sexta-feira, 30 de abril de 2010

Atlas Shrugged

Fundado a partir das obras de ficção da escritora e filósofa Ayn Rand, o Objetivismo preconiza o individualismo acima de qualquer outro valor e, acima de tudo, a razão como a única fonte de conhecimento do real e seu meio de sobrevivência básico. Afirmando ser o homem um "ser heróico" cujo único valor absoluto é a racionalidade, a escritora de ascendência judaico-russo se tornou um dos maiores nomes da filosofia do século XX , tornando-se famosa principalmente pela publicação do romance "Atlas shrugged" que narra um futuro distópico no qual as maiores mentes do planeta começam a desaparecer. Nesta obra, através de um monólogo do protagonista, são expostos os pilares do Objetivismo. Segundo o site http://www.objetivismo.com.br/ uma nova tradução - pois já existe uma outra versão cujo título é "Quem é John Galt?", publicada na década de 80 - deste primoroso romance está para ser lançada ainda este ano:

Depois da ótima tradução de "The Fountainhead" (conhecido aqui como "A Nascente"), a Editora Landscape já definiu a data de publicação de Atlas Shrugged no Brasil: o público brasileiro desfrutará de uma nova tradução do robusto romance de Ayn Rand a partir de março de 2010.

My philosophy, in essence, is the concept of man as a heroic being, with his own happiness as the moral purpose of his life, with productive achievement as his noblest activity, and reason as his only absolute.
— Ayn Rand, Apêndice de Atlas Shrugged

Mais informações: http://www.objectivistcenter.org

Nenhum comentário: