quinta-feira, 27 de maio de 2010

"Ao nosso leitor de Norwood, Massachusetts"

É tudo culpa do nosso contador de visitas. E do silêncio que acompanha nossas postagens.

Depois de algumas tentativas fracassadas de estabelecer algum diálogo com nossos eventuais leitores, resolvi seguir as bolinhas vermelhas indicadas no contador de acessos e descobrir o que poderia haver nesses lugares que os trouxesse a nosso blog. Com isso, poderia imaginar nosso hipotético leitor e, quem sabe, descobrir uma boa dica de viagem.

A primeira parada foi Norwood, uma cidadezinha de pouco mais de 28 mil habitantes pertencente ao condado de Norfolk, no estado de Massachusetts.
Com registros que datam de 1678, ela só foi estabelecida oficialmente como cidade em 1872. Sua praça abriga o belíssimo prédio da câmara municipal, "Norwood Memorial Municipal Building". Construído em 1928, o edifício neo-gótico é muitas vezes confundido com uma igreja, em função de sua arquitetura e da presença dos vitrais que, ao invés de mostrarem motivos religiosos, retratam a vida de um patriota local.

Sua primeira biblioteca pública é quase tão antiga quanto a cidade e começou com a inciativa de um reverendo, Jabez Chickering, que, em 1790, começou a emprestar a sua coleção de apenas 95 livros para os seus paroquianos. Pelos 100 anos seguintes seu crescente acervo foi abrigado em vários edifícios da cidade, até ganhar uma sede própria em 1898, com a doação do edifício pela família Morrill, quando a biblioteca passou a se chamar "Memorial Morrill Library" .

Foi a partir da visita ao site desta biblioteca que encontrei uma ótima surpresa: um grupo de leituras algo parecido com o nosso. Ele se apresenta como o "The First Thursday Book Club", um grupo onde são discutidos livros de assuntos variados e voltados para o público adulto. No período entre o Outono e a Primavera, eles encontram-se em dois horários: às 10 da manhã e às 07:30 da noite, sempre nas primeiras quintas-feiras de cada mês. Não consegui descobrir há quanto tempo o grupo está em atividade, nem o número de frequentadores, mas vi que o livro escolhido para Abril foi "Heart of the Matter", de Graham Greene e o de Maio foi "Falling Angels", de Tracy Chevalier.

Como o contador de acessos é atualizado periodicamente, Norwood não está mais marcada, mas alguém de lá nos visitou no último mês. Não sabemos se foi alguém do grupo de leituras da Biblioteca Morrill, um brasileiro perdido nessas terras (afinal, dizem que estamos em todo lugar!) ou algum desavisado à procura do significado da palavra Palimpsestos, mas espero que volte!

Mais informações sobre Norwood:
http://www.norwoodma.gov/
http://en.wikipedia.org/wiki/Norwood,_Massachusetts

Nenhum comentário: