segunda-feira, 30 de novembro de 2009
Diálogos com Borges
domingo, 29 de novembro de 2009
MIS - Museu da Imagem e do Som
Esses e muitos outros fatos culturais fixaram o MIS com nitidez junto ao público, artistas, críticos e produtores culturais como um local atento à exibição, questionamento e debate do que existe de relevante na área. O MIS – e seu Acervo é prova disso -- soube oferecer visibilidade e audiência às boas obras de cinema, vídeo, fotografia e música, sem deixar de atender à documentação e conservação de importantes legados artísticos de imagem e som, assim como de história oral.
Com a emergência das novas mídias tecnológicas e a expansão da arte para práticas híbridas, de experimentação em vários suportes e linguagens, havia necessidade do MIS reinventar-se, sem perder de vista seus objetivos. Isto foi feito. O Museu da Imagem e do Som reabre inteiramente renovado. Pronto para ser o primeiro museu público no País dotado de conceituação institucional, equipe, infra-estrutura e equipamentos de ponta para dialogar com a arte do século 21, sem esquecer a rica história acumulada desde os anos 70.
O novo MIS, que tem suas atividades garantidas por uma parceria público- privada gerenciada pela Organização Social de Cultura Paço das Artes, volta pronto para atuar baseado em quatro áreas, pensadas para agir de forma coordenada e complementar: acervo, LabMIS, programação e site. Leia nesta publicação sobre as características de cada uma delas. Depois, visite e experimente os resultados dessa dinâmica. Você notará que o MIS voltou para integrar e aglutinar os valores destes novos tempos da cultura.
O MIS agora dispõe de uma Gerência de Negócios, preparada para atender aos interessados em propor parcerias, apoios e patrocínios à instituição. "
Acesse:
Inteligência com dor
sábado, 28 de novembro de 2009
"Fonseca interativo"
Fonte: O Globo - Prosa & Verso - pág. 5 em 28 de novembro de 2009.
"1939 - O trópico, refúgio de intelectuais e artistas europeus"
FOLHA de S. PAULO procura NOVOS TALENTOS
"Literatura brasileira"
Fonte: O Globo - Prosa & Verso - pág. 5 em 28 de novembro de 2009.
"Ingo Schulze"
"Morte e Vida Severina" de João Cabral de Melo Neto
"Encontrando Forrester" de Gus Van Sant
2009, Ano internacional da Astronomia
A Astronomia é uma das ciências mais antigas e deu origem a campos inteiros da Física e da Matemática. Teve papel fundamental na organização do tempo e do espaço explorados pela humanidade. Forneceu as ferramentas conceituais para a astronáutica, para a análise espectral da luz, para a fusão nuclear, para a procura de partículas elementares. Os observatórios sempre estiveram na fronteira da óptica, da mecânica de precisão, da automação, da detecção e processamento de sinais. Hoje telescópios no solo e no espaço captam informações em todas as faixas do espectro eletromagnético, desde os raios-gama à ondas longas de rádio. Ela teve e tem profundo impacto no conhecimento e é uma das mais refinadas expressões do intelecto humano.
Há um século atrás, mal tínhamos idéia da existência de nossa própria Galáxia e hoje sabemos que existem centenas de bilhões delas no limite de visibilidade do Universo e revelamos sua desabalada carreira para todas as direções. Conseguimos medir com boa precisão a idade e a composição química do Universo. Descobrimos um verdadeiro “zoológico” de astros, variando entre densidades mais altas que a do núcleo atômico até mais baixas que o vácuo de laboratório e ambientes com temperaturas de bilhões de graus ao zero absoluto. O céu é um imenso e diversificado laboratório de Física. Mostramos que a vida na Terra está intimamente ligada às estrelas, através dos elementos químicos que elas produziram e da energia que fornecem.
Há poucas décadas, a Astronomia revelou que todas as formas de matéria e energia tratadas pela Física são apenas uma minúscula fração do Universo, dominado pela matéria e energia “escuras”. Não tínhamos meios de demonstrar que as outras estrelas constituem sistemas planetários como o nosso, e em poucos anos já catalogamos mais de 200 planetas extra-solares. Neste início de um novo milênio, nos colocamos um novo desafio, o de detectar vida em outros planetas e de verificar se ela é um produto de leis naturais da evolução da matéria, como prediz o evolucionismo, ou requer uma intervenção externa, como grande parte da humanidade acredita. Qualquer que seja a resposta, o impacto no pensamento humano será enorme e isso pode ocorrer em poucas décadas.
O interesse do público pelo espaço cósmico nunca foi maior, colocando as descobertas astronômicas na primeira página da mídia. O Ano Internacional se propõe a satisfazer a demanda do público por informação e por envolvimento. Não só ao longo do ano de 2009, mas através da herança desta celebração, criando canais de comunicação, programas educacionais a longo prazo e engajando jovens na carreira científica.
A estrutura em rede, com “nós” locais, nacionais e globais permitirá compartilhar recursos e trocar experiências. Ela se tornará um portal onde público, educadores e pesquisadores encontrarão todos os recursos de Astronomia existentes. A definição de metas e objetivos e a avaliação dos resultados permitirão a criação de métodos eficientes de divulgação científica."
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
Gilberto Dupas (1942-2008)
Publicou cerca de seis centenas de artigos. Escreveu 12 livros e organizou ou escreveu capítulos para outros 35. Dentre suas principais obras estão "Crise Econômica e Transição Democrática" (1987), "Economia Global e Exclusão Social" (2001), "Ética e Poder na Sociedade da Informação" (2001), "Tensões Contemporâneas entre o Público e o Privado" (2003), "Atores e Poderes na Nova Ordem Global" (2005) e "O Mito do Progresso" (2006).
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4217776T3
"Shakespeare e a Economia" de Henry Farnam e Gustavo Franco
Sinopse:
quinta-feira, 26 de novembro de 2009
Especial História Viva: "Da Vinci"
Trazendo contexto e biografia sobre o gênio da Renascença, aquele que melhor representou um dos períodos mais revolucionários e fascinantes da História, transcendendo e fundindo os limites entra as artes, ciências, tecnologia e saberes dos quais nos espanta que fossem todos, tão amplamente conhecidos por um único homem.
"A viagem de Théo" de Catherine Clément
Sinopse:
"Por que tantas pessoas se aproximam de uma religião ou sentem vontade de ter uma vivência espiritual qualquer? Por que não somos todos ateus? Foram perguntas assim que levaram Catherine Clément a escrever este livro, um romance sobre os fundamentos das religiões mais praticadas no mundo - catolicismo, judaísmo, budismo, protestantismo, islamismo, etc. Com um conhecimento profundo do tema e um admirável equilíbrio intelectual, ela nos faz viajar na companhia de Théo e Marthe - ele, um adolescente que vive enfiado nos livros e sofre de uma doença grave; ela, uma mulher cosmopolita que esbanja vitalidade. Juntos eles vão aos principais centros sagrados do mundo e, enquanto visitam os templos e participam das festas rituais, oferecem-nos a certeza de que as religiões são uma das maiores aventuras que a humanidade já pôde sonhar."
Cecília Meireles na Casa de Fernando Pessoa
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
IV CNPEPI - IV Conferência Nacional de Política Externa e Política Internacional
Editora Unesp
Enciclopédia Itaú Cultural
ABF - Academia Brasileira de Filosofia
Primavera dos Livros, Rio de Janeiro - RJ.
Fonte: O Globo - Segundo Caderno - pág. 3 em 25 de novembro de 2009.
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
"Cabeza de Vaca" de Paulo Markun
Sinopse:
"Paulo Makun narra a história Álvar Núñez Cabeza de Vaca, um desbravador do século XVI. Neto de um guerreiro, o fidalgo espanhol deixou sua casa em Jerez de la Frontera quando adolescente, para se tornar soldado profissional. Lutou na Itália e foi gravemente ferido. Recuperado, serviu como camareiro de um duque e envolveu-se em várias peripécias. Depois de combater um movimento rebelde, embarcou rumo à Flórida, na condição de tesoureiro real. Cabeza de Vaca sobreviveu a três naufrágios, curou índios, atravessou nu e descalço, parte dos atuais Estados Unidos e México, voltou à Espanha e obteve um cargo como recompensa por suas desditas. Depois de nova viagem, tomou posse de Santa Catarina, na condição de seu primeiro governador. Atravessou a pé o território brasileiro, chegando a Assunção. Dali, partiu novamente em busca de uma serra misteriosa, feita de prata, até ser imobilizado pela malária. Ao retornar à cidade, foi deposto por seus opositores. Passou quase um ano preso e voltou para casa como traidor e prisioneiro, quando um temporal mudou sua sorte mais uma vez. Para reconstituir essa história, Paulo Markun confrontou a obra autobiográfica de Cabeza de Vaca com os depoimentos de testemunhas ouvidas em vários processos judiciais na Espanha."
"A lista de Schindler" de Thomas Keneally / Steven Spielberg
Cem anos sem: Euclides da Cunha no MAMM
sábado, 21 de novembro de 2009
Luiz Jean Laund
Academia de Ciências de Lisboa, Portugal
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
Martins Editora
Museu do Crédito Real
Philip Kindred Dick (1928-1982)
Instituto Hypnos
FLIPORTO 2009
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
Dia mundial da Filosofia
O principal objetivo da data é disseminar a filosofia, sensibilizando o público para a atualidade das questões estudadas por esse campo do saber e sua estreita ligação com os valores culturais necessários para a construção de sociedades mais éticas e igualitárias.
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
Instituto Camões
Prossegue atribuições do Ministério dos Negócios Estrangeiros nas áreas da Cultura e da Educação, sob a superintendência e tutela do Ministro dos Negócios Estrangeiros, desenvolvendo a sua acção no exterior, designadamente através de centros culturais portugueses , criados no quadro das representações diplomáticas, e de leitorados de língua e cultura portuguesa.
O IC tem por missão propor e executar a política de ensino e divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro, assegurar a presença de leitores de português nas universidades estrangeiras e gerir a rede do ensino de português no estrangeiro a nível básico e secundário, em coordenação com outros departamentos governamentais, em especial os Ministérios da Educação, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Cultura."
"A aventura do livro - Do leitor ao navegador" de Roger Chartier
Companhia das Letras
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
II SEMPRE - 2º Seminário de Preservação do Patrimônio Cultural: Intervenções em Edificações e Conjuntos Urbanos de Interesse Cultural
Tem como objetivos principais:
1. Promover, desenvolver e atualizar o debate e o intercâmbio de informações e experiências acerca das intervenções (restaurações, reabilitações, readequações e revitalizações) propostas e/ou realizadas em edificações e conjuntos urbanos de interesse cultural no Brasil e no exterior.
2. Auxiliar na capacitação de técnicos, gestores, professores, estudantes e demais profissionais envolvidos, no que concerne à preservação do patrimônio cultural no tocante às novas teorias e metodologias para as intervenções nos edifícios e sítios históricos urbanos de interesse cultural.
Encontro Anual das Academias
Acesse:
Scientific American Brasil Especial: "História da ciência no Brasil"
"Balada literária"
domingo, 15 de novembro de 2009
"O carteiro e o poeta" de António Skarmeta / Michael Radford
Palestra "O Modernismo em Portugal e no Brasil"
Nascido em 1939, em Casegas (Covilhã), licenciado em Filologia Românica pela Faculdade de Letras de Lisboa, doutorou-se na Faculdade de Letras do Porto, onde exerceu a função de docente de Estudos Brasileiros e Africanos. Foi leitor de Língua e Literatura Portuguesa e Brasileira na Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara (U.S.A.) e professor convidado da Universidade de Paris III (Sorbonne Nouvelle). Fez estudos superiores no Rio de Janeiro, onde preparou a tese "Carlos Drummond de Andrade: do Berço ao Livro". Em Paris fez estudos sob orientação de Roland Barthes, A.J. Greimas e Gérad Genette, fez também estudos superiores em Urbino.
Colaborador da Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura e fundador do Centro de Estudos Pessoanos, co-dirigindo a revista "Persona" e o Jornal "O Boavista" do qual foi fundador, o professor Arnaldo Saraiva está representado na "Antologia dos Poetas Brasileiros - Fase Moderna", de Manuel Bandeira e Walmir Ayala e na "Antologia da Novíssima Poesia Portuguesa", de Maria Alberta Menéres e E. M. de Melo e Castro.
Dentra suas produções, ainda encontram-se traduções e organizações.
Algumas obras:
"Encontros Des encontros" (1973)
"Bilinguismo e Literatura" (1974)
"Literatura Marginalizada" (1975)
"Para a história da leitura de Rilke em Portugal e no Brasil" (1984)
"O Modernismo Brasileiro e o Modernismo Português - 3 volumes" (1986)
"O Sentimento do Porto" (2000)
sábado, 14 de novembro de 2009
"Futuros leitores"
Fonte: O Globo - Prosa & Verso - pág. 5 em 14 de novembro de 2009.
Revista de História da Biblioteca Nacional: "120 anos República - Por onde ela anda?"
"Primavera e Patativa"
"O futuro do livro"
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
MASP - Museu de Arte de São Paulo
Haroldo de Campos (1929-2003)
Casa das Rosas, SP
Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura