Traduzidos em mais de vinte idiomas, seus livros buscam retratar em linguagem altamente poética e contundente alguns lances da realidade, sobretudo a da América Latina. Não escapa ao autor a preocupação com assuntos de ordem política, que são o tema principal de "Las venas abiertas de la América Latina" (editada no Brasil pela Paz e Terra).
Recentemente essa obra chamou a atenção do mundo todo, batendo recordes de vendas. O motivo: foi dada de presente por Hugo Chávez ao, então, recém-empossado presidente norte-americano Barack Obama.
O trabalho de Galeano já lhe rendeu o Prêmio Casa das Américas em duas ocasiões - 1975 e 1978. Além destes, recebeu também o Prêmio Aloa, promovido por editoras dinamarquesas, em 1993. A trilogia "Memoria del fuego" foi premiada pelo Ministério da Cultura do Uruguai e recebeu o American Book Award (Washington University, EUA) em 1989.
No Brasil, além da já citada obra pela Paz e Terra, outros livros do autor também são editados pela L&PM Editores, de Porto Alegre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário