quarta-feira, 17 de junho de 2009

"BRED - Biblioteca Redentorista"

A nova Biblioteca Redentorista - ao lado da Igreja Nossa Senhora da Glória - figura como referência por ter um dos melhores acervos bibliográficos da cidade - com cerca de 60 mil obras - (Tribuna de Minas, Caderno Dois, pág. 4 em 12/11/2008) em espaço inteiramente novo, ampliado, climatizado com todas as condições e recursos para conservação, manutenção e restauro dos livros além de disponibilizá-los para o público. Seu index librorvm concentra as áreas das Ciências Humanas, particularmente Filosofia, História, Letras, Ciências Sociais e Psicologia. Uma parte é composta por preciosas raridades do século XVI, sendo ainda encontradas outras em línguas como a grega, latina, holandesa, alemã, italiana, francesa e espanhola. Na Biblioteca, também constam uma máquina xerox para cópias (uma vez que os livros não são disponibilizados para empréstimo, sendo apenas para uso e consultas internas). O acervo foi constituído por doações feitas no Brasil e Europa, tendo iniciado suas atividades como Biblioteca no antigo seminário da Floresta (onde ocorriam os cursos de filosofia e teologia) e posteriormente, transferida para onde hoje se encontra, esforço heróico e trabalho do Pe. Jaime Snoek, um de seus mais diletos usuários que podemos encontrar constantemente lá.
Há também no local espaço para eventos como as quartas filosóficas, no segundo dos quatro pavimentos do novíssimo prédio, agora como nunca das maiores e melhores referências sobre livros e saberes, típicos das melhores bibliotecas.
Em breve estará disponível todo o index do acervo na internet.

A Biblioteca está aberta de segunda a sexta, das 9h às 17h, na Avenida dos Andradas nº 855, morro da Glória. Telefone: 3314-0271. e-mail: bibliotecaredentorista@gmail.com

Nenhum comentário: