sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Philip Kindred Dick (1928-1982)

Philip Kindred Dick (1928-1982) é um dos mais renomados autores americanos (e no Brasil nem sempre reconhecido como não o foi devidamente em vida) do gênero de ficção científica, parte de suas obras adaptadas a cinematografia produziram filmes como "Blade Runner - O caçador de andróides" (1982, EUA), "Vingador do futuro" (1990, EUA) e "Minority report: A nova lei" (2002, EUA) entre outros. Trata-se portanto de mais um autor que se torna conhecido pelos filmes adaptados de suas obras, e não pelas mesmas.
De vida algo atribulada não só pela própria biografia da família quanto período em que viveu nos Estados Unidos, em particular na Califórnia ao longo do século XX, onde estudou filosofia e alemão, sem concluir ambos, para de disc-jockey numa rádio e trabalhar numa loja de discos, investir dedicando-se a literatura de ficção científica.
Por suas afinidades com o Partido Comunista, foi investigado pelo FBI e agências afins nos EUA, o que ao lado da filosofia e religiões como o budismo, cabalismo e gnosticismo, influenciaram suas idéias na composição temática e dos conteúdos de suas obras onde se presentificam visões futurísticas nem sempre otimistas.
Além de romances escreveu mais de uma centenas de contos, alguns dos quais publicados em língua portuguesa.
Acesse o site oficial do autor:

www.philipkdick.com

Nenhum comentário: