domingo, 31 de outubro de 2010
"Coleção Brasiliana Itaú"
sábado, 30 de outubro de 2010
"200 anos da Biblioteca Nacional"
Também serão realizadas obras de restauração na cobertura e modernização de elevadores do Edifício Sede da Biblioteca Nacional. O prédio, que este ano completará um século, registra uma circulação mensal de cerca de 7 mil pessoas, entre pesquisadores, turistas e visitantes.
Com o objetivo de difundir o acervo ali depositado, também serão apoiadas pelo BNDES a publicação de um livro de arte comemorativo do bicentenário da biblioteca e a produção de uma enciclopédia de artes. A enciclopédia servirá de instrumento para consulta a ser utilizado principalmente por estudantes e professores. São mais de 3.800 verbetes de arte (biográficos, temáticos etc) e cerca de 5 mil imagens que poderão ser impressas ou projetadas em sala de aula.
"Encontros Culturais de Língua Portuguesa"
"Folha de S. Paulo procura NOVOS TALENTOS - 52° Programa de Treinamento em Jornalismo Diário da Folha"
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
"Dia Nacional do Livro"
Biblioteca Nacional (BN): 200 anos
quinta-feira, 28 de outubro de 2010
"Borges profesor"
Trata-se de uma transcrição de gravações magnetofônicas que os alunos de Borges fizeram no ano de 1966 durante as classes de Literatura Inglesa que o escritor argentino ditava na Universidad de Buenos Aires. É uma obra que recupera para o público uma parte pouco conhecida ou pouco divulgada das muitas atividades desenvolvidas por Borges.
O trabalho de transcrição foi conduzido por Martin Hadis e Martin Arias, que também corrigiram erros oriundos dessa tarefa e que havia resultado em uma primeira edição dessa obra que há muitos anos estava esgotada.
quarta-feira, 27 de outubro de 2010
"ABL homenageia Albert Camus pelos seus 50 anos de morte"
terça-feira, 26 de outubro de 2010
Um médico de aldeia
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
"1822"
Para conferir a entrevista concedida pelo autor à Pro-Reitoria de Cultura da UFJF, clique aqui.
---------------
Cine Theatro Central
Praça João Pessoa, s/n - Centro
Juiz de Fora
A entrada é gratuita mediante apresentação de convites retirados na bilheteria do teatro, entre 9h e 18h. Outras informações: (32) 3215-1400
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
"Cartas a um jovem poeta, Rainer Maria Rilke"
A obra eleita para novembro é "Cartas a um jovem poeta", de Rainer Maria Rilke (1875-1926). Publicado pela primeira vez em 1929 e disponível em várias traduções, o livro traz as cartas escritas por Rilke a um jovem aspirante a escritor, entre os anos de 1903 e 1908.
sábado, 16 de outubro de 2010
"Teorias da Literatura e Representações Culturais"
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
"Biblioteca Digital de Fernando Pessoa"
O legado de Tchécov para o Teatro Moderno
Crédito: Blog Fotos que falam |
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
"TEATRO LIDO - Ciclo de leituras de textos teatrais da América Latina"
Rua Benjamim Constant, 720 - Centro - Juiz de Fora
Tel.: (32) 3083 - 2351
terça-feira, 12 de outubro de 2010
Projeto "Juiz de Fora com todas as letras"
Depois de apresentar a intensa produção literária de Juiz de Fora nos anos de 1970 e 1980, a obra do escritor e jornalista Lindolfo Gomes, do poeta, trovador e fundador da Academia Mineira de Letras, Belmiro Braga, e das escritoras Rachel Jardim e Cleonice Rainho, o homenageado desta edição é Marcelo Manhães, escritor e ilustrador de livros infantis como "O Jequitibá", "O Ladrão de Nuvens", "Tartaruga Verde da Cara Rosada" e "O Peixe".
Com abertura na próxima quinta-feira, dia 14, será possível conferir os livros do escritor e fragmentos de textos que ficarão expostos nos bolsos de uma colcha de retalhos, além de um Bate-papo com o autor, na segunda-feira, dia 18, às 15h. A exposição permanece em cartaz até dia 30 de outubro.
A visitação, com entrada franca, pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 14h. A Biblioteca Municipal Murilo Mendes fica localizada na Praça Antônio Carlos, s/nº.
*Informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa, pelo telefone 3690-7044.
Homenaje a Borges a los 50 años de El hacedor
La programación del evento está disponible en el siguiente link: http://www.4shared.com/document/Z395kjUm/CIRCULAR_N_4_HOMENAJE_A_BORGES.html
Nos próximos dias 14 e 15 de outubro a Facultad de Lenguas da Universidad Nacional de Córdoba promove Jornadas em homenagem ao cinqüentenário de publicação de El hacedor, do escritor argentino Jorge Luis Borges.
A programação do evento (em castelhano), está disponível no seguinte link: http://www.4shared.com/document/Z395kjUm/CIRCULAR_N_4_HOMENAJE_A_BORGES.html
Autores brasileiros editados na Argentina
Nesta revista, no dia 31.07, publicaram uma reportagem de quatro páginas sobre Clarice Lispector (foto ao lado) por causa da publicação de uma nova tradução de "A paixão segundo G.H." pela editora El cuenco de La Plata (189 págs, $64 - sessenta e quatro pesos: aprox. R$ 32).
Na reportagem esclarecem que Clarice é, ao lado de Jorge Amado, a autora brasileira mais lida na Argentina, o que a mim confirma que ela realmente está na moda. Outra prova de que o pessoal está interessado é que na universidade onde estou fazendo intercâmbio (Universidad Nacional de Villa María) a obra de Lispector foi incluída no programa de uma disciplina optativa chamada Seminario de Lecturas de Literaturas Latinoamericanas, junto às obras do mexicano José Emilio Pacheco e de uma antologia de autores paraguaios. Para quem tiver interesse, o programa dessa disciplina está disponível em: http://fabianmossello.blogspot.com/2010/07/seminario-literaturas-latinoamericanas_26.html (em espanhol).
No dia 14.08 saiu uma resenha sobre um livro de Graciliano Ramos. Intitulada "La región del miedo", trata de "Infância" que aqui foi editado por Beatriz Viterbo Editora e sai a $ 57,00 (cinquenta e sete pesos; aprox. R$ 28).
A resenha chama a atenção para a crueza das situações que Graciliano descreve como memórias de seus primeiros anos e destaca que as experiências que o autor viveu nesta idade temprana favoreceram ao estabelecimento de um carácter mais solitário.
segunda-feira, 11 de outubro de 2010
"Festa do Círio de Nazaré" - Unidos de São Carlos, 1975
Um pouco de história:
Festa do Círio de Nazaré, composto por Dario Marciano, Aderbal Moreira e Nilo Mendes (Esmera) é tido como um dos mais famosos sambas-enredos de todos os tempos e embalou o desfile da Unidos de São Carlos (atual Estácio de Sá) no ano de 1975. Neste ano houveram outras obras magistrais como "Macunaíma", da Portela e "As minas do rei Salomão" da Acadêmicos do Salgueiro, ambas já comentadas aqui no blog (para ler essas postagens, clique nos nomes dos sambas).
A proposta da escola era apresentar os costumes do Pará, tomando como eixo principal a tradição do Círio, fortemente arraigada naquele estado e para isso se apóia neste samba de letra descritiva, no qual as imagens se superpõem, como em um mosaico. O refrão principal é um clamor, uma súplica cuja beleza nos envolve: "Oh! Virgem Santa/Olhai por nós/Olhai por nós/Oh! Virgem Santa/Pois precisamos de paz!".
Em 2004 a Viradouro reeditou este samba e toda a Sapucaí cantou junto com a agremiação de Niterói, numa prova de que ele realmente caiu no agrado do povo.
A gravação que disponibilizei para download é com Jamelão, eterno intérprete da Estação Primeira de Mangueira, que em 1975 gravou um disco com os sambas das escolas do grupo especial, de onde também saiu o áudio disponibilizado na postagem sobre o Salgueiro. Na internet li que Elza Soares teria gravado esse samba, mas não encontrei o áudio.
Museo Barrilete (Córdoba, Argentina)
domingo, 10 de outubro de 2010
Seminário "Reflexos de Nabuco"
"10ª Primavera dos Livros"
sábado, 9 de outubro de 2010
"Círio de Nazaré"
"Eis-me aqui, Senhora, bubuiando
- igarité de anseios e pecados –
nas águas desse rio de reza e riso
a correr para o mar do Teu amor.
Mas como ver-Te santa na Berlinda
se vejo-Te, Senhora, naufragada
entre rostos sofridos, pés descalços,
mãos que sangram na Corda, entre marias
envoltas em mortalhas carregando
promessas e sofrências sob os véus...
...e eu aqui, Senhora, enclausurado
em meu sudário feito de ilusões...
Pequeno mururé vagando a esmo
num rio secular de incenso e mirra."
(SIQUEIRA, 2000: p. 10)
Para conhecer mais Antônio Juraci Siqueira e sua obra, confira o http://blogdobotojuraci.blogspot.com/ e o artigo de Marcel Franco da Silva no site Portal Literal.
quinta-feira, 7 de outubro de 2010
"TOP BLOG 2010: Os 100 mais votados do país!"
O PRÊMIO TOP BLOG é um sistema interativo de incentivo cultural destinado a reconhecer e premiar, mediante a votação popular e acadêmica (Júri acadêmico) os Blogs Brasileiros mais populares, que possuam a maior parte de seu conteúdo focado para o público brasileiro, com melhor apresentação técnica específica a cada grupo (Pessoal, Profissional e Corporativo) e categorias.
Infelizmente o resultado está em ordem alfabética e não é possível saber nossa pontuação, mas mesmo assim vamos para a segunda fase, agora contando com o voto de Júri Popular e Júri Acadêmico, constituído por 15 profissionais atuantes nos segmentos relacionados às categorias e grupos. Essa segunda etapa de votação vai de 10/10/2010 até 10/11/2010.
Os três blogs que obtiverem em sua categoria a maior nota atribuída pelo Júri Acadêmico nos critérios 'Conteúdo', 'Apresentação', 'Interatividade', 'Criatividade' e 'Atualização' serão premiados, recebendo o selo e o certificado TOP BLOG.
Agradecemos a todos que nos deram seu voto e parabenizamos também aos nossos colegas da Biblioteca Itanhaém, Tramas da Leitura, Biblioteca Escola Viva e Alta Cultura.
Para acompanharem os resultados, basta seguir http://twitter.com/premiotopblog
Latino vence prêmio Nobel de Literatura
quarta-feira, 6 de outubro de 2010
I Encontro de Literatura e de Estudos Multiculturais
Feria del Libro de Frankfurt
Todos los años, la Feria dedica un espacio a un país invitado de honor. En 2010 este espacio será ocupado por la República Argentina. El gobierno argentino creó un sitio específico sobre este tema - http://www.frankfurt2010.gov.ar/ - y la Revista Cultural Ñ (del grupo Clarín) incluyó en su página en internet una seción para divulgar los hechos más importantes de esa representación internacional. Para leer, acceda a: http://blogs.clarin.com/diariodelaferia/
Em português
Começou hoje a Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha. Trata-se do evento mais importante e mais prestigioso do gênero, onde nao só se expoem produçoes literárias, mas também sao negociados os direitos de publicaçao de pretigiosos escritores, vivos ou mortos, o que converte o evento em um centro de interesse para o mercado editorial.
Todos os anos a Feira dedica um espaço a um país convidado de honra. Em 2010 este espaço será ocupado pela República Argentina. O governo argentino criou um site específico sobre este tema - http://www.frankfurt2010.gov.ar/ - e a Revista Cultural Ñ (do grupo Clarín) incluiu em sua página na internet uma seçao para divulgar os fatos mais importantes dessa representaçao internacional. Para ler, acesse: http://blogs.clarin.com/diariodelaferia/
segunda-feira, 4 de outubro de 2010
Leituras de Dom Quixote na internet
Para quem tenha interesse em participar, acesse: www.youtube.com/elquijote
domingo, 3 de outubro de 2010
"Seminário Internacional Museus Nacionais e os Desafios do Contemporâneo"
sábado, 2 de outubro de 2010
"Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa"
sexta-feira, 1 de outubro de 2010
Anton Tchekhov
1 Expressão usada para se referir a riqueza interpretativa presente (nas entrelinhas) dos contos tchekhovianos. Entrelivros: literatura russa.
"Espaço Tchekhov 2010"
Um dos destaques da mostra é a montagem inédita de "Tchekhov4 - Uma Experiência Cênica", que promove o encontro do diretor russo Adolf Shapiro com os atores brasileiros da recém-criada Cia. Mundana de Teatro. O espetáculo apresenta partes dos textos A Gaivota, Tio Vânia, O Jardim das Cerejeiras e As Três Irmãs.
Além de diversas oficinas e apresentações, textos impressos e grafitados nas paredes e esquinas do Espaço Tchekhov 2010 introduzem o público ao universo de Anton Tchekhov, além de apresentar comentários de outros autores sobre sua obra. A idéia é entrelaçar dados da vida e da obra de Tchekhov com a atualidade e a história brasileira. Entre os documentos expostos, está uma farta documentação sobre as montagens brasileiras dos textos do autor, abrangendo desde a clássica encenação de Ziembinski para As Três Irmãs (1960) até a desconstrução cênica de Enrique Diaz para A Gaivota (2008).
Coordenadas pela curadora geral do evento, Elena Vassina (USP), as mesas-redondas promovidas pelo evento contam com a participação de artistas, pesquisadores e críticos, como Antônio Araujo e Boris Schnaiderman. A programação inclui ainda apresentações em vídeo de montagens marcantes de Tchekhov, com comentários de estudiosos como Peter Stein, Giorgio Strehler e Adolf Shapiro.
Dentre as palestras e debates, destacamos a de Boris Schnaiderman e Elena Vassina sobre "A Poética de Tchekhov", que aconteceu no dia 23 de setembro, e a Antonio Araújo sobre "Tchekhov e o Teatro Contemporâneo" que será realizada dia 21 de outubro, às 19h. Já entre as apresentações, figuram ainda "Enfermarias No. 1-6 – Visitação Em Uma Instalação Cênica", sob a coordenação de Maria Volskaia e Lígia Cortez, "Antocha" e "Por Acaso" produzidas pelo Grupo Caixa de Imagens com roteiro e interpretação de Mônica Simões e Carlos Gaucho.
Na exposição permanente estão a documentação com imagens e textos intitulada "Tchekhov no Teatro Brasileiro", com curadoria de Antônio Gilberto e "Tchekhov 150 anos: Textos e imagens", coordenada por Ricardo Muniz Fernandes e Hideki Matsuka. A programação completa está disponível site da FUNARTE
De 17 de setembro a 10 de novembro de 2010
Complexo Cultural Funarte São Paulo
Alameda Nothmann, 1058 – Barra Funda
Aberto à visitação diária, das 14h às 20h
Informações: 11 38225671
Entrada gratuita
"Concurso cultural TOP BLOG"
Catedral de Colônia (Kölner Dom)
Para situar melhor, Colônia é a maior cidade do estado da Renânia do Norte-Vestfália, e em termos de população a quarta maior da Alemanha. Apesar de ser uma grande cidade, com diversas possibilidades de atividades para se fazer e lugares para conhecer (como por exemplo excelentes museus), seu marco principal é, sem dúvida, a Catedral.
A construção da igreja começou no século XIII (1248) e levou, com as interrupções, mais de 600 anos para ser completada. As duas torres possuem 157 metros de altura, com a catedral possuindo comprimento de 144 metros e largura de 86 metros. Quando foi concluída em 1880, era o prédio mais alto do mundo. Em 1996, entrou para a lista da Unesco dos patrimônios da Humanidade.
Quando me deparei com ela fiquei maravilhado. É uma obra realmente linda, grandiosa, magnífica...
Mais sobre a catedral em alemão, inglês e espanhol:
http://www.koelner-dom.de/