domingo, 4 de abril de 2010

"Livro Falado"

O projeto Livro Falado, que existe há dez anos, lançou nesta semana o site http://www.livrofalado.pro.br/, onde deficientes visuais podem ter acesso a mais de 350 livros gravados, de cerca de 280 autores brasileiros. Conforme disse à Agência Brasil a idealizadora do projeto, Analu Palma, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o objetivo é atender também pessoas com cegueira e/ou baixa visão de outros países de língua portuguesa, como Portugal, Angola, Moçambique, Timor Leste, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Guiné Bissau. O projeto Livro Falado pretende incluir os deficientes visuais em duas instâncias: no acesso ao livro de literatura e na qualificação para o ator cego e conta com o patrocínio da BR Distribuidora e a parceria da Academia Brasileira de Letras (ABL).

A idealizadora, Analu Palma é autora do livro falado Uma História para Ler, Gravar e Ouvir, e ministra oficinas do livro falado, onde ensina o processo para sua produção. Até agora já foram capacitados mais de 400 ledores em todo o país que ajudam a construiro acervo disponível no site.

Para ter acesso aos livros gravados, basta ir ao site e para obter a gravação de um livro específico, é preciso enviar e-mail para livrofalado@livrofalado.pro.br. A remessa é gratuita.

Fonte: http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=20100402143413&assunto=88&onde=Brasil

Nenhum comentário: