quarta-feira, 15 de abril de 2009

"Grandes debates da ciência" de Hal Hellman

Um dos mais importantes aspectos da modernidade foi o surgimento da ciência, a mesma que embora sempre presente na curiosidade e investigação humana ao longo da história, só nos últimos 6 séculos foi se formalizando para então, dar-se de modo crescente e imperativo nos embates e reflexões atuais, além de interferir na própria vida cotidiana com as transformações causadas pelas "revoluções científicas".
E diferentemente das outras áreas e aspectos da tradição como o da chamada ciências humanas, apresenta em seu desenvolvimento uma dinâmica e história peculiares, não menos emocionante, por desenvolver-se em movimentos contrários aos axiomas usuais das outras tradicionais, onde nem sempre as controvérsias são válidas ou mesmo determinantes, como o são para o as ciências aqui tratadas na obra de Hal Hellman "Grandes debates da ciência" (Unesp, 1999).

Confira a sinopse:

"Historiografia das mais importantes controvérsias na ciência e da maneira como elas ajudaram a formar o mundo do racionalismo moderno. Alguns dos mais significativos avanços científicos suscitaram batalhas que se estenderam por décadas e mesmo séculos. 'Grandes Debates da Ciência' se concentra em catorze das mais relevantes disputas na história da ciência, do século XVII ao XX. Hellman nos apresenta os protagonistas e a época em que viveram, explica os princípios científicos envolvidos e mostra como tais controvérsias não são apenas típicas, mas freqüentemente necessárias ao desenvolvimento da ciência. "

Nenhum comentário: