quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Tudo se ilumina

Resultados concretos em participar do grupo de literatura: meu marido está lendo mais! Dia desses ele leu a crítica de um livro no site Omelete e no mesmo dia já foi à livraria Saraiva e comprou o livro. Também fiquei intrigada para ler a tal obra e divido aqui com vocês a crítica do romance “Tudo se ilumina” do escritor americano Jonathan Safran Foer. Gosto de conhecer autores novos e este livro marca a estréia de Foer, de apenas 28 anos, na literatura. O interessante é que “Tudo Se Ilumina” foi sucesso imediato nos Estados Unidos, com elogios rasgados de veículos como New York Times, Esquire e Guardian. A revista New Yorker o apontou como a grande estréia literária dos últimos anos. Houve ainda uma adaptação cinematográfica, com Elijah Wood, que chegou ao Brasil com o título “Uma Vida Iluminada.”
Reproduzindo uma resenha que li, gostei das referências feitas ao livro que dizem o seguinte: “é bem humorado, mas não engraçadinho; tem coragem para experimentar, sem cair nos lugares-comuns da literatura pós-moderna; utiliza elementos autobiográficos sem fazer confessionalismo barato; suas referências pop estão ali para rechear a narrativa e não para conduzi-la sozinhas, em detrimento da densidade psicológica”.
O autor já escreveu outro romance: “Extremamente Alto & Incrivelmente Perto”. De acordo com a crítica, o segundo livro do autor não decepciona e é surpreendente. Nele, o escritor não apenas volta a apresentar a criatividade que arrancou elogios mundo afora como realiza experiências com design. Assim como o primeiro, este livro também terá sua adaptação para o cinema e os atores Sandra Bullock e Tom Hanks já assinaram contrato para estrelar o filme. Por essas e por outras, “Tudo se Ilumina” está na minha lista de livros a serem lidos, logo após eu dar conta das obras que estou estudando para o Mestrado.

2 comentários:

Celina Missura disse...

Realmente o hábito da leitura derruba tantas e tantas barreiras. Que bom se nossas crianças brasileiras adquiressem esse hábito. Parabéns pelo blog

Carolina Lima disse...

Observação bastante pertinente Celina. Obrigada pela visita e volte ao blog Palimpsestos mais vezes! Carol