferente de aprender a ler" é que se situa a arte desta necessária prática, tão prazerosa quanto imprescindível.
Sinopse:
"Comentando experiências de mediadores de leitura em contextos adversos, especialmente em países da América Latina (entre eles o Brasil), a autora busca ampliar os temas e aprofundar as análises de sua obra - 'Os jovens e a leitura'. Ela investiga as diferentes maneiras pelas quais a forma narrativa pode atuar, ao mesmo tempo em que se afirma como um instrumento de resistência ao caos interior e à exclusão social."

3 comentários:

אברהם disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
אברהם disse...

Fiz postagem no meu blog (disponível em http://bit.ly/cej0nn ) com uma entrevista recente de Michèle Petit, além de trazer mais conteúdos sobre os pensamentos da autora. Dê uma olhadinha, caso queira...

Até mais!

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.