quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Museo de La Pasión Boquense: considerações de quem não viu

Os museus muitas vezes são vistos como locais da "alta cultura", destinados a fazer a guarda de objetos considerados históricos e, nessa concepção, seus acervos são visitados/desfrutados por uma pequena parcela da população. Tal imagem seguramente contribui para a associação do museu com a ideia de "coisa morta" e, de igual modo, incita a uma revisão do espaço museológico. Há, inclusive, quem fale em museu vivo, propondo com tal conceito novas práticas que visem  aproximar o museu da população.

Não sei se os chamados museus despotivos poderiam ser enquadrados como "museus vivos". Até porque a simples classificação de tais espaços como museus nos coloca questões interessantes, como:

* qual o "valor histórico" da bola com que um atacante fez o gol da vitória em uma final disputada? 
* é realmente necessário manter tais objetos em um tempo que as mídias "registram" tudo? 
* o acervo de tais museus não se apresenta "restrito", uma vez que cobra interesse para apenas um grupo específico de pessoas (no caso os torcedores do clube)?

Feitas essas pequenas e canhestras observações, passo a apresentar o Museo de La Pasión Boquense. Este espaço, mantido pelo clube argentino Boca Juniors, pode incluir-se na categoria dos museus desportivos e, como tal, é apontado como um dos pontos turísticos de Buenos Aires.

Situado nas dependências do estádio conhecido como "La Bombonera", no bairro de La Boca; é um dos poucos lugares na capital portenha que não pode ser acessado por metrô. Para chegar até lá, é preciso tomar o ônibus 64, que tem uma tarifa de $1,50 (1 peso e cinquenta centavos; aprox. R$ 0,75). Tarifa esta que deve ser paga em moedas.

Chegando ao museu, você pode se assustar com o preço da entrada - $ 30 (trinta pesos argentinos, aprox. R$ 15,00) -, que é um pouco superior ao cobrado em outros museus, e achar que troféus, bolas e camisas não correspondem ao preço ou pode pagar e desfrutar de "lindos e emocionantes momentos da história do futebol". Caso você, como eu, fique com a primeira opção, saiba que há outras atrações em La Boca para serem conferidas.

Nenhum comentário: