quarta-feira, 29 de abril de 2009
"Band of Brothers" da HBO
sábado, 25 de abril de 2009
"O essencial é invisível aos olhos"
A lição do Príncipe é a de que, na ânsia racionalista de apreender o mundo em seus mínimos detalhes, acabamos por não enxergar o que de belo há nele. Perde-se o encanto do mundo ao perder-se a sensibilidade.
sexta-feira, 24 de abril de 2009
Asuncíon - Paraguay: Capital Americana da Cultura 2009
quinta-feira, 23 de abril de 2009
Ainda "O Pequeno Príncipe"...
Sinopse:
quarta-feira, 22 de abril de 2009
Instituto Liberal
O IL é uma instituição voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal. Na ordem liberal, você - o cidadão - é a parte mais importante da sociedade, não o governo.
Liberdade e responsabilidade - os liberais acreditam que viver com liberdade e autonomia é o melhor modo de vida. Liberdade para escolher o próprio caminho; o trabalho, as amizades, o lazer, a busca da felicidade. A única restrição a essa liberdade é o direito do outro. Mas a liberdade implica também em responsabilidade: só você é responsável por seus atos.
A preocupação com a pessoa - uma sociedade liberal considera que cada pessoa é única. Como tal, deve viver sob um sistema político e econômico que respeita o indivíduo e o encoraja a descobrir o que há de melhor dentro dele e a desenvolver plenamente seu potencial.
Tolerância - é condição essencial para quem quer viver com liberdade. Assim como você não deseja que os outros lhe digam como deve ser seu modo de vida, ninguém deve estar sujeito também ao que você acha melhor para os outros. - ‘Ninguém poderá obrigar-me a ser feliz à sua maneira.’ (Immanuel Kant)
Prosperidade - a evidência histórica mostra que as sociedades que obtiveram maior prosperidade material são as que se organizam sob uma ordem liberal. É também nesta ordem que se tem alcançado a melhor distribuição de riqueza.
Conheça mais sobre nossos objetivos, nossa filosofia, nossa história e organização e os nossos meios."
segunda-feira, 20 de abril de 2009
São Luís: Capital Brasileira da Cultura 2009
domingo, 19 de abril de 2009
"Ano da França no Brasil"
A abertura oficial está prevista para o dia 21, no Rio de Janeiro. Porém algumas manifestações tem se antecipado, como o desfile da Acadêmicos do Grande Rio em fevereiro e agora uma pré-abertura em Ouro Preto, que está ocorrendo desde a última sexta-feira, conforme noticiado pelo jornal "O Tempo" (http://www.otempo.com.br/).
Essa pré-abertura conta com a presença da ministra da Cultura da França, Christine Albanel, e pretende demonstrar uma ligação entre os ideais da Inconfidência Mineira e a Revolução Francesa, ambos os movimentos apoiados na ideologia Iluminista.
Na programação, incluem-se saraus, um festival gastronômico e apresentação de Bibi Ferreira interpretando "A Marselhesa" e canções do repertório de Èdith Piaf. O ponto alto será uma exposição no Museu da Inconfidência, onde estará exposto pela primeira vez fora de Juiz de Fora o quadro "Tiradentes Supliciado", de Pedro Américo.
sábado, 18 de abril de 2009
Capital européia da cultura 2009: Vilnius & Linz
ABREM - Associação Brasileira de Estudos Medievais
Roberto Piva
"Seminário sobre História Editorial"
Fonte: O Globo - Prosa & Verso - pág. 5 em 18 de abril de 2009.
"Biblioteca Digital Mundial"
quinta-feira, 16 de abril de 2009
"Povos do Livro"
É curioso como a maior parte da humanidade vive sob regimes culturais cujo a base, repousa em "livros sagrados" legados pelo Judaísmo na Torá, Cristianismo no Evangelho e pelo Islã no Al Corão. O termo "povos do livro" aliás, vem desta expressão cultural, onde o livro sagrado dos muçulmanos na visão dos mesmos, seria a forma acabada e conclusiva da verdade revelada por Deus outrora aos povos anteriores a Maomé.
Seja como for, importa destacar a relevância perene e imprescindível da forma-objeto do livro como receptáculo das Escrituras Sagradas das religiões monoteístas, embora todas as outras também encontrem no livro, ainda que sua forma varie conforme cultura em lugar e época.
E neste sentido de algum modo, toda a humanidade se inclui num dos "povos do livro", ainda que não seja participante ou fiel destas religiões ou mesmo, de nenhuma.
Fundação Eva Klabin
quarta-feira, 15 de abril de 2009
"Grandes debates da ciência" de Hal Hellman
Confira a sinopse:
"Historiografia das mais importantes controvérsias na ciência e da maneira como elas ajudaram a formar o mundo do racionalismo moderno. Alguns dos mais significativos avanços científicos suscitaram batalhas que se estenderam por décadas e mesmo séculos. 'Grandes Debates da Ciência' se concentra em catorze das mais relevantes disputas na história da ciência, do século XVII ao XX. Hellman nos apresenta os protagonistas e a época em que viveram, explica os princípios científicos envolvidos e mostra como tais controvérsias não são apenas típicas, mas freqüentemente necessárias ao desenvolvimento da ciência. "
terça-feira, 14 de abril de 2009
Orquestra Filarmônica de Minas Gerais
Ingressos gratuitos na Funalfa dos dias 13 a 16, das 9 às 17h.
domingo, 12 de abril de 2009
"O mundo de Sofia" de Jostein Gaarder
sábado, 11 de abril de 2009
"Clandestina Felicidade"
"A França no Salão FNLIJ"
Fonte: O Globo - Prosa & Verso - pág. 5 em 11 de abril de 2009.
"No bolso, a História..."
Informações:
Fonte: O Globo - Prosa & Verso - pág. 5 em 11 de abril de 2009.
sexta-feira, 10 de abril de 2009
Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944)
"O Pequeno Príncipe" de Antoine de Saint-Exupéry
quinta-feira, 9 de abril de 2009
"Contos fatais" & "As forças estranhas" de Leopoldo Lugones
segunda-feira, 6 de abril de 2009
"Paisagens" de Anderson Conde
"Una pinacoteca virtual"
Em mais uma de minhas andanças pelos mecanismos de busca da memoriosa internet, topei com um site que é interessante divulgar. Chama-se "Ciudad de la pintura" e foi idealizado pela Associação "Ayúdale a Caminar". Tem como foco divulgar obras de arte e ajudar na criação e manutenção de postos de trabalho. Apesar de estar escrito em espanhol, a navegação é fácil e os recursos de busca eficientes. O endereço é: http://pintura.aut.org/
domingo, 5 de abril de 2009
Mini-Curso de Extensão: "Histórias dos Descobrimentos e da Expansão portuguesa na Ásia"
Globo Universidade: "Aniversário de um ano"
sábado, 4 de abril de 2009
Revista de História da Biblioteca Nacional: "Chocolate - Um doce pecado"
"Prêmio Off Flip"
Fonte: O Globo - Prosa & Verso - pág. 5 em 4 de abril de 2009.
"Dawkins na FLIP"
Fonte: O Globo - Prosa & Verso - pág. 5 em 4 de abril de 2009.
sexta-feira, 3 de abril de 2009
História Viva: "O tempo do Renascimento"
A revista História Viva lança a partir deste mês nas bancas periodicamente a cada 3 semanas, uma série especial em 5 revistas (R$ 15,90 cada) inteiramente dedicadas ao Renascimento italiano: "O tempo do Renascimento". Organizada por Luiz Marques, professor do Departamento de História da Unicamp e um dos especialistas brasileiros no assunto, a série contará com divisão em 5 volumes dedicados a fases específicas de cada período. Os temas por volume são: 1) "1260-1400: Roma como ideal", 2) "1400-1480: A perspectiva domina o espaço", 3) "1480-1500: O triunfo da Antiguidade", 4) "1500-1520: A idade de ouro" e 5) "1520-1580: A arte em crise na Europa das cortes". Nas bancas ou pelo site: http://www.lojaduetto.com.br/