sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

A Descoberta de João Negreiros


De forma a inaugurar a minha primeira vez como novata que sou neste espaço, trago impregnado no doce gosto da partilha, o poeta e dramaturgo português João Negreiros. Esta foi uma poesia descoberta por mim através de uma rede social muitíssimo conhecida mas acabara o poeta por preencher as minhas manhãs com as suas intensas e aguçadas declamações.

Galardoado, em 2009, com inúmeros Prémios entre os quais o Prémio Professora Therezinha Dutra Megale (São Paulo) e também no mesmo ano mas, já em terras lusas vencedor do Prémio Nuno Júdice , tento crescido o merecido reconhecimento em ambos os países. João Negreiros tem já á disposição do público duas obras de Poesia intituladas “ Luto Lento”( 2008) e também “O cheiro da sombra das flores” (2007). Sendo a sua obra já vasta no que diz respeito á dramaturgia. Bem recebido pela critica, João Negreiros , é dono de uma poesia que faz a diferença no contexto nacional pela sua singularidade. Uma lufada de ar fresco nas palavras de muitos. Assim, os seus poemas podem hoje ser lidos nos autocarros de Braga no âmbito do projecto “ Uma grande leitura para uma pequena viajem” .

Recorrendo ás palavras de Joaquim Pessoa , “Negreiros rasga, fere, incomoda, impacienta. (…)” creio que estes são motivos mais que suficientes para que nos deixemos ferir com o poeta.


Um comentário:

Leonardo Rosa disse...

De fato parece bom, parece pleno, parece... poesia. Temos que ler mais poesia! Fica aqui a sugestão.