Um de nossos mais notáveis críticos literários, Wilson Martins graduou-se em Direito e, posteriormente, doutorou-se em Letras, área na qual lecionou na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e por 26 anos na Universidade de Nova York onde tornou-se Professor Emérito.
Autor de obras de referência como "História da inteligência brasileira" (de 1976 a 1979 pelo qual recebeu dois prêmios Jabuti), "A crítica literária no Brasil" entre outros, esteve presente e ativo durante muitos anos na imprensa nacional publicando em diários de grande circulação como o "Jornal do Brasil", "O Estado de São Paulo" e "O Globo". Com análises críticas marcantes pela competência e isenção, respondia despreocupado: "Eu não julgo autores, julgo livros."
Em 2002, foi homenageado e recebeu o prêmio "Machado de Assis" da Academia Brasileira de Letras, pelo conjunto de sua obra. No ano anterior fora lançado "Mestre da Crítica" em comemoração aos seus 80 anos, com textos assinados por Antônio Cândido, Moacyr Scliar, Josué Montello e outros autores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário