Nascido em 1939, em Casegas (Covilhã), licenciado em Filologia Românica pela Faculdade de Letras de Lisboa, doutorou-se na Faculdade de Letras do Porto, onde exerceu a função de docente de Estudos Brasileiros e Africanos. Foi leitor de Língua e Literatura Portuguesa e Brasileira na Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara (U.S.A.) e professor convidado da Universidade de Paris III (Sorbonne Nouvelle). Fez estudos superiores no Rio de Janeiro, onde preparou a tese "Carlos Drummond de Andrade: do Berço ao Livro". Em Paris fez estudos sob orientação de Roland Barthes, A.J. Greimas e Gérad Genette, fez também estudos superiores em Urbino.
Colaborador da Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura e fundador do Centro de Estudos Pessoanos, co-dirigindo a revista "Persona" e o Jornal "O Boavista" do qual foi fundador, o professor Arnaldo Saraiva está representado na "Antologia dos Poetas Brasileiros - Fase Moderna", de Manuel Bandeira e Walmir Ayala e na "Antologia da Novíssima Poesia Portuguesa", de Maria Alberta Menéres e E. M. de Melo e Castro.
Dentra suas produções, ainda encontram-se traduções e organizações.
Algumas obras:
"Encontros Des encontros" (1973)
"Bilinguismo e Literatura" (1974)
"Literatura Marginalizada" (1975)
"Para a história da leitura de Rilke em Portugal e no Brasil" (1984)
"O Modernismo Brasileiro e o Modernismo Português - 3 volumes" (1986)
"O Sentimento do Porto" (2000)
2 comentários:
Parece interessante.
Mas este, realmente, não conheço.
Também não conhecia, mas a palestra foi muito interessante e informativa, principalmente para os que pretendem atuar na área de crítica literária, como eu.
Cíntia, obrigado por divulgar. É que eu, mesmo estudando na unidade responsável pelo evento não tive condições de accessar a web e postar...
Postar um comentário