terça-feira, 30 de junho de 2009

"Movimento por um Brasil literário"

O Movimento por um Brasil literário é uma iniciativa de um grupo de instituições e pessoas envolvidas com a leitura literária no país. Este documento pretende ampliar o debate em torno da importância da leitura de livros de literatura, acolher propostas e engajar o maior número de pessoas em torno desta causa. É o primeiro passo para a criação de um Movimento por um Brasil literário.
Acesse:

Renato Janine Ribeiro

Renato Janine Ribeiro é professor da cátedra de Ética e Filosofia Política da Universidade de São Paulo (USP), membro do conselho deliberativo do CNPq (1993-1997), ligado a Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC), condecorado pela Ordem Nacional do Mérito Científico (1998) e tendo presidido a CAPES (2003-2006), possui considerável produção bibliográfica da qual despontam entre outras obras "Ao Leitor sem Medo" (1999, UFMG) este sua tese de doutorado na Sorbonne, 1973, "A sociedade contra o social - O alto custo da vida pública no Brasil" (2000, Cia das Letras e Fundação da Biblioteca Nacional) - obra que ganhou um prêmio Jabuti em 2001 na área de Ensaios e Ciências Humanas.
Destacam-se também "Humanidades: Um novo curso na Edusp" (2001, Unesp), "A República" (2001, PubliFolha), "A Democracia" (2001, PubliFolha), "A última razão dos reis" (2002, Cia das Letras), "A marca do Leviatã" (2003, Ateliê), "O afeto autoritário" (2005, Ateliê).
Participa com assiduidade de programas como o "Café filosófico" da CPFL em parceria com a TV Cultura de São Paulo que o exibe entre outros programas na tv brasileira, além de contribuir com diversos artigos na mídia impressa. Mais recentemente produziu a série "Ética" com duas temporadas, na qual aborda a matéria em pequenos episódios e, em todos, relacioando-a com os fatos do cotidiano e vida nacional como religião, corrupção, política e é atualmente reexibida pelo canal Futura.
De linguagem acessível e rara sensibilidade intelectual, se faz compreensível com admirável abertura e honestidade, um professor engajado nas questões sociais e vida nacional onde se firmou há tempos, como uma das grandes referências.
Acesse o site oficial do professor:

www.renatojanine.pro.br

segunda-feira, 29 de junho de 2009

O Tempo do Renascimento: "1500-1520: A idade de ouro"

Nas bancas o quarto fascículo da série "O tempo do Renascimento" retratando "A idade do ouro" no período de 1500 a 1520, quando se dá o ápice do movimento cultural da Renascença, com destaque para os gênios como Botticelli, Da Vinci, Michelangelo e Rafael. As edições da revista pela Duetto editorial e assinadas pelo historiador, pesquisador e professor Luiz Marques (Unicamp) são um primor em qualidade de conteúdo no texto e trato com o material iconográfico, abordando com muita propriedade e qualidade o período. Acesse: http://www.historiaviva.com.br

"A Escada dos Fundos da Filosofia" de Wilhelm Weischedel

A filosofia muitas vezes se apresenta sisuda e com seus muitos pensadores, autores e textos, áridos, difíceis, alguns mais particularmente ao leitor e interessado brasileiro - em geral pouco afeito a um texto ou obra mais densos - e que encontrará nesta uma boa fonte introdutória a história da filosofia. Apresentada em capítulos curtos - A Escada dos Fundos da Filosofia - comentando biograficamente a vida de 34 filósofos onde despontam as considerações oportunas ao esclarescimento de seu pensamento - Wilhelm Weischedel - uma das grandes autoridades da academia alemã do século passado, apresenta-os de modo leve, irônico, engraçado e didático, despertando o interesse para o conhecimento dos filósofos tanto quanto da filosofia.
A seguir a sinopse da obra:

"Muitos são os caminhos pelos quais se pode chegar à mansão dos filósofos. Um deles, tão eficiente quanto pouco convencional, consiste em subir até ela pela 'escada dos fundos'. Ou seja, por meio dos episódios da vida cotidiana, dos traços característicos e das pequenas manias dos filósofos. Nas praças de Atenas ou nas ruas de Paris, na tranqüilidades da oficina de Espinosa ou no tormento do quarto de Kierkegaard, o autor dá voz ao 'escândalo' perene que é a filosofia; um perguntar sem trégua sobre Deus, sobre o mundo e sobre nós mesmos."

A obra é editada pela Angra numa parceria com o Instituto de Ciência e Filosofia Raimundo Lulio.

"Rome" a série

É natural que os acadêmicos em geral olhem com suspeita, quando não, repudiem radicalmente as reconstituições feitas pelo cinema e tv de personagens, fatos, épocas e períodos históricos retratados.
Contudo, a HBO/BBC/RAI fizeram um excelente trabalho com a série "Rome" com duas temporadas e quase uma terceira, descartada pela inviabilidade financeira e sepultada por conta dos incêndios nos cenários da Cinecittà em Roma, onde foram feitas a maioria das gravações. Há uma infinidade de detalhes que a série ao contrário da maioria das outras produções feitas até então não levaram em consideração ou deturpavam, como os costumes domésticos da vida cotidiana romana, as diferenças entre as classes sociais distintas e as mais diversas origens dos muitos povos e culturas que foram dominadas e absorvidas pelo grande império aqui, apresentado numa profusão de cores e vida como os indícios arqueológicos mais recentes tem confirmado e não, aquele mar de mármore branco. O aspecto da sexualidade e em particular o político é destaque na trama que começa com a conquista da Gália por César e "narrada" (ou costurada) por dois personagens Titus Pullo e Lucius Vorenos, centuriões da 13ª legião e, realmente citados num dos relatos feitos por César em sua Guerra Civil, publicada no Brasil como "A guerra civil" (1999, Estação Liberdade).
Acesse o site oficial da série em: http://www.hbo.com/rome/

sexta-feira, 26 de junho de 2009

"Fernando Pessoa: o guardador de papéis"

Foi apresentada em Lisboa no último dia 24 uma compilação de escritos inéditos do escritor português Fernando Pessoa (1888-1935). Organizado pelo colombiano Jerónimo Pizarro, o livro tem o título de "Fernando Pessoa: o guardador de papéis" e reúne escritos não divulgados ou pouco conhecidos do autor de Mensagem (1934).

Fonte: g1.com.br

quinta-feira, 25 de junho de 2009

ABL convida para o Ciclo de conferências: A França no Brasil

Acontece no teatro R. Magalhães Jr. na ABL -Academia Brasileira de Letras, de 15 a 30 de junho, das 10 às 17 h, o evento "A França no Brasil". Ciclo de conferências sob a coordenação do Embaixador e Imortal Alberto da Costa e Silva. As incrições são gratuitas e podem ser feitas no site da ABL. A programação consta também a exibição de dois filmes.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Revista eletrônica "Contemporâneos"

Foi lançada a revista - "Contemporâneos" - "revista eletrônica de Artes e Humanidades - especializada em fenômenos ligados à História do Tempo Presente(século XX e XXI) - recebe em fluxo contínuo artigos, resenhas, opiniões e ensaios críticos". Uma excelente oportunidade para o público acadêmico em nível de graduação e pós publicarem seus estudos e resultados, além de terem nela mais uma valiosa fonte pesquisas.
Acesse:

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Uma boa leitura inicial (ou não) da obra de Saramago

Do Nobel português José Saramago muito se tem falado: de seu estilo alegórico, de sua escrita quase contínua, em que as regras da "boa pontuação" são conscientemente desprezadas e, por fim, da dificuldade em se ler o autor. Dificuldade que, possivelmente, decorre dos dois motivos elencados acima.

Todavia a obra discutida nesse mês (O conto da ilha desconhecida) é uma boa porta de entrada para o universo ficcional de Saramago. Curta, ela contém, apesar disso, todos os elementos que fizeram dele um autor de renome. A história, aparentemente simples, de um homem que deseja um navio para fazer novas descobertas oculta muitos ensinamentos - e críticas - nas suas entrelinhas.

As "aventuras" narradas começam quando um homem vai até o rei tentar obter um barco, e topa com uma quase negativa real, pois o monarca acha que não é possível haver terras a descobrir. Terminam quando o barco solta as amarras e toma o rumo do alto mar, com o narrador nos esclarecendo que a verdadeira viagem que precisa ser feita é a viagem interior. Moral bastante parecida com a do "Pequeno Príncipe" (obra já discutida pelo grupo no mês de abril) e com a de um poema drummondiano lembrado naquela ocasião: "O homem, as viagens".

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Seminário "100 anos sem Euclides"

A UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e a UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) têm o prazer de convidar para o Seminário Internacional “100 anos sem Euclides”, que ocorrerá em Cantagalo, no interior Estado do Rio de Janeiro, entre os dias 25 e 27 de setembro de 2009, no Hotel Fazenda Pesqueiro da Aldeia. O evento marca o centenário de morte do escritor fluminense Euclides da Cunha, e congregará atividades de caráter multidisciplinar, tais como mesas redondas, apresentação de trabalhos, peças teatrais, exibição de filmes, premiação de trovas etc. As discussões se pautarão na obra do autor de “Os sertões” e em sua relevância para a constituição da cultura nacional, bem como seu diálogo com os mais diversos temas da atualidade: ecologia, política, relações internacionais, sociologia, filosofia. O Seminário contará com a presença de especialistas nacionais e internacionais. Os inscritos nas diversas modalidades de participação, como ouvintes ou com a apresentação de trabalhos (painéis e comunicações), receberão certificados específicos (de participação e de apresentação). Desta forma, o Seminário Internacional "100 Anos Sem Euclides" pretende trazer a público um amplo e sólido conjunto de projetos de pesquisa e de abordagens teórico-críticas sobre o autor cantagalense e sua obra.
Mais informações e inscrições através do site institucional http://www.projetoeuclides.iltc/

Tradução: uma atividade pouco valorizada em Machado de Assis

A Crisálida Livraria e Editora (http://www.crisalida.com.br/) traz a público um livro que pretende chamar a atenção das pessoas para uma faceta pouco estudada da figura de Machado de Assis: a de tradutor. TRÊS PEÇAS FRANCESAS TRADUZIDAS POR MACHADO DE ASSIS, com organização, introdução e notas de Jean-Michel Massa (320 págs., R$ 46,00), reúne as peças “Os burgueses de Paris”, “Tributos da mocidade” e “Forca por Forca”.

A importância da obra reside no fato de que ela força uma revisão de Machado de Assis, à luz das leituras que ele fez enquanto tradutor e do quanto essas podem ter influenciado sua obra. Além disso, aponta um novo caminho para pesquisadores brasileiros, normalmente pouco afeitos ao estudo da tradução. Cabe ressaltar que o organizador do volume é um professor francês, que precisou esperar muitos anos para ter publicados no Brasil seus estudos sobre o autor de "Memórias Póstumas de Brás Cubas" (1881).

Texto elaborado com base na notícia divulgada no site: http://port.pravda.ru/sociedade/cultura/17-06-2009/27250-machadoassisoutra-0

quinta-feira, 18 de junho de 2009

III Seminário: "O Passado no Presente - Releituras da Modernidade"

Acontece nos dias 9 e 10 de julho no campus Gragoatá, Instituto de Letras da UFF, Niterói, RJ, o 3º seminário "O Passado no Presente - Releituras da Modernidade" com uma promissora programação em torno de áreas como História, Antropologia, Literatura e Filosofia. No dia 9, o evento contará com a presença do renomado estudioso francês do livro Roger Chartier (Collège de France), autor de diversas obras como "História da leitura no mundo ocidental" em 2 vols. com Guglielmo Cavallo (1998, ed. Àtica), "A Aventura do Livro - Do Leitor ao Navegador" (1998, ed. Unesp) entre outras. Além de conferência, ele ministrará o mini-curso "Cultura escrita e 'literaturas' na Europa do século XVI ao século XVIII". Os temas das mesas redondas são: (1) "A descoberta do outro", (2) "Machado de Assis e seu tempo" e (3) "Leitura e tradução". Um evento relevante para quem se interessa pelo universo do livro, leitura, leitor e do universo relacionado aos mesmos.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

III Ciclo de Palestras do LGB-ICB da UFJF

Acontece na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) - no Instituto de Ciências Biológicas (ICB) pelo Laboratório de Genética e Biotecnologia (LGB), o III Ciclo de Palestras com a temática: “Comemoração pelos 200 anos do nascimento de Darwin e 150 anos da publicação da Origem das Espécies”.
Informações, acesse: http://www.ufjf.br/pgcbio/ciclo/

ENTRELINHAS: no Twitter e Youtube

O programa Entrelinhas da TV Cultura está no Twitter www.twitter.com/entrelinhas e também no Youtube www.youtube.com.br/radarcultura.
São outras oportunidades para se informar mais e melhor sobre o que é exibido no programa ou rever algumas das matérias deste excelente programa televisivo voltado para a Literatura. Acesse também o site do programa em: http://www2.tvcultura.com.br/entrelinhas/

"BRED - Biblioteca Redentorista"

A nova Biblioteca Redentorista - ao lado da Igreja Nossa Senhora da Glória - figura como referência por ter um dos melhores acervos bibliográficos da cidade - com cerca de 60 mil obras - (Tribuna de Minas, Caderno Dois, pág. 4 em 12/11/2008) em espaço inteiramente novo, ampliado, climatizado com todas as condições e recursos para conservação, manutenção e restauro dos livros além de disponibilizá-los para o público. Seu index librorvm concentra as áreas das Ciências Humanas, particularmente Filosofia, História, Letras, Ciências Sociais e Psicologia. Uma parte é composta por preciosas raridades do século XVI, sendo ainda encontradas outras em línguas como a grega, latina, holandesa, alemã, italiana, francesa e espanhola. Na Biblioteca, também constam uma máquina xerox para cópias (uma vez que os livros não são disponibilizados para empréstimo, sendo apenas para uso e consultas internas). O acervo foi constituído por doações feitas no Brasil e Europa, tendo iniciado suas atividades como Biblioteca no antigo seminário da Floresta (onde ocorriam os cursos de filosofia e teologia) e posteriormente, transferida para onde hoje se encontra, esforço heróico e trabalho do Pe. Jaime Snoek, um de seus mais diletos usuários que podemos encontrar constantemente lá.
Há também no local espaço para eventos como as quartas filosóficas, no segundo dos quatro pavimentos do novíssimo prédio, agora como nunca das maiores e melhores referências sobre livros e saberes, típicos das melhores bibliotecas.
Em breve estará disponível todo o index do acervo na internet.

A Biblioteca está aberta de segunda a sexta, das 9h às 17h, na Avenida dos Andradas nº 855, morro da Glória. Telefone: 3314-0271. e-mail: bibliotecaredentorista@gmail.com

"Biblioteca Brasiliana"

Na rede a - Biblioteca Brasiliana - doação do maior acervo particular do mundo e dos mais importantes pelo bibliófilo José Mindlin, a biblioteca que tem o nome "Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin", ganhou prédio inteiramente novo e moderno na cidade universitária da Universidade de São Paulo (USP). São mais de 20 mil metros quadrados para um acervo e coleção que, agora, terão acesso universal. Parte dos livros ainda estão em fase de digitalização por um equipamento e robô especial (com o apelido de "Maria Bonita"), que opera registrando folha por folha de cada uma das obras.
Contudo, muitas outras já se encontram disponíveis, o site oferece diversas opções para pesquisa e crescente acesso para aquela que será parte inestimável do patrimônio universal da cultura, numa das melhores bibliotecas do mundo, composta ao longo de muitos anos de pesquisas e trabalho pelo paciente e generoso casal.
Acesse:

terça-feira, 16 de junho de 2009

"A Idade Média no Cinema"

É de longa data a inspiração de obras da História para roteiros na cinematografia cujos os resultados são, geralmente, duvidosos, inda que sucessos de bilheteria e claro, a máxima de que a sétima arte "não tem compromisso com a verdade" (histórica no caso) e assim, se valendo de uma livre interpretação que pode variar do roteirista ao diretor do filme. Neste sentido, a presente obra resulta interesse por refletir o trato do Cinema ao período medieval, sempre muito envolto numa mística romântica que pouco arrefece ou muda com o pouco realismo nada rigoroso e fiel do cinema.

"Filmes como "A paixão de Joana d´Arc" (1927), de Carl Dreyer; "O incrível exército de Brancaleone" (1966), de Mario Monicelli; "O sétimo selo" (1957), de Igmar Bergman e "Henrique V", de Kenneth Branagh, são algumas das muitas obras analisadas por estudiosos que desvendam, em contraponto aos dados históricos, como a Idade Média foi interpretada pelo cinema."

Fonte: O Globo - Prosa e Verso - pág. 4 em 20 de junho de 2009.

Segue a sinopse:

"A Idade Média era mesmo assim? Pelo menos um em cada dez espectadores terá feito alguma vez esta pergunta acerca dos filmes históricos ambientados no Medievo, geralmente situados entre os séculos V e XV. A questão, legítima, põe em evidência os limites entre realidade e ficção ou entre História e fantasia - polaridades com implicações mútuas que se complementam e se esclarecem. Abordá-las é um dos intuitos dos ensaios aqui reunidos. A linguagem do cinema - como, de resto, a de qualquer objeto que milita no campo das Artes - é metafórica, é subjetiva porque dependente do ponto de vista de um Diretor; é imagética, o que significa escolha de ângulos, de luz, de locações etc., sempre no intuito de conduzir o espectador a uma determinada concepção de realidade, que pode ou não coincidir com a perspectiva do(s) autor(es), uma vez que a película é o que se pode chamar obra aberta."

A Idade Média no Cinema. Ateliê editorial. (2009). (Orgs) José Rivair Macedo e Lenia Márcia Mongelli.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

VIII EIEM - Encontro Internacional de Estudos Medievais da ABREM


Acontece de 11 a 14 de agosto na UFES - Universidade Federal do Espírito Santo - em Vitória, Espírito Santo, o VIII EIEM - Encontro Internacional de Estudos Medievais - que reunirá estudantes, professores e pesquisadores nas múltiplas expressões da Idade Média como Filosofia, Artes, Letras, História e Direito. O evento é promovido também pela ABREM - Associação Brasileira de Estudos Medievais e pelo IBFC- Instituto Brasileiro de Filosofia e Ciência Raimundo Lúlio, sob a coordenação do ilustre medievalista e professor da mesma UFES, Ricardo da Costa.
Para obter todas as informações acesse o site oficial do evento em:

domingo, 14 de junho de 2009

Borges: "Poesia"


"A data que o aço grava na lápide e que os livros paroquiais registram é posterior a nossa morte; já que estamos mortos quando nada nos toca, nem uma palavra, nem um desejo, nem uma memória. Eu sei que não estou morto."

"O palácio", In: Poesia.

A Cia das Letras segue com novo projeto gráfico a reendição completa das obras (separadas e mais adiante em volumes com as mesmas reunidas) completas do escritor argentino Jorge Luís Borges (1899-1986).
A obra "Poesia" (tradução de Josely Vianna Baptista, 648 pgs, R$ 65) confere o segundo (ou primeiro) gênero do autor que célebre, assim se tornou mais por seus contos, contudo, não é menor sua excelência em versos poéticos onde se presentificam muitos dos elementos que caracterizam sua expressão literária em prosa de excelência que pouco perde na tradução ao português, embora sempre, alguma "traição" senão quanto sentido, mas na musicalidade das palavras-versos do inspirado gênio de Borges.

sábado, 13 de junho de 2009

"Onde os fracos não tem vez" de Cormac McCarthy / Joel e Ethan Coen

Baseado na obra de Cormac McCarthy, ganhador de diversos prêmios pelo livro "Onde os fracos não tem vez" (Alfaguara/Objetiva, 2007), adaptado e dirigido com habitual maestria do irmãos Coen, "Onde os fracos não tem vez" (No Country for Old Men, 122 min, EUA, 2007) é um filme instigante pelos personagens e, sua a história, com narrativa sorrateira e sutil, dá aos poucos a composição de um contexto cultural imerso na bruta violência dos tipos e lugares, personagens e situações, conferindo tanto ao filme como a obra que o inspirou, o mérito das muitas premiações que conquistou, quer seja o livro, quer o filme laureado com 4 Oscars. O título original é baseado no poema "Sailing to Byzantium", de W. B. Yeats. É mais um bom filme que feito a partir de boa literatura.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos

SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos
Entidade sem fins lucrativos que congrega instituições, profissionais, estudiosos e demais interessados nas culturas da Antiguidade Clássica e em outras com elas relacionadas.
No site estão Estatutos, Como se associar, informações sobre eventos e programações.
Acesse:

www.classica.org.br

quarta-feira, 10 de junho de 2009

O Tempo do Renascimento: "1480-1500: O triunfo da Antiguidade"

Disponível nas bancas o 3º exemplar da série "O tempo do Renascimento" (ed. Duetto), trazendo o recorte espaço-temporal "1480-1500: O triunfo da Antiguidade". Com edição impecável e textos de excelente nível de autoria de renomados historiadores, uma publicação de qualidade sobre um dos mais ricos períodos do pensamento e talvez o de maior efervescência dentre todos da História.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Fabrício Conde: "Viola Caipira, música brasileira"

No Teatro Solar acontece o projeto "Terças Musicais" e nesta, às 20h, o violeiro Fabrício Conde apresenta seu novo repertório, com elementos de sua escrita poética lançada em livro recentemente ("O caminho das asas", ed. Roda & Cia), tematizados no gênero próprio da "moda de viola caipira" típica de Minas e de algumas regiões do país que o músico tem percorrido, participando do circuito do instrumento e deste gênero musical. A entrada é franca.
Teatro Solar: Av. Independência 2104, Juiz de Fora, MG. Tel: (32) 3214-3912.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Revista de História da Biblioteca Nacional: "São João - Sagrada ou profana, uma festa brasileira"

Nas bancas deste mês o nº 45 da Revista de História da Biblioteca Nacional destaca: "São João - Sagrada ou profana, uma festa brasileira", tema oportuno em que elas ocorrem, além de julho, típicas da cultura brasileira. A edição traz ainda matérias sobre Joaquim Nabuco "o grande sedutor", Caminho das Índias "o charme oriental vem de longe" e "Ditadura persegue agricultores inocentes". Válida também é a entrevista com Sérgio Pinheiro "As faces do mal" sobre a situação dos Direitos Humanos no país no qual é um dos representantes da ONU, com sólida formação acadêmica e ampla experiência na área.

domingo, 7 de junho de 2009

XX Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga

O Centro Cultural Pró-Música realiza, entre 19 de julho e 1º de agosto, a vigésima edição de seu Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga. As inscrições já estão abertas para 39 cursos nas áreas de cordas, sopros, orquestras, vozes e didática da musicalização ministrados por 46 professores vindos de várias cidades do Brasil e do exterior. Destaque , este ano, para o workshop ministrado pelo violinista barroco Sigiswald Kuijken, pioneiro, na Europa, do movimento da música antiga com instrumentos de época. Na programação cultural, 30 concertos, todos com entrada franca, em teatros e espaços públicos. Além de formações orquestrais e grupos brasileiros e estrangeiros, o Festival recebe, este ano, uma das maiores estrelas brasileiras da música erudita, o violoncelista Antonio Meneses.

Academia Brasileira de Ciências

A Academia Brasileira de Ciências foi fundada em 1916 e congrega os mais eminentes cientistas nas Ciências Matemáticas, Físicas, Químicas,da Terra, Biológicas, Biomédicas, da Saúde, Agrárias, da Engenharia e Sociais.
No site da ABC, agenda com os mais diversos eventos das várias áreas que compõe a instituição além de úteis informações.
Acesse:

sábado, 6 de junho de 2009

O "Dia D": 65 anos.

Hoje se completam exatos 65 anos de um dos acontecimentos mais marcantes da História moderna: o "Dia D", ocorrido em 6 de junho de 1944, com o desembarque das tropas aliadas na Normandia, França. O episódio marca o início da invasão aliada a "fortaleza Europa" então dominada pelo III Reich, do qual a Alemanha nazista liderada por Adolf Hitler massacrava povos e culturas na pretensão de um "império" que durasse "mil anos".
A história decorrente do período da guerra, também chamada de "a última guerra justa", é pontuada por muitas produções cinematográficas e discussões intelectuais por conta do "revisionismo histórico", moda por vezes crescente que tende a relativizar acontecimentos, distorcer números, ressaltar supostos "heróis" ou "vilões" quando não, negar fatos como o holocausto judaico.
Contudo, nem sempre se cuida de examinar o período a partir das fundamentações teóricas e expressões literárias que acabaram por gerar o maior e mais sangrento conflito bélico travado e que como tal, alterou para sempre os rumos do mundo e ainda hoje, dá mostras de não superação do mesmo, apesar das muitas lições da mesma história. E parte destas expressões lítero-teóricas, continuam a inspirar movimentos políticos de variadas indentidades e tendências como o "Mein Kampf" (1925) - livro proibido durante algum tempo em diversos países - de Adolf Hitler (1889-1945) ou, da obra laureada com um Nobel de Literatura (1953) por "Memórias da Segunda Guerra Mundial" (1995, Nova Fronteira) conferido ao seu autor e dos personagens mais célebres e centrais do conflito, Winston Churchill (1874-1965).
Obras que narram versões dos fatos nas interpretações que como tal, sempre obedecerão a ordem dos interesses parciais e subjetivos de seus autores e leitores, estudantes, pesquisadores e professores.
Se o demais é história, à mesma se presta o dever sempre urgente do estudo e reflexão através das mesmas teorias e obras literárias para que uma outra história, porque diferente e melhor, se dê, função e papel maior do conhecimento dos fatos históricos, à parte toda e qualquer interpretação.

Rumos - Itaú Cultural

O projeto Rumos do Itaú Cultural há 12 anos apresenta espaço para incentivo de produções culturais em diversas como Dança, Arte Cibernética, Cinema e Vídeo, as inscrições para estas acabaram de se encerrar, contudo, para Jornalismo Cultural as mesmas se encerram em 31 de julho.

"Estudos Latino-Americanos" - Forum de Ciência e Cultura da UFRJ

Estudos Latino-Americanos: Acontece dia 10, às 18h30m, no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ (Urca), uma mesa-redonda para discutir os desdobramentos dos Estudos Culturais Latino-Americanos. Informações: http://www.forum.ufrj.br/

Fonte: O Globo - Prosa & Verso - pág. 5 em 6 de junho de 2009.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

"I Colóquio de Metafísica" da graduação de Filosofia da UFJF

Dias 24 e 25 de junho acontece o - I Colóquio de Metafísica - como parte da VII Semana de Comunicação de Graduação de Filosofia da UFJF. O evento é organizado pelo Departamento de Filosofia e Programa de Especialização em Filosofia; Grupo de Pesquisa: Problemas Metafísicos da Modernidade e do C. A. de Filosofia da UFJF.
Informações: metafisicaufjf@yahoo.com.br / http://www.filosofia.ufjf.br/ / Telefones: (32) 9922-6169 / 8808-6199 / Departamento de Filosofia ICH-UFJF 3229-3123.

"Concurso Nossa terra, nossa gente"

A editora Taba Cultural está com inscrições abertas para o concurso "Nossa Terra, Nossa Gente".

Podem concorrer brasileiros ou estrangeiros residentes no país e que escrevam em língua portuguesa. Os textos, nas categorias poesia e prosa, devem exaltar a geografia, os aspectos sociais e outros traços característicos do Brasil.

As inscrições são gratuitas e encerram-se no dia 10 de agosto. Para mais informações, acesse: http://www.tabacultural.com.br/cgi-bin/concursos.asp

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Boletins de Poesia


Circulando há mais de 05 anos pela internet, os boletins de poesia preparados pelo jornalista Carlos Machado estão reunidos no site http://www.algumapoesia.com.br/index.htm, que é uma excelente referência para estudantes e amantes da arte poética em geral.

IX Congresso Latinoamericano de Humanidades

Acontecerá em Iquitos, Perú, nos dias 3, 4 e 5 de agosto - IX congresso Latinoamericano de Humanidades.
Para outras informações acesse:

http://www.cucsh.udg.mx/sitios/coorDocen/congreso/

National Geographic Brasil: "Os últimos cristãos árabes"

A edição de nº 111 da revista da National Geographic Brasil traz em sua matéria de capa "Os últimos cristãos árabes - A história da imigração sírio-libanesa no Brasil" com um relato interessante do contexto histórico-geográfico originário das terras onde nasceu o Cristianismo e, que curiosamente, é atualmente habitado minoritariamente por cristãos, neste sentido, dando conta de que nem todos os nascidos nas terras árabes, são muçulmanos como se supõe por hábito sistemático etnográfico e antropológico. Destaco também a matéria: "China: relíquias de um naufrágio do século 9" e "Os homens das cavernas nos Estados Unidos".

quarta-feira, 3 de junho de 2009

José Saramago (1922-)

José Saramago, escritor português laureado com o Nobel de Literatura em 1998 (o primeiro conferido a um escritor da língua) é o autor deste mês de junho no grupo de leituras Palimpsestos com sua obra "O conto da ilha desconhecida" (1998, ed. Cia das Letras), texto curto e algo diferente das obras que caracterizam o conteúdo temático e gênero do autor português, sobretudo por seu conteúdo. Do mesmo se destacam obras como a recentemente convertida ao Cinema "Ensaio sobre a cegueira" (1995, ed. Cia das Letras), "O memorial do convento" (1996, ed. Bertrand Brasil) e "O Evangelho segundo Jesus Cristo" (1991, ed. Cia das Letras) entre outras. O estilo marcante de sua escrita se faz sentir nesta metáfora que enquanto tal, a da busca de uma ilha desconhecida por um homem, pode ser entendida de muitos modos e em particular por aquela mais consagrada que é a do próprio auto-conhecimento em meio ao demais conhecimentos sobre tudo em todas as áreas, mas onde ainda assim, o homem muitas vezes, permanece um mistério, ignorando a si próprio ao mesmo tempo que vai se tornando aquilo pelo qual procura, encontrando ou não. Acesse o blog do autor em: www.caderno.josesaramago.org

"Tartuffo - O impostor"

Durante o mês de junho, a Cia. Teatral Caravela das Artes representará a comédia TARTUFFO - O IMPOSTOR. Trata-se de um texto escrito em meados do século XVII pelo dramaturgo francês Molière (foto), cuja crítica recai sobre as relações entre estrutura de poder, religião e ascensão social.

Quem quiser conferir, a exibição acontece aos sábados e domingos, às 20h30 (com recomendação para chegar um pouco antes) na Casa de Cultura da UFJF, situada à Avenida Barão do Rio Branco, 3372. Ingressos a venda no local no valor de R$ 10,OO (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada).

terça-feira, 2 de junho de 2009

"O conto da ilha desconhecida" de José Saramago

Um homem vai ao rei e lhe pede um barco para viajar até uma ilha desconhecida. O rei pergunta como pode saber que esta ilha existe, já que é desconhecida. O homem argumenta que assim são todas as ilhas até que alguém desembarque nelas. Este pequeno conto de José Saramago pode ser lido como uma parábola do sonho realizado, como um canto de otimismo em que a vontade ou a obstinação fazem a fantasia ancorar em porto seguro.

Curta Petrobras às 6

No Curta Petrobras às 6 de 22 de maio a 16 de junho - sempre às 18h - estão em exibição os curtas com a temática "RELAÇÃO" (16 anos) contendo "A vida ao lado" de Gustavo Galvão, DF, 2006, 12 min, Fic, cor. "Beijo de sal" de Fellipe Gamarano Barbosa, RJ, 2006, 18 min, Fic, Cor. "Páginas de menina" de Monica Palazzo, SP, 2008, 19 min, Fic, Cor.
De 19 de junho a 14 de julho - "SOLIDÃO" (16 anos) contendo "Transtorno" de Fernando Teixeira, RJ, 2006, 10 min, Fic, Cor. "De resto" de Daniel Chaia, SP, 2007, 12 min, Fic, Cor. "O lobinho nunca mente" de Ian SBF, RJ, 2007, 9 min, Fic, Cor. Para maiores informações, acesse: www.curtaasseis.com.br
Os curtas são exibidos sempre às 6 (18 h) no CINEARTE PALACE, rua Halfed, nº 581, Centro, Juiz de Fora, MG.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

História Viva: "A verdade sobre os Maias"

Está nas bancas a edição de nº 68 da Revista História Viva, tendo sido repaginada graficamente com destaque para, entre as outras matérias, o Dossiê sobre a Civilização Maia com excelentes textos assinados por especialistas na mesma e informações atualizadas.