quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

María Elena Walsh (1930-2011)

Na última segunda-feira, 10 de janeiro de 2011, faleceu em Buenos Aires a escritora María Elena Walsh, deixando órfãos vários argentinos que se criaram ao som de suas canções e lendo seus livros destinados ao público infantil, tais como Cuentopos de Gulubú (1966), Bisa vuela (1985) e Manuelita ¿Dónde vas? (1997), este último levado ao cinema em 1999 por Manuel Garcia Ferré.

Nascida em 1930, Walsh era descendente de ingleses e andaluzes. Criada em um ambiente de muita leitura, publicou seu primeiro livro de poesias - Otoño imperdonable (Outono imperdoável) - aos 17 anos, indo pouco tempo depois para um exílio na Europa, junto com a conterrânea Leda Valladares. Neste período começa a compor e a interpretar canções para crianças e temas folclóricos.

Para saber mais sobre a vida e a obra da autora, acesse: http://www.me.gov.ar/efeme/mewalsh/index.html (em castelhano)

Para encerrar este post, deixo um vídeo da também argentina Mercedes Sosa, interpretando "Como la cigarra", uma das composições mais conhecidas de María Elena Walsh e, como diz La Negra ao final da interpretação, os que compreendem o idioma espanhol verão que se trata de uma linda mensagem. 

Nenhum comentário: