"Muitos são os caminhos pelos quais se pode chegar à mansão dos filósofos. Um deles, tão eficiente quanto pouco convencional, consiste em subir até ela pela 'escada dos fundos'. Ou seja, por meio dos episódios da vida cotidiana, dos traços característicos e das pequenas manias dos filósofos. Nas praças de Atenas ou nas ruas de Paris, na tranqüilidades da oficina de Espinosa ou no tormento do quarto de Kierkegaard, o autor dá voz ao 'escândalo' perene que é a filosofia; um perguntar sem trégua sobre Deus, sobre o mundo e sobre nós mesmos."
A obra é editada pela Angra numa parceria com o Instituto de Ciência e Filosofia Raimundo Lulio.segunda-feira, 29 de junho de 2009
"A Escada dos Fundos da Filosofia" de Wilhelm Weischedel
A filosofia muitas vezes se apresenta sisuda e com seus muitos pensadores, autores e textos, áridos, difíceis, alguns mais particularmente ao leitor e interessado brasileiro - em geral pouco afeito a um texto ou obra mais densos - e que encontrará nesta uma boa fonte introdutória a história da filosofia. Apresentada em capítulos curtos - A Escada dos Fundos da Filosofia - comentando biograficamente a vida de 34 filósofos onde despontam as considerações oportunas ao esclarescimento de seu pensamento - Wilhelm Weischedel - uma das grandes autoridades da academia alemã do século passado, apresenta-os de modo leve, irônico, engraçado e didático, despertando o interesse para o conhecimento dos filósofos tanto quanto da filosofia.
A seguir a sinopse da obra:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário