sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Sophia de Mello Breyner Andresen (1919-2004)

A portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen, autora da obra eleita para o mês de janeiro, nasceu em 1919, na cidade do Porto (Portugal). Descendente de dinamarqueses e de aristocratas portugueses, a escritora começou o curso de  Filologia Clássica na Universidade de Lisboa, confirmando a forte tendência humanística de sua formação e personalidade.

Preponderantemente autora de poesias, Sophia de Mello também se destacou como autora de livros infantis. Em prosa, chamam a atenção as histórias reunidas em Contos exemplares, que o grupo decidiu ler agora em janeiro. Também merece menção a sua posição engajada frente ao governo de Antonio Salazar, de que são testemunhas obras como Tempo DivididoO Livro Sexto. 

Um dado interessante que descobri pesquisando sobre a autora na internet foi que em 1956 ela publicou um ensaio intitulado A poesia de Cecília Meireles. Digo que achei interessante porque a poesia de Cecília, assim como a de Sophia, tem no mar um de seus temas mais freqüentes.

Laureada com o Prêmio Camões no ano de 1999, Sophia é uma autora relativamente pouco conhecida fora de Portugal, tendo alguns de seus livros traduzidos na França, na Itália e nos Estados Unidos. Mesmo aqui no Brasil, onde a língua original dos seus textos não deveria ser empecilho, não foi possível localizar com facilidade edições de sua obra.

Nenhum comentário: