Um dos destaques da mostra é a montagem inédita de "Tchekhov4 - Uma Experiência Cênica", que promove o encontro do diretor russo Adolf Shapiro com os atores brasileiros da recém-criada Cia. Mundana de Teatro. O espetáculo apresenta partes dos textos A Gaivota, Tio Vânia, O Jardim das Cerejeiras e As Três Irmãs.
Além de diversas oficinas e apresentações, textos impressos e grafitados nas paredes e esquinas do Espaço Tchekhov 2010 introduzem o público ao universo de Anton Tchekhov, além de apresentar comentários de outros autores sobre sua obra. A idéia é entrelaçar dados da vida e da obra de Tchekhov com a atualidade e a história brasileira. Entre os documentos expostos, está uma farta documentação sobre as montagens brasileiras dos textos do autor, abrangendo desde a clássica encenação de Ziembinski para As Três Irmãs (1960) até a desconstrução cênica de Enrique Diaz para A Gaivota (2008).
Coordenadas pela curadora geral do evento, Elena Vassina (USP), as mesas-redondas promovidas pelo evento contam com a participação de artistas, pesquisadores e críticos, como Antônio Araujo e Boris Schnaiderman. A programação inclui ainda apresentações em vídeo de montagens marcantes de Tchekhov, com comentários de estudiosos como Peter Stein, Giorgio Strehler e Adolf Shapiro.
Dentre as palestras e debates, destacamos a de Boris Schnaiderman e Elena Vassina sobre "A Poética de Tchekhov", que aconteceu no dia 23 de setembro, e a Antonio Araújo sobre "Tchekhov e o Teatro Contemporâneo" que será realizada dia 21 de outubro, às 19h. Já entre as apresentações, figuram ainda "Enfermarias No. 1-6 – Visitação Em Uma Instalação Cênica", sob a coordenação de Maria Volskaia e Lígia Cortez, "Antocha" e "Por Acaso" produzidas pelo Grupo Caixa de Imagens com roteiro e interpretação de Mônica Simões e Carlos Gaucho.
Na exposição permanente estão a documentação com imagens e textos intitulada "Tchekhov no Teatro Brasileiro", com curadoria de Antônio Gilberto e "Tchekhov 150 anos: Textos e imagens", coordenada por Ricardo Muniz Fernandes e Hideki Matsuka. A programação completa está disponível site da FUNARTE
De 17 de setembro a 10 de novembro de 2010
Complexo Cultural Funarte São Paulo
Alameda Nothmann, 1058 – Barra Funda
Aberto à visitação diária, das 14h às 20h
Informações: 11 38225671
Entrada gratuita
Nenhum comentário:
Postar um comentário