domingo, 19 de abril de 2009

"Ano da França no Brasil"


Chamado de França.Br 2009, o Ano da França no Brasil é uma retribuição ao evento ocorrido em 2005 naquele país e que permitiu a exportação de nossa cultura para a Europa.

A abertura oficial está prevista para o dia 21, no Rio de Janeiro. Porém algumas manifestações tem se antecipado, como o desfile da Acadêmicos do Grande Rio em fevereiro e agora uma pré-abertura em Ouro Preto, que está ocorrendo desde a última sexta-feira, conforme noticiado pelo jornal "O Tempo" (http://www.otempo.com.br/).

Essa pré-abertura conta com a presença da ministra da Cultura da França, Christine Albanel, e pretende demonstrar uma ligação entre os ideais da Inconfidência Mineira e a Revolução Francesa, ambos os movimentos apoiados na ideologia Iluminista.

Na programação, incluem-se saraus, um festival gastronômico e apresentação de Bibi Ferreira interpretando "A Marselhesa" e canções do repertório de Èdith Piaf. O ponto alto será uma exposição no Museu da Inconfidência, onde estará exposto pela primeira vez fora de Juiz de Fora o quadro "Tiradentes Supliciado", de Pedro Américo.

Um comentário:

Ivan Bilheiro disse...

Outras obras do Museu Mariano Procópio também seguiram para esta exposição (cf. http://www.pjf.mg.gov.br/noticias/view.php?modo=link2&idnoticia2=19999 ).
Além disso, a Fundação Museu Mariano Procópio está realizando levantamento interno de peças de origem francesa, do qual estou participando, a fim de poder realizar atividades dentro do Ano da França no Brasil 2009.