quinta-feira, 20 de maio de 2010

"Que os teus olhos sejam atendidos" de Luiz Fernando Carvalho

"Que os teus olhos sejam atendidos" é uma expressão popular libanesa, semelhante ao "se Deus quiser" no Brasil ou expressão para que alguém encontre a realização de seu desejo, sonho e vontade. E também é usado como título neste documentário de Luiz Fernando Carvalho (1998, BRA, 70 min, Cor, co-produção GNT, Vídeo Filmes e Bang Bang Filmes).
Resultado de uma viagem do diretor pelo interior do Líbano em busca da tradição árabe narrada no livro "Lavoura Arcaica" de Raduan Nassar, retrata as aldeias remotas das montanhas do Líbano e o modo simples de viver de seus habitantes, muito semelhantes aos cenários bíblicos. Cerca de um ano depois, o mesmo diretor transportará essa atmosfera para os personagens de seu filme de estréia "Lavoura Arcaica".
Ao mostrar um país do Oriente Médio, que costuma ser retratado quase sempre como palco de intermináveis conflitos, Luís Fernando Carvalho nos apresenta as antigas tradições de mais de oito milhões de brasileiros que possuem ascendência árabe.
As leituras intercaladas dos versos de Gibran Kalil Gibran (in off e árabe) ao longo do documentário com belíssimas imagens das paisagens libanesa e de seu povo simples, conferem a produção uma singularidade rara, peculiar.

Nenhum comentário: