quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Jogo de Intrigas

Lançado em 2001, o filme "O" ("Jogo de intrigas", na versão brasileira), faz, nas próprias palavras do diretor Tim Blake Nelson, a transposição de uma tragédia shakespeariana para o cenário da escola secundária norte-americana, com todo seu histórico de violências e atentados sangrentos. A tragédia é "Othelo, o Mouro de Veneza".

Odin (Mehki Phifer), o protagonista, é o único aluno negro de uma escola e lá se mantém devido ao seu bom desempenho no time de basquete. Ele é um aluno popular, namora a garota mais linda do colégio (Julie Stiles) e tem toda a admiração do treinador do time. Os seus problemas começam quando todo esse sucesso, desperta a inveja de Hugo (Josh Hartnett), filho do treinador, que se ressente de não receber a mesma atenção que Odin merece de seu pai.

É então que o rapaz decide arquitetar um plano para desmoralizar Odin. Como é muito bem sintetizado na capa do DVD, "ele planejou tudo, menos as conseqüências". E através de uma sucessão de desencontros que inclui o famoso "lenço" da peça de teatro e o envolvimento dos personagens com a cocaína, vamos sendo conduzidos para o dramático final: Hugo desfere tiros a torto e a direito, fazendo pelo menos uma vítima fatal, Odin enforca sua namorada e acaba por se matar. Talvez seja um pouco forte para doentes cardíacos, mas acho altamente recomendável a quem não se incomoda com o anacronismo e as cenas fortes.

Nenhum comentário: