sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Os eventos literários

A experiência de partilhar leituras (e muito mais) num grupo e dinâmica como a do PALIMPSESTOS, é entre outras coisas, a de atentarmos para oportunidades como a dos eventos literários, isto é; das feiras, congressos e em particular, as bienais, as mesmas que nos últimos tempos tem se multiplicado Brasil afora.
Uma das mais significantes por seu volume e extensão, projetos e de uma programação rica que ocorre nos anos ímpares em que é promovida, é a Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro. Contudo, igualmente o é a da cidade de São Paulo, esta, nos anos pares, e que portanto ocorrerá neste 2010, além dos anuais como a Feira Literária Internacional de Paraty (RJ) e a Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo (RS).
Em Juiz de Fora (MG), temos o FESTLer que no ano passado não ocorreu "vitimado" pela crise financeira que aqui, como em outros lugares, incidiu mais sobre áreas "pouco importantes" como a cultura e a educação, FESTLer que como evento que ainda não se consolidou na cidade, e sequer possui mais de 5 edições/anos. A mesma cidade que por ser berço de autores como Murilo Mendes (1901-1975) e Pedro Nava (1903-1984) deveria há tempos, ter se consagrado com um evento do tipo, ou ser um pólo literário-cultural com um objetivo e metas efetivas neste sentido. As que para serem alcançadas, quem sabe, terão contribuições como a de grupos de leitura como o PALIMPSESTOS.

Na foto: a integrante Cíntia Marcellos marcando presença na Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro, na 12ª edição em 2005.

Nenhum comentário: