quarta-feira, 8 de setembro de 2010

"Cultura Viva"

"O Laboratório de Estudos Culturais de Software do Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) passa a fazer parte do Laboratório de Cultura Viva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A iniciativa faz parte do programa Cultura Viva, desenvolvido pelo Ministério da Cultura, e tem como objetivo ampliar e garantir o acesso ao meio de produção, fruição e difusão da cultura.

O programa do Governo Federal é constituído por várias ações, entre elas, os Pontos de Cultura, que são iniciativas que envolvem comunidades em atividades de arte, cultura, educação, cidadania e economia solidária. Para conectar e articular os Pontos de Cultura espalhados pelo Brasil foram criados os chamados Pontões, que recebem uma verba por meio de editais públicos para a realização de projetos. A UFRJ, que já tinha um Pontão coordenado pela professora Ivana Bentes, recebeu financiamento está desenvolvendo um Laboratório de Cultura Viva em parceria com a UFJF.

O professor do IAD e da Pós-graduação em Comunicação da UFJF, Cícero Inácio da Silva, conta que será criado um site onde serão postados trabalhos de vários produtores culturais independentes do Brasil. Um grupo de pesquisa está sendo formado para atuar na criação de conteúdos para esta plataforma on-line e na elaboração de materiais para compor os editais que o site também vai oferecer. Para Cícero, “é interessante a criação de uma plataforma para veiculação de conteúdos produzidos pela própria sociedade”.
Outras informações: 2102-3350 (IAD-UFJF)"

----
Fonte: http://www.ufjf.br/dircom/?p=30079

Nenhum comentário: