terça-feira, 22 de junho de 2010

Um atlas diferente

E eis-me aqui, escrevendo...

Peço desculpa aos eventuais leitores das minhas postagens pelo sumiço não programado. Mas, entre as minhas atribuições profissionais está a transmissão de declarações para diversos órgãos públicos (Receita Federal, Ministério do Trabalho, prefeituras, etc. etc.) e esse tipo de coisa toma tempo.

Eu quase me atrevo a dizer que é um serviço chato e desinteressante, mas há sempre coisas interessantes a ver: basta ter olhos para. E a descoberta da vez foi um atlas diferente.

Trata-se do "Atlas das Representações Literárias de Regiões Brasileiras". É uma publicação virtual do IBGE que, infelizmente, ficou restrita aos seus primeiros (e até aqui únicos) dois volumes sobre a Região Meridional e Os Sertões. Nas palavras do próprio Instituto, transcritas da Apresentação do volume: "Com esta obra, Atlas das representações literárias de regiões brasileiras, o IBGE dá início a uma coleção cobrindo o Território Nacional por um recorte regional que associa o conhecimento específico da Geografia à percepção espacial presente em tramas de grandes obras da Literatura brasileira, sem restringir-se aos limites convencionais político-administrativos."

Para quem quiser conferir: ftp://geoftp.ibge.gov.br/Atlas/

Nenhum comentário: