sábado, 31 de outubro de 2009

"O humano do homem"

Se encerra amanhã, dia 1º, a nova temporada - O humano do homem - dos Contadores de Histórias do Instituto Metodista Granbery. Com entrada franca, as apresentações ocorrem no Instituto Metodista Granbery (Rua Batista de Oliveira, nº 1145, Anexo 2). Os ingressos podem ser retirados de segunda a sexta de 09 às 18h, na Livros & Cia (Av. Independência, nº 766, telefone: (32) 3216-3678).
Acesse o site do grupo em:

http://contadores.granbery.edu.br/

Prêmio Moacyr Scliar

"O escritor Moacyr Scliar gravará dia 5, na ABL, um depoimento para ser exibido dia 26, na entrega do Prêmio Moacyr Scliar 2009, concurso de literatura promovido pelo Centro Cultural Mordechai Anilevitch (www.hashomer.org.br).
No dia será lançada a coletânea "Escritos revelados", com os textos vencedores."

Fonte: O Globo - Prosa & Verso - pág. 6 em 31 de outubro de 2009.

"Humanidades reinventadas"

O Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ (Praia Vermelha) realizará em parceria com a Unesco, dias 3 e 4 de novembro, o seminário internacional "Das redes culturais às humanidades reinventadas". Entre os participantes estarão o acadêmico Eduardo Portella e o antropólogo francês Marc Augé.
A programação completa está em http://forum.ufrj.br/
A entrada é franca.

Fonte: O Globo - Prosa & Verso - pág. 5 em 31 de outubro de 2009.

"Drummond" pela BestBolso

A série de pockets books - BestBolso - do grupo Record, lançou recentemente a poesia completa de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) numa caixa com 3 volumes a R$ 44,70.

(...) Pois de tudo fica um pouco. Fica um pouco de teu queixono queixo de tua filha. De teu áspero silêncio um pouco ficou, um pouco nos muros zangados, nas folhas, mudas, que sobem.
Ficou um pouco de tudo no pires de porcelana, dragão partido, flor branca, ficou um pouco de ruga na vossa testa, retrato.
(...) E de tudo fica um pouco. Oh abre os vidros de loção e abafa o insuportável mau cheiro da memória.

Resíduo

Uma nova oportunidade para acesso a obra do poeta mineiro e dos maiores e mais celebrados da literatura nacional.
Confira o site oficial do escritor em:

http://www.carlosdrummonddeandrade.com.br/

"Portunhol, por supuesto"

Aproveitando o Dia Internacional de Hablarse Portuñol, comemorado ontem, a rede social O livreiro http://www.olivreiro.com.br está promovendo um festival literário em cima da brincadeira linguística criada há uma década pelos blogueiros brasileiros Cris Dias e Morróida. Hoje é dia de conhecer um pouco mais sobre la licteratura portuñolera feita no Brasil. Amanhã a comunidade dedicadas aos amantes de livros vai falar sobre a nueva literatura dos hermanitos. E o biscoito fino será servido de segunda a sexta-feira, quando serão publicados textos de cinco destes novíssimos talentos, ainda inéditos no Brasil: Samanta Schweblin (Argentina); Juan Gabriel Vasquez (Colômbia); Guilhermo Fadanelli (México); Orlando Luis Pardo (Cuba); e Julia Villanueva Chang (Peru). Os leitores também são convidados a portunholizar seus trechos preferidos de qualquer livro. Manos a la obra!

Fonte: O Globo - Prosa & Verso - pág. 5 em 31 de outubro de 2009.

"Enciclopédia do Brasil"

Em 1939 o escritor Mário de Andrade iniciou, no Instituto Nacional do Livro, um projeto ambicioso: a Enciclopédia do Brasil, que trataria exclusivamente dos diversos aspectos da História e cultura brasileiras. Com tamanha amplitude, o trabalho se arrastou e até 1950 e apenas a letra A estava pronta. Abandonado, o projeto foi ressuscitado em 2004, com apoio da Biblioteca Nacional (BN) e da Editora espanhola Océano. Para tentar seguir a idéia original, todo material que estava no acervo da BN foi analisado pelo professor José Luis Sánchez, coordenador da obra, e por sua equipe de especialistas, e a Enciclopédia finalmente será lançada quarta-feira, na Biblioteca, às 18h30m. Dividida em cinco volumes, terá milhares de ilustrações, fotografias, gráficos, apêndices, além de links com páginas da internet para enriquecer os verbetes.

Fonte: O Globo - Prosa & Verso - pág. 5 em 31 de outubro de 2009.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Museu Imperial de Petrópolis, RJ

Com suas origens na Família Imperial que saindo do Rio de Janeiro, então capital do Império, a caminho de Minas Gerais, a instituição nascida de uma fazenda e transformada em "palácio de verão" de Dom Pedro I e sua família, posteriormente herdado por Dom Pedro II, transformou-se no Museu mais visitado do país. O Museu Imperial situa-se na cidade de Petrópolis, região serrana do estado do Rio de Janeiro, possui um dos mais belos cenários que lhe rodeiam a sede e o tornam junto do acervo (o mais completo), além da maior e melhor referência histórica e patrimonial para os interessados neste período de nossa história. Acesse:

www.museuimperial.gov.br

FUNDAR - Fundação Darcy Ribeiro

A Fundação Darcy RibeiroFUNDAR é uma instituição cultural, de pesquisa e desenvolvimento científico, auto-sustentável, com personalidade jurídica de direito privado e não tem fins lucrativos. Os Conselheiros exercem suas funções sem remuneração. A FUNDAR é regida pela legislação federal referente às fundações e por seu estatuto está submetida a auditoria externa.
Acesse:

terça-feira, 27 de outubro de 2009

"Biblioteca Digital do Senado Federal"

Acontece hoje o lançamento oficial da versão digital da Biblioteca do Senado Federal.
Parte do trabalho que já custou mais de 2 milhões de reais aos cofres públicos, com restauros e outros investimentos que já dura cinco anos. Nela há livros únicos como a primeira edição da Constituição de 1824 - a primeira constituição do Brasil - entre tratados, estudos, códigos e milhares de outras obras dos mais diversos gêneros, épocas e áreas.
Acesse:

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

"Curta os curtas"

A série "CurtaDoc" estréia na terça-feira, às 21h, na SescTV. A cada semana o programa apresenta uma edição temática, com documentários de curta-metragem de diferentes épocas e regiões do país, além de um especialista para comentar as obras. A série começa com o tema "Retratos" e curtas sobre o poeta Manuel Bandeira, entre outros personagens.

Fonte: O Globo - Revista da tv - pág. 22 em 25 de outubro de 2009.

"Mitos Maias"

"Exploração maia" é a série de quatro episódios que estréia na terça-feira, às 22h, no The History Channel.
Produzido com o Instituto Nacional de Antropologia e História do México, o programa desvenda os segredos de uma das mais avançadas civilizações.

Fonte: O Globo - Revista da tv - pág. 22 em 25 de outubro de 2009.

domingo, 25 de outubro de 2009

Aby Warburg (1866-1929)

Seu nome era Abraham Moritz Warburg, contudo se tornou conhecido como Aby Warburg (Hamburgo, 13 de junho de 1866 - Nova York, 26 de outubro de 1929) foi um historiador da arte alemão, célebre por seus estudos sobre o ressurgimento do paganismo no Renascimento italiano.
É conhecido também pela Biblioteca referencial que leva seu nome e reune uma grande coleção sobre ciências humanas que, ao ser transferida para Londres em 1933, tornou-se a base para a constituição do Instituto Warburg (warburg.sas.ac.uk). Certa feita disse: "Amburghese di cuore, ebreo di sangue, d'anima Fiorentino"
(Hamburguês de coração, judeu de sangue, de alma florentina - segundo Gertrud Bing), seus familiares tinham ascendência judia e era composta de banqueiros, sendo ele o primogênito, lhe competia a responsabilidade de dirigir os negócios da família, mas como não demonstrou grande interesse, seu irmão Max assumiu o encargo, assegurando assim sua estabilidade financeira necessária para se devotar à carreira acadêmica. Estudou em Bonn, Munique, Berlim e Estrasburgo, concentrando-se em arqueologia e em história, mas a medicina, psicologia e história de religião também lhe interessavam como objeto de estudo.
Tratou em sua obra do problema da transição da iconografia antiga à cultura européia moderna, "a volta da vida ao antigo", como ele mesmo dizia. Dedicou-se principalmente ao estudo do Renascimento italiano, e à comprovação da tese de que um paganismo de caráter dionisíaco havia renascido nesse período da história da arte. Sua tese de doutorado foi sobre duas pinturas de Sandro Botticelli, "O Nascimento da Vênus e Primavera". Em 1896, chefiou um estudo etnológico sobre os índios Hopi e Navajo, nos EUA, permanecendo por seis meses entre eles. Em sua viagem à América, documentou os costumes e tradições místicas dos nativos Hopi utilizando-se de fotos e texto, por ocasião do casamento de seu irmão como relata Serge Gruzinski na introdução de sua obra "O pensamento mestiço" (ed. Cia das Letras), inspirado em Warburg.
Em 1897, casou com a escultora e pintora Mary Hertz, com a qual já tinha um relacionamento há dez anos, enfrentando forte oposição de ambas as famílias. Realizaram cerimônia católica, embora Warburg fosse judeu (não-praticante). Ambos tiveram três filhos: Max, Marietta e Frede.
Em uma palestra de 1905, Dürer und die italienische Antike, proferida em Leipzig, expõe seu conceito de Pathosformeln, o princípio da presença na arte européia do gesto expressivo que vem da Antigüidade pagã e de sua inversão: o gesto mais expressivo pode reaparecer transmutado em seu oposto. Em 1912, Warburg é um dos promotores da Conferência Internacional de História da Arte sediada em Roma, é quando ministra uma palestra, considerada o batismo da iconologia. O assunto era a interpretação dos afrescos do Palazzo Schifanoia, em Ferrara, que Warburg consegue relacionar com as tradições astrológicas árabe e indiana. O título da palestra é "Arte italiana e astrologia internacional no Palazzo Schifanoia, Ferrara".
Sua contribuição intelectual e material são inestimáveis tendo sido influenciado por pensadores como Friedrich Nietzsche, por seus professores Karl Lamprecht, Hermann Usener e Richard Semon, Charles Darwin e Jacob Burckhardt. Já ele próprio influencia a obra de Erwin Panofsky, Ernst Gombrich, Francis Yates, Ernst Cassirer, Walter Benjamin, Carlo Ginzburg, Paolo Rossi entre outros destacados pensadores em diversas áreas.

sábado, 24 de outubro de 2009

"O amor nos tempos do cólera" de Gabriel García Márquez / Mike Newell

A adaptação da obra de Gabriel García Márquez - "O amor nos tempos do cólera" (EUA, 2007) - é satisfatória, embora sempre haja e continuará haver aquela distância instransponível entre as expressões nascidas numa natureza, no caso da palavra, para outra, caso da imagem cinematográfica. Partindo desta redundante consideração e aberto as múltiplas possibilidades que uma mensagem pode lograr nos transcurso do tempo e espaço ao leitor-telespectador, conferir este filme vale tanto quanto conhecer a obra original em livro de autoria do nobel colombiano com sua usual maestria narrativa. A história versa sobre o amor de um homem por uma mulher e sua quase impossibilidade absoluta, argumento simples de muitas obras e que no entanto, vara o tempo em tantos outros autores em obras não só literárias. Seja como for, o filme em questão cumpre a adaptação literária e com ela possibilita acréscimo a obra que como tantas outras, merece ser lida, filmada, musicada, pintada e enfim vivida, perenemente resignificada.

"Tesouros da Biblioteca"

Na próxima semana, a Biblioteca Nacional (Rua México s/nº) abrigará os lançamentos de dois livros nascidos de seu precioso acervo. Quinta-feira, às 18h, será lançado "Livro de Horas de Dom Fernando", fac-símile de um manuscrito datado provavelmente de 1378. São três volumes que virão numa caixa com um texto explicando todo o trabalhoso processo de "recriação" da obra, co-editada pela BN em parceria com a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. Na sexta, às 17h, a editora Verso Brasil lança o belíssimo "Impresso no Brasil-1808-1830", obra organizada por Rafael Cardoso, com os destaques gráficos que fazem parte do patrimônio da BN.

Fonte: O Globo - Prosa & Verso - pág. 5 em 24 de outubro de 2009.

Acesse: http://www.bn.br

"Português best-seller"

Sucesso no Brasil e em Portugal - onde ficou mais de seis meses nas listas dos mais vendidos - o livro "O português que nos pariu", de Ângela Dutra de Menezes, que já vendeu aqui e lá mais de 60 mil exemplares, ganha nova edição pela editora Record. Seleção de textos nos quais a autora conta, de maneira divertida, "causos" dos personagens que marcaram o Descobrimento do Brasil e transformaram nossa História, "O português..." será lançado terça-feira, dia 27, às 20h, no bar Chico&Alaíde, no Leblon. A nova edição, revisada, também chegará às livrarias com diversas crônicas inéditas. No blog do Prosa (http://www.oglobo.com.br/blogs/prosa), leia "Infanta de Espanha", um dos novos textos.

Fonte: O Globo - Prosa & Verso - pág. 5 em 24 de outubro de 2009.

"Literatura potencial"

Surgido na efervescente Europa dos anos 1960, o OuLiPo ("Oficina de Literatura Potencial", na sigla em francês) foi um curioso movimento literário que orientava suas criações por rígidas regras estéticas, transformando as obras quase em problemas matemáticos. Parte piração vanguardista, parte piada interna de um grupo de amigos escritores (entre eles Ítalo Calvino e Raymond Queneau), o OuLiPo deu ao mundo pequenos enigmas como o romance "La disparition", no qual Georges Perec passa 320 páginas sem usar a letra "e" (em português seria "desaparecimento", o que já estraga a brincadeira). Comemorando cinco décadas do movimento, a Oficina Brasileira de Literatura em Potencial promove o evento "Oulipo: o jogo da literatura", de amanhã até o dia 30. Integrado ao Ano da França no Brasil, o evento terá leituras, exposições, oficinas de escrita e debates em torno do movimento, em livrarias, escolas e diversos espaços da cidade (Rio de Janeiro). A programação completa está em http://oulipobr.wordpress.com/

Fonte: O Globo - Prosa & Verso - pág. 5 em 24 de outubro de 2009.

Sinfonia das Cores

Inaugurada no último dia catorze, a exposição "Sinfonia das Cores" é uma coletiva que reúne trabalhos de 78 alunos do curso livre de desenho e pintura do Centro Cultural Pró-Música, nos quais eles mostram a sua interpretação do universo musical. A exposição fica em cartaz até o dia 31 de outubro na Galeria Renato de Almeida, no Centro Cultural Pró-Música.

Overmundo

Navegando à cata de um texto de Monteiro Lobato, achei uma recomendação de leitura em um site (http://www.overmundo.com.br/) que me chamou a atenção. Lançado em 2006 pelo governo brasileiro, o site se dedica à "dar visibilidade na internet à produção cultural brasileira que não é vista na grande mídia". As informações são disponibilizadas pelos usuários cadastrados, os quais avaliam o conteúdo que é disponibilizado pelos demais. O cadastro é gratuito.

"O website recebeu em 2007 o prêmio Golden Nica, a principal premiação do festival Ars Electronica, na categoria Digital Communities, e conta com mais de 1 milhão de visitantes únicos por mês. "

com informações da Wikipedia.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

"Ópera Urbana" da Cosac Naify

Um projeto interessante e que certamente será mais que uma tendência nos próximos tempos é a coleção "ópera urbana" da editora Cosac Naify que estimula a interação entre internet e literatura (vice-versa). O projeto é pensado para o público leitor jovem e urbano, isto é, para a fase em que há um distanciamento do leitor dos livros e leituras e da intensificação deste no espaço, no caso em particular, o urbano.
Acesse:

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

National Geographic Society

A National Geographic Society foi fundada nos Estados Unidos em 27 de janeiro de 1888 por 33 homens interessados em "organizar uma sociedade para o incremento e a difusão do conhecimento geográfico". Gardnier Greene Hubbard se tornou seu primeiro presidente, e seu genro, Alexander Graham Bell foi seu sucessor. Seu propósito é divulgar e melhorar o conhecimento geral da Geografia e do mundo entre o público geral. Para este fim, realiza viagens de exploração e publica mensalmente uma revista, National Geographic (http://ngbrasil.com.br/) e mais recentemente, a Sociedade conta com um canal com programação exclusiva da instituição, o National Geographic Channel (www.natgeo.com.br/). As produções da Sociedade são de qualidade primorosa em seus textos e imagens, resultando um excelente material fotográfico cujo temáticas variadas, terminam por abarcar vasto leque temático interdisciplinar.
As publicações e editoriais possuem uma relativa interdependência entre si, mantendo alguns elementos em comuns como a "marca" da Sociedade, seus objetivos e padrões de qualidade, contudo, seja onde for produzida no mundo, sempre excelentes, o que tornou conhecida e inconfundível a National Geographic Society.
Acesse:

sábado, 17 de outubro de 2009

Fernanda Montenegro

Ícone das artes cênicas no Brasil, a atriz Fernanda Montenegro acaba de completar 80 anos. Dona de um currículo invejável, no qual inclui-se a honra de ter sido convidada (e recusar-se) a chefiar o Ministério da Cultura no governo Sarney e também a de ser a primeira latino-americana a concorrer ao Oscar de melhor atriz por sua atuação primorosa em "Central do Brasil". Também destaco, de sua filmografia mais recente, "O outro lado da rua", no qual se reproduz a situação do vizinho que espia a janela fronteira e "Casa de Areia", que trata do avanço do tempo através da retratação de fases da vida de três mulheres de uma mesma família.

Segundo o jornal "Hoje em Dia" Depoimentos de Fernanda já renderam, pelo menos, três biografias. "A Vida de Fernanda Montenegro" (Editora Rio) é a transcrição de um depoimento dado a Tânia Coelho no início da década de 80. Bem elaborada, "Fernanda Montenegro, O Exercício da Paixão" (Editora Rocco, 1990) é fruto de uma série de entrevistas realizadas por Lucia Rito, retrabalhadas com arguto senso de observação pela autora. E acaba de sair pela coleção Aplauso, "Fernanda Montenegro, A Defesa do Mistério", depoimento biográfico colhido por Neusa Barbosa, cujo lançamento está previsto para o próximo dia 28 de outubro, durante a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Prêmios da BN

"Estão abertas até o dia 28, as inscrições para os prêmio literários da Fundação Biblioteca Nacional. As premiações, no valor de R$ 12,5 mil. Contemplarão escritores, tradutores e autores de projeto gráfico em várias categorias. Para concorrer, as obras devem ter sido publicadas entre 1º de novembro de 2008 a 31 de agosto de 2009. O resultado será divulgado em dezembro e o edital está disponível no site www.bn.br
Informações: (21) 2220-2057 ou pelo e-mail: cgll@bn.br"

Fonte: O Globo – Prosa & Verso – pág. 5 em sábado 17 de outubro de 2009

IMS - Instituto Moreira Salles

"Fundado em 1990 pelo embaixador e banqueiro Walther Moreira Salles (1912-2001), o Instituto Moreira Salles é uma entidade civil sem fins lucrativos que tem por finalidade exclusiva a promoção e o desenvolvimento de programas culturais.
Seu acervo reúne cerca de 550 mil fotografias, 100 mil músicas (entre as quais, 25 mil gravações digitalizadas), uma biblioteca com 400 mil itens (quase 90 mil deles catalogados) e uma pinacoteca com mais de três mil obras. Entre as coleções desse conjunto, que são mantidas por meio das mais modernas técnicas de restauração e conservação, destacam-se as de Marc Ferrez, Marcel Gautherot, José Medeiros, José Ramos Tinhorão, Humberto Franceschi, Pixinguinha, Decio de Almeida Prado e Ana Cristina Cesar.
O IMS possui quatro centros culturais e três galerias de arte em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Poços de Caldas e Curitiba, locais onde promove exposições, palestras, shows, ciclos de cinema e eventos.
Na área editorial, além de livros e catálogos de arte, publica a série Cadernos de Literatura Brasileira e a revista de ensaios serrote."
Acesse:

1º Colóquio Internacional Richard Rorty

Pesquisadores brasileiros e americanos participam de terça a sexta-feira, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ (Avenida Pasteur 250), do 1º Colóquio Internacional Richard Rorty, dedicado ao filósofo americano, que morreu em 2007. Informações: http://www.richardrorty.com.br/


Fonte: O Globo – Prosa & Verso – pág. 3 em 17 de outubro de 2009.

Joyce e Gertrude

O site www.ubuweb.com reduto virtual da arte de vanguarda, botou no ar este mês duas preciosidades para quem se interessa por literatura moderna: um áudio do irlandês James Joyce lendo “Anna Lívia Plurabelle”, oitavo e mais conhecido capítulo de “Finnegans Wake” (o texto pode ser acompanhado em: www.finneganswake.org/joycereading; e Getrude Stein recitando “If I told him”, seu retrato em versos do pintor Pablo Picasso.

Fonte: O Globo – Prosa & Verso – pág. 5 em sábado 17 de outubro de 2009

Borges inédito

A editora Hedra manda para as livrarias no começo do mês que vem três livros com entrevistas do escritor argentino Jorge Luís Borges inéditas em português. “Sobre o sonho e outros diálogos”, “Sobre a filosofia e outros diálogos” e “Sobre a amizade e outros diálogos” são o resultado de conversas entre Borges e o poeta ensaísta Osvaldo Ferrari gravadas em 1984 e 1985, poucos antes da morte do escritor, em 1986. A política latino-americana, o amor pelo gênero épico, as sagas islandesas, Shakespeare e o comportamento dos japoneses são alguns dos assuntos abordados por Borges e suas declarações assumidamente digressivas. Os volumes são traduzidos e organizados pelo escritor e crítico chileno John Lionel O´Kuinghttons Rodríguez.

Fonte: O Globo – Prosa & Verso – pág. 5 em sábado 17 de outubro de 2009

Fórum das Letras

Já estão abertas as inscrições para o Fórum das Letras de Ouro Preto, que acontece de 29 de outubro a 2 de novembro. Serão 500 vagas gratuitas para cada mesa. Inscrições podem ser feitas no site: http://www.forumdasletras.ufop.br/

Fonte: O Globo – Prosa & Verso – pág. 3 em 17 de outubro de 2009.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Euclides da Cunha IV

As homenagens ao centenário de morte de Euclides da Cunha, iniciados em agosto na Academia Brasileira de Letras (ABL) continuam, sob a coordenação do acadêmico Alberto Venâncio Filho. Visite a exposição “Euclides, um brasileiro” e acompanhe a programação no site:

http://www.academia.org.br/

Fundação Biblioteca Nacional

Fundação Biblioteca Nacional - "A Biblioteca Nacional do Brasil, considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo, é também a maior biblioteca da América Latina.
O núcleo original de seu poderoso acervo calculado hoje em cerca de nove milhões de itens é a antiga livraria de D. José organizada sob a inspiração de Diogo Barbosa Machado, Abade de Santo Adrião de Sever, para substituir a Livraria Real, cuja origem remontava às coleções de livros de D. João I e de seu filho D. Duarte, e que foi consumida pelo incêndio que se seguiu ao terremoto de Lisboa de 1º de novembro de 1755.
O início do itinerário da Real Biblioteca no Brasil está ligado a um dos mais decisivos momentos da história do país: a transferência da rainha D. Maria I, de D. João, Príncipe Regente, de toda a família real e da corte portuguesa para o Rio de Janeiro, quando da invasão de Portugal pelas forças de Napoleão Bonaparte, em 1808.
O acervo trazido para o Brasil, de sessenta mil peças, entre livros, manuscritos, mapas, estampas, moedas e medalhas, foi inicialmente acomodado numa das salas do Hospital do Convento da Ordem Terceira do Carmo, na Rua Direita, hoje Rua Primeiro de Março.
A 29 de outubro de 1810, decreto do Príncipe Regente determina que no lugar que serviu de catacumba aos religiosos do Carmo se erija e acomode a Real Biblioteca e instrumentos de física e matemática, fazendo-se à custa da Fazenda Real toda a despesa conducente ao arranjo e manutenção do referido estabelecimento. A data de 29 de outubro de 1810 é considerada oficialmente como a da fundação da Real Biblioteca que, no entanto, só foi franqueada ao público em 1814.Quando, em 1821, a Família Real regressou a Portugal, D. João VI levou de volta grande parte dos manuscritos do acervo.
Depois da proclamação da independência, a aquisição da Biblioteca Real pelo Brasil foi regulada mediante a Convenção Adicional ao Tratado de Paz e Amizade celebrado entre o Brasil e Portugal, em 29 de agosto de 1825. Administrativamente a Biblioteca Nacional esteve subordinada ao antigo Ministério do Interior e Justiça, depois ao Ministério da Educação e Saúde.
Com a criação do Ministério da Saúde, ela passou integrar o Ministério da Educação e Cultura. Em 1981, o órgão passou à administração indireta, fazendo parte da Fundação Nacional Pró-Memória, até o ano de 1984, quando, junto com o Instituto Nacional do Livro, passou a constituir a Fundação Nacional Pró-Leitura.
Em 1990 a Biblioteca Nacional, com sua biblioteca subordinada, a Euclides da Cunha, do Rio de Janeiro, e o Instituto Nacional do Livro, com sua Biblioteca Demonstrativa, de Brasília, passaram a constituir a Fundação Biblioteca Nacional (FBN).
A partir de 2004, através do seu atual estatuto, Decreto n. 5.038 de 7 de abril de 2004, é composta por um Presidente, nomeado pelo presidente da República, um diretor executivo, e seis Diretores à frente de dois centros: Centro de Processos Técnicos e Centro de Referência e Difusão e quatro Coordenadorias-gerais: de Planejamento e Administração, Pesquisa e Editoração, Livro e Leitura e Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas. A FBN possui ainda um Escritório de Direitos Autorais para registro e averbação de direitos de autor e também é a Agência Nacional do ISBN (International Standard Book Number). Como tal, ela coordena e incentiva o uso do sistema internacional de numeração de livros e atribui códigos às editoras e às publicações nacionais para efeito de divulgação e comercialização.A Fundação Biblioteca Nacional é a única beneficiária da Lei 10.994 de 14 de dezembro de 2004, que dispõe sobre a remessa de obras à Biblioteca Nacional.
O principal objetivo da lei do Depósito Legal é assegurar o registro e a guarda da produção intelectual nacional, além de possibilitar o controle, a elaboração e a divulgação da Bibliografia Brasileira corrente, bem como a defesa e a preservação da língua e da cultura nacionais.
Hoje, para efeito de Depósito Legal, entende-se por publicação toda obra registrada, em qualquer suporte físico, destinada à venda ou distribuição gratuita.É através do cumprimento da lei do Depósito Legal, que a Biblioteca Nacional, ao receber um exemplar do que se publica no Brasil, vai-se tornado a guardiã da memória gráfica brasileira. A lei do Depósito Legal é o mais poderoso auxiliar da Biblioteca Nacional no cumprimento de sua finalidade de proporcionar a informação cultural nas diferentes áreas do conhecimento humano com base na produção intelectual brasileira e nas obras mais significativas da cultura estrangeira, que constituem o sempre crescente acervo bibliográfico e hemerográfico, cujo conjunto lhe cumpre preservar.Insere-se a Biblioteca no conceito de nacional, em contraposição ao de pública por apresentar as seguintes características: ser beneficiária do instituto do Depósito Legal; possuir mecanismo estruturado para compra de material bibliográfico no exterior a fim de reunir uma coleção de obras estrangeiras, nas quais se incluam livros relativos ao Brasil ou de interesse para o país; elabora e divulga a bibliografia brasileira corrente através dos Catálogos em linha, disponíveis no Portal Institucional (www.bn.br/portal/www.bn.br); é também o centro nacional de permuta bibliográfica, em âmbito nacional e internacional.Sob o novo estatuto de Fundação, a Biblioteca Nacional ampliou seu campo de atuação, passando a coordenar as estratégias fundamentais para o entrelaçamento de três dos mais importantes alicerces da cultura brasileira: biblioteca, livro e leitura.
Assim a instituição coordena o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas e a política de incentivo à leitura através do Proler.Para garantir a manutenção de seu acervo, a FBN possui laboratórios de restauração e conservação de papel, estando apta a restaurar, dentro das mais modernas técnicas, qualquer peça do acervo que precisar desse serviço.
Possui também oficina de encadernação e centro de microfilmagem, fotografia e digitalização. Nessa área de conservação de acervo, a Biblioteca Nacional desenvolve dois planos: O Plano Nacional de Microfilmagem de Periódicos Brasileiros, com uma rede de núcleos estaduais de microfilmagem com vistas à preservação de toda produção jornalística do país e o Plano Nacional de Restauração de Obras Raras, cujo objetivo é identificar e recuperar obras raras existentes, não só na Biblioteca Nacional, como em outras bibliotecas e acervos bibliográficos do país.
Com vistas a consolidar a inserção da Fundação Biblioteca Nacional na sociedade da informação, foi lançado o Portal Institucional (www.bn.br/portal/www.bn.br), permitindo o acesso aos Catálogos em linha. Em 2006 foi criada a Biblioteca Nacional Digital concebida de forma ampla como um ambiente onde estão integradas todas as coleções digitalizadas colocando a Fundação Biblioteca Nacional na vanguarda das bibliotecas da América Latina e igualando-a às maiores bibliotecas do mundo no processo de digitalização de acervos e acesso às obras e aos serviços, via Internet. "

Livro: entre o dogma e a liberdade

Decerto a relação entre a liberdade que permeia e perpassa a leitura dos livros e os leitores com a religião (seja esta qual for), é das mais tradicionalmente tensas e igualmente exploradas pela literatura e história. Nestas abordagens nem sempre imperam a concórdia e bom entendimento entre as verdades estabelecidas confirmadas pelos hermeneutas, apesar dos esforços dos apologistas e exegetas em todos os tempos. Contudo se paira o dogma que vige entre o inquestionável da palavra nas "Sagradas Escrituras" rechaçando toda e qualquer interpretação que lhe questione ou difira como há também, a presença dele nos cânones de toda e qualquer literatura que por fim, gera inusitada situação de semelhança de ortodoxia entre crentes e leitores.
De todo modo a afirmação de Montaigne "desconfio do homem que só lê e conhece um livro" continua a valer para ambos os casos onde só persiste a univocidade de uma leitura e/ou livro único, coisa típica de leitores limitados ou leituras tendenciosas...
Afinal não será que a leitura de um "As mil e uma noites" não contribui para uma melhor compreensão de um Al Corão? Que dizer então das muitas obras que se inspiram nos profetas do Antigo Testamento ou dos Apóstolos e mesmo da pessoa de Cristo nos Evangelhos? Acaso que será da tradição judaica sem o acervo que compõe a Torá e sua relação as tantas outras obras como o Talmude e o Zohar?
Além disto, acaso, o index librorvm proibitorvm imposto pela igreja medieval mais baniu ou estimulou a leitura das "obras proibidas"?
Talvez nada seja mais "sagrado" junto das Escrituras do que a liberdade dos leitores para, em qualquer livro, redescobrirem que Deus pode, como diz a sabedoria popular, "escrever certo por linhas tortas", como também em todos os gêneros, estilos, culturas, épocas, formas, meios, temas, áreas e possibilidades.
E que por fim não há dogma que justifique e liberdade que não confirme a divindade da palavra, assim como ser a própria literatura, esta também, uma forma de religião da qual a própria religião talvez, não sobreviva.

Na foto acima e direita: os personagens de Bernardo de Güi e William de Bakersville na adaptação da obra de Umberto Eco "O nome da rosa".

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Jogo de Intrigas

Lançado em 2001, o filme "O" ("Jogo de intrigas", na versão brasileira), faz, nas próprias palavras do diretor Tim Blake Nelson, a transposição de uma tragédia shakespeariana para o cenário da escola secundária norte-americana, com todo seu histórico de violências e atentados sangrentos. A tragédia é "Othelo, o Mouro de Veneza".

Odin (Mehki Phifer), o protagonista, é o único aluno negro de uma escola e lá se mantém devido ao seu bom desempenho no time de basquete. Ele é um aluno popular, namora a garota mais linda do colégio (Julie Stiles) e tem toda a admiração do treinador do time. Os seus problemas começam quando todo esse sucesso, desperta a inveja de Hugo (Josh Hartnett), filho do treinador, que se ressente de não receber a mesma atenção que Odin merece de seu pai.

É então que o rapaz decide arquitetar um plano para desmoralizar Odin. Como é muito bem sintetizado na capa do DVD, "ele planejou tudo, menos as conseqüências". E através de uma sucessão de desencontros que inclui o famoso "lenço" da peça de teatro e o envolvimento dos personagens com a cocaína, vamos sendo conduzidos para o dramático final: Hugo desfere tiros a torto e a direito, fazendo pelo menos uma vítima fatal, Odin enforca sua namorada e acaba por se matar. Talvez seja um pouco forte para doentes cardíacos, mas acho altamente recomendável a quem não se incomoda com o anacronismo e as cenas fortes.

Simpósio: 90 anos da OIT - Mobilização social e direitos trabalhistas



Kindle

Começa nesta semana a venda (via importação) da nova versão do - Kindle - o aparelho eletrônico destinado a leitura de livros, revistas e jornais eletrônicamente na duvidosa tendência ou suposição de que tal aparelho, futuramente, irá suplantar os livros e meios impressos. A atual versão traz algumas melhorias de acesso aos conteúdos que irão variar no download e custos, sem oferecer ainda o elemento das cores (que exige mais tecnologia), estimada para ser largamente empregada nas próximas versões dentro de aproximadamente 2 anos.
O kindle pode ser encomendado no site da Amazon (www.amazon.com) e seu presidente Jeff Bezos é um dos maiores entuasiastas no uso do aparelho que até aqui, garantiu apenas a condição de ser mais uma das alternativas para acesso e leitura dos textos, e embora tenha pontualmente num lançamento e outro garantido mais pedidos de e-books do que dos livros convencionais (caso do último livro de Dan Brown lançado nos EUA), continua distante de substituí-los.
Tal questão será, como tantas outras, mais uma em que só o tempo (e os leitores) responderão.

5º Prêmio Bravo!

Pelo quinto ano consecutivo, a revista BRAVO! homenageia artistas e realizadores nas áreas de artes plásticas, cinema, teatro, dança, literatura, música popular e erudita.
A eleição é feita por um júri crítico, que divulgará os vencedores na festa de premiação do dia 26 de outubro, na Sala São Paulo, localizada na capital paulista.
Na categoria Artista Prime do Ano, quem escolhe o vencedor são os internautas.

Acesse e vote:

www.bravonline.abril.com.br/premiobravo2009/

SBP - Sociedade Brasileira de Platonistas

"A Sociedade Brasileira de Platonistas (SBP) é uma associação científica sem fins lucrativos que tem como missão a articulação das pesquisas sobre Platão e o Platonismo no Brasil. A SBP está associada à International Plato Society.Embora não se confundam SBP e GT Platão e Platonismo da ANPOF, sendo possível portanto fazer parte de um e não de outro desses grupos, espera-se que operem paralelamente, facilitando o encontro e troca de informações dos platonistas da SBP, entre si e com outros pesquisadores.São objetivos da SBP a organização de simpósios e outro eventos científicos, a publicação de revistas e obras, a articulação dos pesquisadores interessados nos estudos de Platão e o Platonismo e a divulgação das atividades da International Plato Society."
Acesse:

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Instituto Cervantes

O Instituto Cervantes é uma instituição pública criada na Espanha em 1991 para a promoção e ensino da língua espanhola e a difusão da cultura espanhola e hispano-americana. Se encontra em diversas cidades da Espanha (lugar de nascimento de Miguel de Cervantes que lhe dá nome) e também, com outros diversos institutos-unidades situados pelos 4 continentes do mundo.
No Brasil estão presentes em capitais como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.
Acesse:

Seminário: "Cultura, Poder e Instituições"

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCSO) do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza, entre os dias 13 e 16 de outubro, o I Seminário em Pós-Graduação em Ciências Sociais. Com o tema “Cultura, Poder e Instituições”, o evento busca criar um espaço para debate, promover a interlocução entre estudantes de diferentes programas e contribuir para o aperfeiçoamento de trabalhos de pós-graduação na área. As atividades do seminário serão realizadas no Anfiteatro do ICH.
O Seminário conta com conferências, mesas redondas e seções temáticas, quando serão apresentados trabalhos inscritos por alunos da pós-graduação em Ciências Sociais e também de outros programas. O prazo para inscrição de resumos já foi encerrado, mas os interessados em participar como ouvintes podem se inscrever durante os dias do evento.

Outras informações: 8812-7252 (Carlos Eduardo Procópio)
8861-7924 / 3231-6338 (Wallace Rocha Rodrigues)


segunda-feira, 12 de outubro de 2009

ABRALIC - Associação Brasileira de Literatura Comparada

A Associação Brasileira de Literatura ComparadaABRALIC é uma associação civil de caráter cultural, sem fins lucrativos, que congrega professores universitários, pesquisadores e estudiosos de Literatura Comparada em âmbito nacional. Os objetivos fundamentais de nossa entidade são os de fomentar os estudos comparatistas nos cursos de graduação e pós-graduação em Letras por meio da promoção de seminários, simpósios e cursos destinados ao público acadêmico. Desde sua fundação, a ABRALIC mantém publicações especializadas em Literatura Comparada e realiza a divulgação de obras científicas e literárias dessa área de interesse, assim como estimula o intercâmbio cultural com outras entidades congêneres nacionais e de âmbito internacional.
Acesse:

domingo, 11 de outubro de 2009

Revista de História da Biblioteca Nacional: "Invasões francesas"

Está nas bancas a edição nº 49 da Revista de História da Biblioteca Nacional que destaca: "Invasões francesas". A publicação é inteiramente voltada para a historiografia brasileira, trazendo as mais recentes pesquisas na área de História e em sua relação com outras no trato de diversos temas e pesquisas, sob autoria de renomados historiadores pesquisadores e professores consagrados, e também os novos com relevantes contribuições ao pensamento e reflexão da disciplina no país.
Acesse:

Nobel de Literatura 2009: Herta Müller

Nascida na Romênia e naturalizada alemã, embora desde sempre em meio a minoria de etnia germânica no seu país natal, a mais nova agraciada com o Nobel de Literatura - Herta Müller - possui uma escrita com "linguagem pura", fragmentada numa atmosfera de estranhamento com narrativa curta. Sem jargões lingüísticos e populares, sua obra busca desvendar as descobertas da infância, equilibrando-se entre os limites destas observações e dos medos que se tem diante delas, onde a assimilação da língua alemã, também se prestou como recurso de resistência e consciência da própria dignidade ante a opressão ditatorial romena.
A autora é pouco conhecida no Brasil, porém não inédita, sua obra "O compromisso"(2004) foi editada pela Globo. Para saber mais sobre o Prêmio Nobel de Literatura concedido a Herta Müller e os lareados anteriores, acesse:

nobelprize.org/nobel_prizes/literature/

sábado, 10 de outubro de 2009

Nobelprize

A Academia Sueca (Svenska Academien) é a instituição incumbida de atribuir o Prêmio Nobel desde 1901. Fundada em 1786, pelo rei Gustavo III, com o objetivo de dignificar a língua sueca, teve por modelo a Academia Francesa. O mesmo seria atingido através da elaboração de uma gramática e dicionário da língua, além de outros trabalhos que servissem de exemplo na arte de bem escrever. Ao longo de sua existência, a Academia Sueca conheceu a ascensão e o declínio financeiro e sua principal fonte de rendimento vem das publicações de jornais.
Após uma situação difícil, com a morte do Rei Gustavo III em 1792, só em 1834 a Academia Sueca voltou a renascer, com a intervenção de Bernhard von Beskow, seu secretário.
Em 1884, Carl David af Wirsén substitui von Beskow, até 1913, ano em que Eric Axel Karlfeldt toma o lugar de secretário permanente, função que manteve até 1931. Este último modernizou a academia, dividindo-a em três comitês principais - Financeiro, da Linguagem e do Nobel - e contribuiu para a eleição da primeira mulher. A Academia Sueca é composta por 18 membros, metade deles escritores. No edifício onde se situa também se encontra a Bolsa de Estocolmo.
Acesse:

Museu da Língua Portuguesa, SP

Inaugurado no dia 20 de março, o Museu da Língua Portuguesa abriu suas portas à visitação pública no dia 21 de março de 2006. O Museu apresenta uma forma expositiva diferenciada das demais instituições museológicas do país e do mundo, usando tecnologia de ponta e recursos interativos para a apresentação de seus conteúdos. Muito mais do que aplicar as tecnologias ao espaço expositivo por puro deleite de modernidade, o Museu da Língua Portuguesa adota tal museografia a partir de um dado muito simples: seu acervo, nosso idioma, é um “patrimônio imaterial”, logo não pode ser guardado em uma redoma de vidro e, assim, exposto ao público. A preservação do patrimônio imaterial é um tema extremamente importante e complexo, e que, só recentemente, começou a ser discutido no mundo. Hoje, o Brasil já dispõe de legislação específica, que permite o tombamento de tal patrimônio, reconhecidamente importante para a manutenção e valorização da nossa identidade cultural. Assim, o Museu da Língua Portuguesa, com seu acervo virtual, é uma instituição pioneira na preservação de um bem imaterial, merecendo a atenção de outras instituições, tanto brasileiras quanto estrangeiras. Em um mundo altamente globalizado, onde tudo se parece, cada vez mais será importante a preservação do patrimônio imaterial (diferencial identitário de povos, nações e comunidades) e a criação de espaços dedicados a esta função.
Acesse:

Projeto Memória de Leitura

Desenvolvido junto ao Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp, e coordenado pelas professoras doutoras Márcia Abreu e Marisa Lajolo, o projeto - Memória de Leitura - é voltado para pesquisas sobre a história da leitura e do livro no Brasil.
O objetivo do site é disponibilizar bibliografia, dados e fontes primárias para pesquisadores da área e difundir o resultado das pesquisas desenvolvidas por seus pesquisadores.
No site encontram-se desde artigos produzidos pelos pesquisadores até registros iconográficos.
Acesse:

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

IV Feira de Ciência e Tecnologia da UFJF

Já começaram os preparativos para a IV Feira de Ciência e Tecnologia do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento envolve alunos dos Ensinos Fundamental e Médio da rede pública de Juiz de Fora e integra o calendário oficial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Governo Federal, que este ano tem como tema a Ciência no Brasil. O objetivo é incentivar os alunos da rede pública na produção de experimentos na área das ciências, despertando a curiosidade e reforçando a pesquisa e o aprendizado iniciados na sala de aula.
Em função do adiamento das aulas nas escolas, por causa da gripe Influenza A (H1N1), o prazo para inscrição de trabalhos foi prorrogado para 18 de setembro. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do preenchimento do formulário próprio, disponibilizado pelo Critt. Os trabalhos inscritos deverão ter um nome definido e indicar um professor orientador, vinculado à escola de origem. Cada candidato ou grupo de candidatos (de, no máximo, três participantes) poderá inscrever somente um trabalho. Os projetos serão avaliados segundo os quesitos criatividade, inovação, qualidade, domínio do tema e apresentação, com premiações para os três primeiros colocados de cada categoria – Ensinos Fundamental e Médio.
A IV Feira de Ciência e Tecnologia acontecerá nos dias 22 e 23 de outubro de 2009, das 13h às 16h, no Centro de Ciência da UFJF, ao lado do Colégio de Aplicação João XXIII. Até o momento, a Feira conta com o apoio das seguintes organizações: Arcelor Mittal, Bit Company, Mello Informática e Pizzaria Giramundo.
Outras informações pelo telefone (32) 3229-3435 – ramal 24.
Acesse:

Fundação Casa de Rui Barbosa


A Fundação Casa de Rui Barbosa - oferece um espaço reservado ao trabalho intelectual, à consulta de livros e documentos e à preservação da memória nacional. Conheça suas atividades relacionadas à preservação e divulgação do legado de Rui Barbosa e à formação, conservação e difusão de acervos bibliográficos, documentais e arquitetônicos, com o apoio de laboratórios técnicos. Conheça também os estudos e pesquisas (estudos ruianos, de política cultural, história, direito e filologia e em cultura brasileira em geral).
Acesse:

Observatório da Imprensa

O Observatório da Imprensa é uma iniciativa do Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo e projeto original do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É um veículo jornalístico focado na crítica da mídia, com presença regular na internet desde abril de 1996. Nascido como site na web, em maio de 1998 o Observatório da Imprensa ganhou uma versão televisiva, produzida pela TVE do Rio de Janeiro e TV Cultura de São Paulo, e transmitida semanalmente pela Rede Pública de Televisão. Em maio de 2005, o Observatório da Imprensa chegou ao rádio, com um programa diário transmitido pela rádio Cultura FM de São Paulo, rádios MEC AM e FM do Rio de Janeiro, e rádios Nacional AM e FM de Brasília.
Os áudios dos programas, na forma de um blog, estão disponíveis no http://www.observatoriodaimprensa.com.br/

Eduardo Giannetti da Fonseca

Eduardo Giannetti (1957) é graduado em economia, administração e contabilidade (FEA) além de Ciências Sociais (FFLCH) pela Universidade de São Paulo, com doutorado em economia pela Universidade de Cambridge, onde foi também professor em 1984 e 1987 e de 1988 a 2001. Lecionou na FEA da USP e atualmente leciona integralmente no Ibmec de São Paulo.
Ganhador de dois prêmios Jabuti em 1994 com "Vícios privados, benefícios públicos?" (1993, Cia das Letras) e "As partes & o todo" (1995, Siciliano) é autor de muitas obras e artigos com regular presença em programas televisivos e na mídia impressa. Suas obras se destacam por um apurado desenvolvimento de suas premissas e idéias em linguagem clara, com argumentação acessível e ao mesmo tempo com instigante reflexão. São valiosas obras como "Auto-engano" (1997, Cia das Letras), "Nada é tudo" (2000, Campus), "Felicidade" (2002, Cia das Letras), "O valor do amanhã" (2005, Cia das Letras) e mais recentemente "O livro das citações" (2008, Cia das Letras) teve também sua tese de doutorado publicado por esta editora com o título "O mercado das crenças" (2003). Um intelectual original e acessível, com afirmativas contribuições ao pensamento brasileiro.