domingo, 20 de junho de 2010

"Método da intuição em Bergson e sua intuição ética e pedagógica" de Tarcísio Jorge Santos Pinto

Chega as livrarias o livro de Tarcísio Jorge Santos Pinto "Método da intuição em Bergson e sua intuição ética e pedagógica" (2010, Loyola, 240 págs., R$ 34,00). Orientado por Franklin Leopoldo e Silva (USP) dedicado ao pensamento do filósofo francês Henri Bergson (1859-1941) a obra resulta de tese doutoral agora publicada em livro.
Sinopse:
"Neste trabalho buscamos pesquisar como Henri Bergson constrói sua concepção de intuição como método filosófico e apontar alguns desdobramentos desta concepção em suas reflexões de ordem ética e pedagógica. Nossa análise parte da constatação de que, para Bergson, a intuição deve ser tomada como o meio de conhecimento primordial da realidade, uma vez que só ela pode apreender seu movimento de duração. No desdobramento e aprofundamento desta idéia bergsoniana, a intuição converte-se no próprio método que possibilita à Filosofia refletir verdadeiramente o real e sua temporalidade inerente, e, além disso, posicionar-se de forma crítica diante de uma tradição que consolida uma análise excessivamente racional e distante da realidade, geradora de uma série de “falsos problemas”. Acompanhamos o itinerário criativo de Bergson, do Essai sur les donnés immédiates de la conscience a Les Deux Sources de la Morale et de la Religion, para justamente determinar como essa concepção de intuição vai se construindo ao longo de sua obra. Tal pesquisa acaba chegando à conclusão de que, além de um método de conhecimento filosófico rigoroso, a intuição pode converter-se no princípio de uma ação transformadora capaz de promover a elevação moral do homem e, assim, não só ampliar o seu campo de especulação como também lhe dar “mais força para agir e para viver”. Nesse sentido, conforme defende Bergson, a intuição deve ser cultivada, até pedagogicamente, como um complemento fundamental à inteligência ou razão, imprescindível até mesmo para lhe apontar os limites."

---
Tarcísio Jorge Santos Pinto é licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora, mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Atualmente atua como professor em faculdades particulares de Juiz de Fora e na UFJF. É membro do GT de Filosofia Francesa Contemporânea da ANPOF.

Nenhum comentário: