sexta-feira, 11 de março de 2011

"História da literatura hispano-americana" de Bella Jozef

Em "História da literatura hispano-americana" de Bella Josef (2005, edUFRJ, 4ª edição revista e ampliada, 420 págs, R$ 42,00) um excelente recurso bibliográfico para enriquecer e aprofundar o contexto da obra de Adolfo Bioy Casares (1914-1999) e o seu "A invenção de Morel" (1940). Obra que leremos no próximo sábado, 19 de março. Um amplo panorama da literatura hispano-americana, contendo os principais autores de todos os países e suas obras, com breves biografias e informações mais relevantes quanto ao estilo, época, sociedade e cultura em áreas e aspectos multidisciplinares.
Sinopse:
"História da literatura hispano-americana, em edição revista e ampliada, oferece uma visão do percurso das letras na América Latina desde suas origens até a pós-modernidade e permite pensar os textos analisados a partir de um lugar livre de idéias preconcebidas, conjugando os saberes que alimentam a reflexão sobre o texto literário.
Com sua bem dosada erudição, é obra dirigida a estudiosos da história das idéias, sociólogos, antropólogos e amplo público leitor. Considerado um clássico desde seu aparecimento, o livro surpreende pela capacidade da autora de indagar e debater idéias e posições teóricas, submetidas a um exame crítico acurado e a um olhar interpretativo preciso e audaz. Constitui contribuição de inestimável valor para o estudo da cultura latino-americana e uma nova ferramenta para sua reformulação crítica."

Nenhum comentário: