segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Museu Ferroviário de Juiz de Fora

O acervo do Museu Ferroviário de Juiz de Fora é constituído por 400 peças, ilustrando as categorias de mobiliário, instrumentos de trabalho e de comunicação, livros técnicos, fotografias, equipamentos científicos, louças, miniaturas, locomotivas e material rodante.
Este patrimônio cultural aborda as origens e a evolução da ferrovia, bem como seu impacto nos aspectos sociais e econômicos a partir do século XIX, no Brasil e em Juiz de Fora.
As peças foram dispostas em cinco salas temáticas: História da Ferrovia, Agência de Estação, Sinalização e Via Permanente, Escritórios Ferroviários e Material Rodante e Aspectos Tecnológicos
O Museu Ferroviário de Juiz de Fora tem o acervo e a edificação tombados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico – IEPHA, (sendo a edificação preservada também, pela municipalidade). Dinâmicas de divulgação, manutenção e preservação do acervo do Museu representam uma alternativa eficiente para garantir o resgate da história do município, fortemente marcada pela ferrovia.

Fundação Alfredo Ferreira Lage (Funalfa)

Museu Ferroviário

Av. Brasil, 2001. Juiz de Fora, Minas Gerais.
Prédio da antiga Estação de Trem - Telefone: 32 3690 - 7055

Fonte: www.funalfa.pjf.mg.gov.br/museus/ferro_acervo.php

Nenhum comentário: