quinta-feira, 17 de junho de 2010

"Meditações" de Marco Aurélio

O contexto histórico do período em que o Marco Aurélio (121-180) viveu é definido, está na Roma imperial, e em condição social ímpar: é o imperador, adepto da filosofia estóica que orienta suas reflexões sobre os mais diversos temas: só desejar o que depende de si, os prazeres da boa mesa, do amor, a morte, a vida luxuosa, a glória fugidia, a aparente desordem governadora do mundo. Todos estreita e diretamente ligados à vida prática, isto é, como aplicar as lições dos sábios mestres? da filosofia?
Em "Meditações" ou "Pensamentos escritos" no grego original, (1995, Iluminuras, 120 págs., Diversas edições), Marco Aurélio expressa humildade do filósofo que contradiz a acusação costumeira feita aos estóicos, contrasta intensamente sua convicção da igualdade de todos os homens, depositários da razão divina e cidadãos do mundo, sendo ele o próprio o poderoso imperador. Na obra qualifica-se como alguém que está "avançando" a caminho da sabedoria, com impressionante e notável lucidez sem complacência de si, operando severo exame de consciência. A obra impressiona ainda mais considerando que vários de seus capítulos foram redigidos entre lutas acerbas nos campos batalhas, onde o imperador, refletia sobre a vida, raramente pensada em qualquer época com tanta profundidade e num meio tão singular. Suas idéias estóicas tornaram a obra algumas vezes próxima ou mesmo confundida com o Cristianismo (então nascente) contudo, a busca incessante pela libertação do homem das dores e prazeres do mundo material, será alcançada pela negação das emoções, assim como o homem, somente se tornará vulnerável se vítima de si mesmo, permitindo-se ser tomado pela sua própria reação. Marco Aurélio não expressa nem professa nenhuma fé religiosa particular, contudo, transparece crer numa força lógica que organiza o universo de modo que mesmo os acontecimentos danosos, estarão determinados à contribuirem para o bem do todo.
Sinopse:
"Marco Aurélio é conhecido como o 'imperador filósofo' que abraçou convictamente o estoicismo e tentou governar segundo seus preceitos. As Meditações versam sobre a brevidade da vida, o fluxo incessante do tempo, a vacuidade da fama, a proximidade e a inevitabilidade da morte e a instabilidade das coisas humanas."
Edições disponíveis de Meditações:

www.archive.org/

http://classics.mit.edu//Antoninus/meditations.html

www.slu.edu/colleges/AS/languages/classical/latin/tchmat/pedagogy/latinitas/ma/ma-index.htm

http://librivox.org/the-meditations-of-marcus-aurelius/

Nenhum comentário: