sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Catedral de Colônia (Kölner Dom)


Olá pessoal. Como eu havia comentado em postagens mais antigas, estou fazendo intercâmbio na Alemanha. De fato, há muito aqui pra se conhecer. Ontem, dia 30/09, eu pude visitar a famosa Catedral Gótica de Colônia (Köln), e ela é, realmente, impressionante!

Para situar melhor, Colônia é a maior cidade do estado da Renânia do Norte-Vestfália, e em termos de população a quarta maior da Alemanha. Apesar de ser uma grande cidade, com diversas possibilidades de atividades para se fazer e lugares para conhecer (como por exemplo excelentes museus), seu marco principal é, sem dúvida, a Catedral.

A construção da igreja começou no século XIII (1248) e levou, com as interrupções, mais de 600 anos para ser completada. As duas torres possuem 157 metros de altura, com a catedral possuindo comprimento de 144 metros e largura de 86 metros. Quando foi concluída em 1880, era o prédio mais alto do mundo. Em 1996, entrou para a lista da Unesco dos patrimônios da Humanidade.

Quando me deparei com ela fiquei maravilhado. É uma obra realmente linda, grandiosa, magnífica...

Mais sobre a catedral em alemão, inglês e espanhol:
http://www.koelner-dom.de/

Um comentário:

Ailton Augusto disse...

Olá, Diego.

Sorte aí nas terras da Alemanha.
Como nos indicou noutro dia o Leonardo, exite um livro do Affonso Romano de Sant'Anna que se chama "A catedral de Colonia". Acho que vale a pena conferir.

Abraços!