quarta-feira, 8 de setembro de 2010

"Dia Internacional da Alfabetização - International Literacy Day"

O dia 08 de Setembro foi escolhido pela UNESCO, em 1965, como o Dia Internacional da Alfabetização. O objetivo desta iniciativa é destacar a importância da alfabetização para indivíduos, comunidades e sociedades, através do estabelecimento de políticas e metas de combate ao analfabetismo.

Segundo dados atuais da UNESCO, um em cada seus adultos (sendo 2/3 de mulheres) não são alfabetizados, situação que se repete para 67,4 milhões de crianças, em todo o mundo.

Dados do "Relatório de Monitoramento Global sobre Educação para Todos" (2008), da UNESCO, indicam que o sul e o oeste da Ásia têm a menor taxa regional de alfabetização de adultos (58,6%), seguido pela África sub-saariana (59,7%) e por países árabes (62,7%). O relatório mostra ainda uma clara relação entre o analfabetismo e os países em situação de pobreza severa, e entre o analfabetismo e o preconceito contra mulheres.

As comemorações do Dia Internacional da Alfabetização de anos anteriores já adotaram temas como "Alfabetização e saúde", com ênfase em doenças transmissíveis, e "O poder da alfabetização". Em 2010, o tema "Alfabetização e o Poder das Mulheres", a discussão pública e o lançamento de uma nova Rede de Alfabetização da UNESCO são os destaques das celebrações do Dia Internacional da Alfabetização, no Brasil.

Para sensibilizar o público para o extraordinário valor da palavra escrita e da necessidade de promover uma sociedade letrada, a UNESCO criou também o programa "Escritores pela Alfabetização", que conta com o apoio de autores como Margaret Atwood, Paul Auster, Cristovam Buarque, Paulo Coelho, Fatou Diome, Nadime Gordimer, F. Sionil José, Alberto Manguel, João Ubaldo Ribeiro, Guillermo Schavélzon, Wole Soyinka, Moklòs Vàmos, Abdourahman A. Waberi, Wei-Wei e Banana Yoshimoto.

Mais informações:
http://www.unesco.org/es/literacy/
http://www.unric.org/pt/actualidade/29076-mensagem-do-secretario-geral-da-onu-dia-mundial-da-alfabetizacao

Nenhum comentário: